Prisma Literário: Resenha: O que Aconteceu com o Adeus - Sarah Dessen

Resenha: O que Aconteceu com o Adeus - Sarah Dessen

Sinopse: Desde o amargo divórcio de seus pais, McLean e seu pai, um consultor de restaurante, se mudaram para quatro cidades em dois anos. Separada de sua mãe e da nova família de sua mãe, McLean seguiu com seu pai para deixar o passado infeliz para trás. E cada novo lugar dava-lhe a chance de experimentar uma nova personalidade: de líder de torcida a diva do drama. Mas agora, pela primeira vez, McLean descobre um desejo de ficar em um lugar e apenas ser ela mesma, quem quer que ela seja. Talvez Dave, o cara da porta ao lado, possa ajudá-la a descobrir.











McLean vive junto ao seu pai, um consultor de restaurantes, ambos estão sempre se mudando de cidade por conta do empego do pai, e quando digo sempre, digo quatro cidades num período de dois anos. Sendo assim, desde o divorcio de seus pais, McLean sofreu com as consequências, já que a relação ótima que tinha com a mãe foi por água a baixo desde a traição.

O que Aconteceu com o Adeus apresenta a história de uma garota que tem apenas o pai em sua vida, afinal, como é possível criar laços já que não passa mais que um semestre em cada cidade? Isso a fez desenvolver um mecanismo de defesa, mudando de personalidade a cada lugar que passa para não se decepcionar e não se apegar as pessoas que conhece.

Sarah Dessen mais uma vez apresenta um enredo adolescente que com certeza muitos leitores podem vir a se identificar por ser algo simples e real. Conhecemos melhor McLean a partir da nova mudança que ela e o pai acabaram de fazer, é la que a protagonista tenta se afastar de todos mas acaba conhecendo um grupo de pessoas legais e principalmente seu vizinho, Dave, com quem tem conversas e chega até mesmo a sentir um friozinho na barriga.

Narrado em primeira pessoa, a obra consegue nos prender bastante, - diria que me prendeu mais depois dos primeiros capítulos - com personagens super cativantes. Nos colocamos o tempo todo no lugar de McLean que ao mesmo tempo que sente raiva da mãe, também sente falta, por mais que tenha um pai ótimo (por vezes ausente), a presença de uma mãe é insubstituível. Foi muito interessante como Sarah Dessen criou um enredo familiar tão típico e conseguiu dar um toque de graciosidade que só ela consegue.

Já tive oportunidade de ler outras obras da autora, e apesar desse livro não se tornar o meu favorito, com certeza foi uma leitura marcante que devorei em poucos dias. Como um bom romance deve ser, O que Aconteceu com o Adeus é uma obra cativante que nos faz rir, acelerar o coração, roer as unhas e querer muito mais.

A edição está muito bonita e impecável, com páginas amareladas e uma capa que me atraiu desde o começo. Os capítulos são grandes mas quando dava por mim, já estava no fim deles. Infelizmente a Editora não existe mais, então imagino que para quem não tenha o livro, pode ser difícil conseguir, mas caso tenham oportunidade, é uma leitura que vale a pena.

9 comentários:

  1. Eu sou apaixonada pela Sarah Dessen, é uma das minhas autoras preferidas! E amo demais essa história. Acho tão bacana a forma como a Sarah consegue misturar dramas familiares com vários assuntos importantes. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu não conhecia a autora, mas gosto muito de enrendo que envolve adolescentes ou quase adultos rs
    Até poq os dramas familiares acabam ajudante os jovens e ajudando a nós que que cuidamos deles! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Conheço a autora mas nunca li nada dela.
    Um saco quando o livro é bom, mas não tem mais como adquirir a obra....
    Adorei sua resenha e vou anotara dica. quem sabe um dia eu consiga?!

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Olá. Adorei a resenha.
    Eu já li um livro da Sarah chamado Os Bons Segredos, apesar de não ter entrado para o seu roll de leituras favoritas, eu ainda fiquei interessado em ler essa obra. Parece tocando o fato da personagem viver em constantes mudanças e com a dor da ausência de sua mãe. Mas me pareceu interessante também a autora abordar a criação da jovem pelo lado paterno.

    Abraço
    www.decaranasletras.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Estou com um livro da Sarah Dessen até hoje pra ler e ainda não fiz... Que vergonha!
    Achei encantador a proposta desse livro, é o tipo que leria depois de uma ressaca literária pra relaxar. Anotado a dica.
    Nizete
    cia do Leitor

    ResponderExcluir
  6. oi,Cath... confesso que livros de temática adolescente não mexem com minha cabeça... já ouvi falar da autora mas nãoo tenho vibe pra ler as obras dela... de qualquer forma fico feliz que a leitura tenha sido envolvente pra vc...
    bjs...

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu li apenas um livro da Sarah Dessen, Uma canção de ninar, e adorei. É realmente uma leitura muito envolvente e achei os personagens muito cativantes.
    Tenho muita curiosidade de ler O que aconteceu com o adeus e, pelo que vi da sua resenha, acho que não vou me decepcionar.
    Adorei saber sua opinião sobre o livro e espero poder ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Li esse livro faz um tempinho, é muito juvenil e acho que por isso não me atraiu, tanto que dei uma estrela, mas a escrita é bem estruturada.

    ResponderExcluir
  9. Acho que já li um livro da Sarah, gostei bastante até. Esse pela capa, eu não levaria nunca. Ele parece ser bem juvenil, mas se for bem desenvolvido dá uma história boa.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo