Prisma Literário: Resenha: Tá Todo Mundo Mal - Jout Jout

Resenha: Tá Todo Mundo Mal - Jout Jout

Sinopse: Do alto de seus 25 anos, Julia Tolezano, mais conhecida como Jout Jout, já passou por todo tipo de crise. De achar que seus peitos eram pequenos demais a não saber que carreira seguir. Em tá todo mundo mal, ela reuniu as suas "melhores" angústias em textos tão divertidos e inspirados quanto os vídeos de seu canal no YouTube, "Jout Jout, Prazer". Família, aparência, inseguranças, relacionamentos amorosos, trabalho, onde morar e o que fazer com os sushis que sobraram no prato são algumas das questões que ela levanta. Além de nos identificarmos, Jout Jout sabe como nos fazer sentir melhor, pois nada como ouvir sobre crises alheias para aliviar as nossas próprias!










Para quem não conhece, Jou Jout é Julia, que possui um canal no youtube onde desabafa sobre diversos assuntos, e quando digo diverso, realmente estou abordando muita coisa, pois ali você pode encontrar desde vídeos sobre relacionamentos abusivos até teorias e dicas sobre cocô.

Conheci Jout Jout através de uma amiga, e depois que vi seu primeiro vídeo, não parei mais. Hoje é uma das únicas youtubers que acompanho e provavelmente a única que você verá uma resenha sobre o livro por aqui. Quando soube do lançamento, confesso que esperava um livro um tanto mais complexo, com assuntos fortes e tabus, mas me surpreendi ao ver que foi uma leitura rápida e tranquila.

Com capítulos rápidos, Jout Jout nos conta sobre as diversas crises que passou nesses 25 anos de sua vida. Desde uma crise de aparência até uma crise sobre pegar sarna, sendo assim, pode ser um livro aleatório ao mesmo tempo que uma forma de identificação, até porque, quem nunca teve uma crise super estranha e pensava que jamais ninguém entenderia ou tivesse algo parecido?

Tá Todo Mundo Mal já nos atrai logo pelo título, pois não sei vocês, mas percebo que cada vez mais as pessoas realmente estão mal, seja pelas suas pequenas crises ou problemas mais complexos, mas que ainda assim, todos conseguimos dar risadas, se abraçar e se amar, assim como a Família Jout Jout.

Durante a leitura, em muitos momento soltei risadas e em outros momentos fiquei boquiaberta com as crises que Julia descrevia em seu livro, com coisas que você pensa: "não é possível que isso gere uma crise" ao mesmo tempo que pensa: "meu deus, mas eu já tive uma crise super x por algo parecido com isso". O livro nos incentiva a ter a nossas crises, curti-las e repeitá-las, pois se elas estão lá, é por algum motivo, sendo assim, temos de entendê-las.

Sobre o livro no geral, eu confesso que realmente não supriu minhas expectativas, pois imaginava que ao lançar um livro, Jout Jout teria um outro tipo de abordagem, mas ainda assim, foi algo que valeu a pena, pois seu objetivo de nos fazer pensar ao mesmo tempo que rir e ser sincera, funcionou como em todos os seus queridos vídeos.

A edição está uma graça. Desde essa capa tão chamativa e linda para deixar na estante, até a diagramação, fonte e tudo mais. Gostei muito de poder ler algo escrito por Julia, uma youtuber que consegue entender o universo feminino, te acolher e te fazer se sentir bem exatamente pelo que você é.

9 comentários:

  1. Olá Catharina,
    Percebo o que você disse nesse seu parágrafo de as pessoas estarem mal, eu me sinto assim e as vezes, acho péssimo reclamar tanto, sabe? Eu queria ter oportunidade de fazer o mundo melhorar e acho que andorinha por andorinha podemos fazer a diferença. Eu quero conhecer as crises que a Jout Jout passou e vou super anotar essa dica. Não tenho dúvidas que esse livro vai me encantar completamente.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adoro os vídeos da Jout Jout, contudo não consigo me ver lendo o livro dela hahaha até gosto de biografias, mas no caso da Jout Jout acho que prefiro os vídeos mesmo.
    Talvez daqui um tempo eu dê uma chance para o livro até porque acho tudo o que ela diz muito lúcido e verossímil, sempre traz uma reflexão muito legal.

    ResponderExcluir
  3. Ei Catharina,
    Antes via muitos videos dela, mas agora nem tanto, mas amo os conteudos que tras em videos e fiquei bem curiosa a respeito do livro, mais pela capa que é linda e chamativa rsrsrs.
    não sei se ireia ler ele algum dia, mas por agora não é algo que me chame a atenção.

    Bjus** http://imagine-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. OI Catharina, por não acompanhar canais do You Tuber, eu não conhecia a autora. Uma pena que o livro não foi o que você esperava, mas pelo menos a leitura valeu a pena.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu conheci o canal da Jout Jout num dos vídeos recomendados do YouTube pra mim. O primeiro que vi, foi do bate papo dela com a Paola, meio recente até. Me encantei tanto que estou vendo todos os outros vídeos antigos dela enquanto acompanho os novos também. Acho ela maravilhosa de mais. Uma pena que o livro não supriu suas expectativas. Eu quero muito ler ele. Mesmo sendo coisas mais levinhas do que ela trata nos vídeos... Na verdade, adoro esses livros mais levinhos pra ler quando bate aquela preguiça literária, ou uma ressaca, sei lá.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Esse foi o único livro de youtube que cheguei a cogitar, a Jout Jout é uma pessoa de opinião forte, expressiva e que eu concordo muito com algumas mensagens que ela passa. Na época do lançamento eu pensei muito em ler. Acabei me deparando com algumas resenhas e elas compartilhavam da mesma opinião que você expressou, elas esperavam mais do livro. Com o tempo acabei deixando a leitura de lado de vez. Ainda acompanho o canal dela, mas acredito que eu não sou o público alvo do livro dela.
    Fico feliz que mesmo não suprindo suas expectativas o balanço da leitura fechou positivo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro logo que ele foi lançado, porque uma amiga maravilhosa foi no lançamento e pegou ele autografado para mim. E uma leitura muito fluida e rápida mesmo, acho que terminei em um dia, mas não me decepcionei.
    Apesar de ter achado algumas crises que ela mencionou um tanto sem noção, me diverti muito com a leitura e senti que ela seguiu a mesma linha dos vídeos dela.
    De qualquer forma, que bom que mesmo o livro não sendo tudo o que você esperava, a leitura ainda valeu a pena. Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu vejo o pessoal falando super bem da Jout, mas nunca tive o interesse de procurar sobre ela, então fico feliz de ter me deparado com essa resenha. Eu nunca iria imaginar que esses são alguns temas que ela aborda, eu me identifiquei totalmente na parte das crises, quase toda semana eu tenho uma por diferentes coisas.

    ResponderExcluir
  9. Oi Catharina!
    Sempre assisto os vídeos da Jout Jout e gosto demais da forma direta e divertida com que expõe sua opinião.
    Ainda não li o livro, mas ele está na minha wishlist há um bom tempinho e tenho certeza de que a leitura vai ser muito prazerosa. Li um trechinho na livraria e realmente dá pra perceber que a abordagem é a mesma que ela usa em seus vídeos (e acho que isso é o que me fará gostar mais).
    Beijos

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo