Prisma Literário: Resenha: Mar da Tranquilidade - Katja Millay

Resenha: Mar da Tranquilidade - Katja Millay

Sinopse: Nastya Kashnikov foi privada daquilo que mais amava e perdeu sua voz e a própria identidade. Agora, dois anos e meio depois, ela se muda para outra cidade, determinada a manter seu passado em segredo e a não deixar ninguém se aproximar. Mas seus planos vão por água abaixo quando encontra um garoto que parece tão antissocial quanto ela. É como se Josh Bennett tivesse um campo de força ao seu redor. Ninguém se aproxima dele, e isso faz com que Nastya fique intrigada, inexplicavelmente atraída por ele. A história de Josh não é segredo para ninguém. Todas as pessoas que ele amou foram arrancadas prematuramente de sua vida. Agora, aos 17 anos, não restou ninguém. Quando o seu nome é sinônimo de morte, é natural que todos o deixem em paz. Todos menos seu melhor amigo e Nastya, que aos poucos vai se introduzindo em todos os aspectos de sua vida. À medida que a inegável atração entre os dois fica mais forte, Josh começa a questionar se algum dia descobrirá os segredos que Nastya esconde – ou se é isso mesmo que ele quer. Eleito um dos melhores livros de 2013 pelo School Library Journal, Mar da Tranquilidade é uma história rica e intensa, construída de forma magistral. Seus personagens parecem saltar do papel e, assim como na vida, ninguém é o que aparenta à primeira vista. Um livro bonito e poético sobre companheirismo, amizade e o milagre das segundas chances.

Nastya está em uma nova cidade morando com sua tia, depois de perder coisas tão importantes e principalmente sua voz, sendo assim, é uma menina que se fecha para todos, se mostrando antissocial na nova escola, com roupas pretas e chamativas. Logo no primeiro dia, Josh Bennett chama sua atenção, já que o mesmo, assim como ela, se mostra calado e resistente.

Todos sabem que Josh perdeu sua família cedo demais, e apenas com 17 anos, se encontra totalmente sozinho. Quando conhece Nastya, automaticamente algo se acende dentro dele, e logo isso o instiga para conhecê-lá mais, porém Nastya não torna isso tão fácil.

Sempre ouvi falar muito bem sobre Mar da Tranquilidade e foi uma das leituras que embarquei com mais expectativas, ou seja, acabei me decepcionando bastante ao ver que não era nada do que eu esperava. Narrado em primeira pessoa, temos acesso aos pensamento tanto de Nastya quanto de Josh. A leitura foca exclusivamente no relacionamento dos dois que por vezes, se torna extremamente repetitivo, o que dificultou um pouco a fluidez da leitura para mim. E essa tal relação dos dois, era quase a mesma durante quase toda a leitura, tendo um avanço/acontecimento ou outro.

Os personagens secundários foram bem desenvolvidos, mas senti falta de uma integração maior no enredo, pois assim poderia ser uma leitura menos repetitiva e com maiores acontecimentos. Além disso, temos o aspecto mais emocional do livro em relação aos protagonistas, que em relação a Josh é revelado rapidamente, já Nastya, ocorre um suspense durante a leitura que até te prende e te instiga a chegar ao fim para entender o porquê do comportamento atual da personagem.

A edição está bem feita, com capítulos rápida, sem grandes erros de ortografia e também o tamanho de fonte ideal para leitura. Não foi bem um livro que me conquistou, mas ainda assim foi bom poder ler algo que estava há tanto tempo na minha lista de desejados. Para quem curte romances com casais complicados, essa é uma boa escolha.

7 comentários:

  1. Poxa, é uma pena quando a gente embarca em uma leitura com a expectativa alta e acaba se decepcionando.
    Sinceramente, a premissa desse livro não me chamou atenção e ao ler sua opinião percebi que não é mesmo uma leitura para mim =/

    ResponderExcluir
  2. É muito chato quando isso acontece de a gente ter expectativas e acabar se decepcionando. Mas é sempre bom ler e tirar as nossas próprias conclusões.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  3. Ah que triste, este livro já esta na minha listinha de leitura já faz algum tempo mas sempre acabo adiando. Bom, pelo menos vou lê-lo com menos expectativas. Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  4. Olá, mesmo tendo ouvido muitos comentários positivos sobre esse livro, ele ainda não tinha me interessado, e com sua resenha vejo que essa leitura não me agradaria, pelo menos no atual momento, que procuro leituras mais dinâmicas. Adorei a resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, apesar de que ele está na minha lista de desejados tem um bom tempo. Que pena que o livro não foi tudo o que você esperava, é sempre triste quando isso acontece. Caso em algum momento eu leia, espero que seja uma leitura agradável.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Sempre que criamos grandes expectativas na maioria das vezes nos decepcionamos, estou até com receio de ler, pois li várias resenhas super positivas a respeito de Mar da tranquilidade. Bem, agora é ler pra saber né? rs
    Adorei a resenha sincera. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu tenho esse livro e ainda não consegui iniciar a leitura por diversos motivos. Mas, como você estava com muitas expectativas, principalmente por ler tantas resenhas positivas... Agora estou com o é atras. rsrs
    De qualquer forma lerei assim que terminar minhas metas do ano.
    Abs
    Nizete
    Cia do leitor

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo