Prisma Literário: Resenha: O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks - E. Lockhart

Resenha: O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks - E. Lockhart

Sinopse: Aos catorze anos, Frankie Landau-Banks era uma garota comum, um pouco nerd, que frequentava a Alabaster, uma escola tradicional e altamente competitiva. Mas tudo muda durante as férias. Na volta às aulas para o segundo ano, o corpo de Frankie havia se desenvolvido, e ela havia adquirido muito mais atitude. Logo ela chama a atenção de Matthew Livingston, o cara mais popular do colégio, que se torna seu novo namorado e a apresenta ao seu círculo de amigos do último ano. Então Frankie descobre que Matthew faz parte de uma lendária sociedade secreta - a Leal Ordem dos Bassês -, que organiza traquinagens pela escola e não permite que garotas se juntem ao grupo. Mas Frankie não aceitará um "não" como resposta. Esperta, inteligente e calculista, ela dará um jeito de manipular a Leal Ordem e levantará questionamentos sobre gênero e poder, indivíduos e instituições. E ainda tentará descobrir se é possível se apaixonar sem perder a si mesma.





Frankie era apenas uma garotinha comum e nerd antes do verão acabar, mas agora que as aulas em Alabaster voltaram, ela se depara não só com um novo ano no colégio, mas também com uma nova Frankie e um novo corpo. Apesar de estar nessa fase de transição tão chata, coisas boas passam a acontecer, como por exemplo, Matthew, seu amor que antes platônico, agora nota sua presença e logo ambos começam a namorar.

Frankie começa então a conhecer os amigos de Matthew e passar muito tempo com eles, está sendo notada pela escola toda e cada vez mais interessada em seu novo namorado, até que descobre que ele faz parte de uma lendária sociedade secreta que tem como objetivo pregar várias peças pela escola. O que mais incomoda Frankie é o fato dessa sociedade secreta não aceitar a entrada de garotas, ela passa então a espionar o próprio namorado e as tramanhas que ele planeja com seus amigos.

Narrado em terceira pessoa, E. Lockhart consegue fisgar o leitor logo nas primeiras páginas por ter criado uma narrativa tão encantadora e aconchegante. Foi o tipo de livro que fui com a cara logo de primeira e ficou na minha lista de desejados um bom tempo, depois de alguns meses, finalmente consegui dar inicio a uma leitura que aborda temas tão interessantes e necessários para os jovens de hoje.

Com certeza temos aqui uma obra que consegue fazer com que muitas garotas se identifiquem, não só pela questão da mudança corporal mas principalmente pelo fato de se sentir presa pela sua família que ainda a considera uma criança indefesa e por se sentir tão injustiçada diante um grupo de garotos que excluem as meninas de coisas tão inteligentes e bacanas. Tudo isso leva Frankie a reflexão sobre ela mesma, decidindo mudar as coisas.

A leitura consegue ser marcante justamente por ter uma protagonista tão forte, que corre atrás do que quer, determinada a mudar o que a incomoda, e não apenas reclamar do fato, ou seja: eu, você e todo mundo temos muito o que aprender com Frankie e com o enredo que E. Lockhart cria para nós.

Em alguns momentos, confesso que senti falta de algo a mais na história, focando somente nas espionagens de Frankie com Matthew e um pouco na relação dos dois, então em certos momentos se mostrou um pouco repetitivo, mas ainda assim, consegui senti que a leitura fluía.

Foi uma obra super propicia para o momento, pois estava procurando algo que ao mesmo tempo que me distraísse e não me fizesse pensar muito, também fosse inteligente e bem elaborado, O Histórico Infame conseguiu cumprir com o que eu esperava e me fazer querer mais e mais livros da autora que tanto admiro e gosto.

3 comentários:

  1. Olá, da autora eu já li Mentirosos e gostei tanto que fui correndo comprar esse livro também, bom saber essas características da Frankie, fiquei mais animada para ler.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu já tinha visto esse livro, mas é a primeira vez que leio uma resenha dele e só pela capa eu jamais imaginaria que trouxesse temas tão interessantes. gosto muito desse tipo de livro juvenil, parece ser muito bom.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. ja ouvi falar muito bem desse livro, deve ser bem legal, porém nao me identificaria muito eu acho hahahah
    vou pensar em dar uma chancee a ele em algum momento

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo