Prisma Literário: Resenha: Poderosa - Sergio Klein

Resenha: Poderosa - Sergio Klein

Sinopse: O pai e a mãe estão se separando, o irmão caçula é o garoto mais implicante do planeta e a avó passa os dias na cama, descascando a parede com as unhas, sem saber o que acontece ao redor. É este o habitat de Joana Dalva, que aos 13 anos sonha em ser escritora. Tudo o que ela desejava era criar histórias que distraíssem os futuros leitores, mas um dia faz uma redação sobre a quase xará Joana d Arc e provoca uma reviravolta na História. Se uma simples redação podia mudar o passado, por que não usar a literatura para consertar o presente? Joana Dalva não hesita em converter a ficção em realidade. O problema é que cada texto produz conseqüências imprevistas, dando origem a outros textos que trazem novos problemas. E o jogo de gato e rato acaba escapando do controle. Para participar desse jogo, não é preciso ter a idade de Joana Dalva nem sentir na pele os conflitos e as espinhas da adolescência. Este romance de Sérgio Klein destina-se a todos os que ainda acreditam no poder transformador das palavras.

*Livro cedido em parceria com a Editora Fundamento para divulgação.

Joana é uma jovem que leva uma vida normal, tem sua grande paixão pelo colega de escola popular e não se dá bem com a patricinha da escola que todos beijam o pé. Sonha em ser escritora e é apaixonada por sua xará, Joana D'Arc. Até ai, parece um simples livro com uma história clichê de adolescente, mas Joana nos surpreende quando ao fazer uma tarefa para a escola, aquilo que ela escreve em sua redação mudando o final da história de Joana D'Arc se torna realidade.

Poderosa é um livro que fez parte da minha pré adolescência, e sem dúvida, um dos mais queridinhos. Recentemente, tive a oportunidade de reler essa maravilha para poder falar um pouquinho sobre um dos autores que fizeram parte da minha vida de leitora, Sergio Klein. Joana foi uma personagem marcante por ter uma personalidade tão forte e interessante para sua idade, e claro, por ter o poder de tornar realidade tudo aquilo que escreve.

O livro não é menos que fantástico. O autor consegue misturar cenas engraçadíssimas, fofas e dramáticas. Além disso, conciliar com as questões tipicas que Joana passa em sua adolescência como toda menina da sua idade. Narrado em primeira pessoa, temos o incio de uma série que marcou muitas leitoras, que abriu as portas para outras leituras tão gostosas e maravilhosas como essa.

Nesse primeiro volume, acompanhamos a descoberta de Joana de seu próprio poder que ela não tinha menor ideia de que era capaz, e também como foi para ela lidar com um poder tão grande em suas mãos (literalmente). Era engraçado e agonizante se colocar no lugar da Joana, e principalmente empolgante se imaginar com o mesmo poder. Que criança/adolescente nunca quis ter o poder de ter tudo do seu jeito?

Sérgio Klein consegue apresentar de modo consciente o quanto a responsabilidade é importante quando temos algo poderoso em mãos, mesmo que de modo metafórico, sem dúvidas, é um livro que leva à reflexão.

O primeiro livro, como sempre, é o melhor de todos. Mas com certeza voltarei para falar um pouco sobre os próximos volumes. Quem ainda não teve oportunidade de conhecer a história de Joana, sugiro que corra para às livrarias e adquire um exemplar para embarcar nessa história tão marcante a poderosa.

4 comentários:

  1. Adorei a premissa desse livro! Ainda não o conhecia, mas com certeza é uma leitura agradabillíssima e rica. Lerei com certeza.

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Fiquei bem curiosa com essa história, fiquei aqui pensando se não tem uma analogia aí de que ler muda as pessoas quiça o futuro!
    Já salvei e vou ficar de olho nas próximas resenhas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Fiquei bem interessada na história, spo achei uma pena ser série, pois sempre me atraso e as vezes tenho que fazer uma rápida releitura.
    Parabéns pela resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Muito louco esse poder que ela tem de transformar o que escreve em realidade. Não deve nem poder deixar o pensamento fluir sem pensar a respeito antes porque é realmente uma enorme responsabilidade. Gostei muito do premissa!

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo