Prisma Literário: 3 Livros que nos Ensinam a Lidar com a Diferença

3 Livros que nos Ensinam a Lidar com a Diferença

Olá
Como estão, pessoas?
Hoje vim trazer algumas dicas de livros super importantes, eles tem um assunto em comum: diferenças. São livros com histórias verídicas sobre algum tipo de deficiência, e como curso Psicologia, é um assunto bem presente para mim, sendo assim, quis compartilhar com vocês essas leituras tão amor que serão útil para todos.


O Menino Feito de Blocos é minha leitura atual, narrado pelo ponto de vista de um pai que tem um filho de 8 anos com autismo. Esse pai é totalmente resistente, não sabendo lidar com o comportamento de seu filho e com a vida que tem. É uma história real, do próprio autor. Ao longo da leitura, conseguimos notara  evolução da relação pai e filho e principalmente do crescimento pessoal e emocional de Keith. Uma leitura que vale muito a pena.

Já aqui, temos um livro de perguntas feito a um garoto que também foi diagnosticado com autismo. Esse livro é mega importante para qualquer um, pois responde não só as perguntas que qualquer um pensa ao lidar com alguém que possui o transtorno, mas também perguntas bem elaboradas e que não havíamos pensado antes. Uma leitura super rápida que irá te acrescentar muito.

E para descontrair, uma graphic novel também pelo ponto de vista do pai de uma criança que teve um filho com a Síndrome de Down. Fabien não estava nem um pouco preparado para isso, e podemos reparar o quanto o pai é resistente, assim como em O Menino Feito de Blocos, e o livro além de ser sensível, tocante e instigante, nos tira muitas dúvidas sobre como é conviver e lidar com uma crinça com a síndrome. Além de claro, presenciarmos a evolução de uma bela relação.

12 comentários:

  1. Geente, aaaamo livros com essa temática por isso essas dicas vieram muuuito a calhar haha, com certeza os três vão entrar na minha lista de leitura! Nunca li uma graphic novel, mas tenho muuita vontade!

    http://deitadaemnuvens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Não li nenhum dos livros, mas já ouvi falar sobre todos eles. Acho muito bacana livros que faz com que a gente pense nas pessoas que ficam tão marginalizadas nessa sociedade que exclui quem não está na caixinha.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Não conhecia "O Que Me Faz Pular" e achei a ideia do livro bem interessante.
    Já os outros dois conhecia por nome e todos parecem muito interessantes para se aprender sobre o tema.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  4. Acho muito bacana livros com essa temática, conheço somente o primeiro, os outros não conhecia,confesso que fiquei muito interessada pelo último da lista.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu tenho O menino feito de blocos mas ainda não li.
    Fico adiando com medo de ser entediante tipo alguns livros de auto ajuda rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Ainda não conhecia nenhuma das obras e consequentemente, não realizei nenhuma dessas leituras. Fiquei bem interessada por todos, pois adoro livros que abordam estas diferenças, isto é algo fundamental, inclusive para o nosso próprio crescimento. Adorei as dicas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Adoro esse tema e já conhecia os três livros, apesar de ainda não ter lido nenhum deles. O que me faz pular eu já tenho e pretendo ler em breve, e os outros vou adquirir assim que possível.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Ainda não li nada com temas que tratem de síndromes, achei bacana você trazer indicações sobre o assunto para influenciar pessoas a conhecerem sobre o assunto.. Gostei muito de O menino feito de blocos" e leria ele com certeza!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  9. Olá, amei conferir essas suas indicações de livros que nos ensinem a lidar melhor com as diferenças; "Não era você que eu esperava" é o que mais quero ler.

    ResponderExcluir
  10. Li Apenas não era você que eu esperava e foi uma leitura excepcional, principalmente por ser um relato verídico do próprio pai da criança. Vou anotar as dicas dos outros livros
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Amei sua postagem e fiquei muito contente por você falar sobre livros que lidam com a diferença. Eu conhecia O menino feito de blocos, mas o que mais estou ansiosa para ler é O que me faz pular. Amei seu post e gostaria de ver outros posts assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu adoro esses livros com temas profundos, especialmente quando fala sobre lidar com diferenças. Ninguém é igual, devemos desde pequenos aprender a conviver e a respeitas as diferenças, sejam elas quais forem. Com certeza eu vou conferir todos os livros que você citou acima.

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo