Prisma Literário: Resenha: O Ano em que Te Conheci - Cecelia Ahern

Resenha: O Ano em que Te Conheci - Cecelia Ahern

Sinopse: Bem-vindos ao mundo imperfeito de Jasmine e Matt. Vizinhos, eles não têm o menor interesse em tornarem-se amigos e nunca haviam se falado antes. Estavam sempre ocupados demais com suas carreiras para manter qualquer tipo de contato. Jasmine, mesmo sem nunca tê-lo encontrado, tem motivos para não suportar Matt. Ambos estão em uma licença forçada do trabalho e sofrendo com seus dramas familiares. Eles precisam de ajuda. Na véspera de Ano-Novo, os olhares de Jasmine e Matt se encontram de forma inusitada pela primeira vez. Eles têm muito tempo livre e precisam rever seus conceitos para poder seguir em frente. Conforme as estações do ano passam, uma amizade improvável lentamente começa a florescer. Uma história dramática, original e divertida como só Cecelia Ahern é capaz de escrever.





Jasmine sempre foi uma mulher muito ligada a sua carreira, a única coisa em que se preocupava mais do que com seu emprego, é sua irmã Heather, já que a mesma possui síndrome de Down. As coisas estavam indo consideravelmente bem até que Jasmine é convidada a passar um ano de licença fora de seu emprego, então seu mundo vira de cabeça para baixo. Ela não está acostumada com a ideia de não ter uma rotina, sente que o tempo passa cada vez mais devagar e para completar, tem mais tempo livre para vigiar a vida de seu vizinho, Matt.

Matt é na verdade para quem Jasmine está narrando esse livro, pois quando ela se refere a Matt, não cita o nome dele, e sim "você", o livro então parece uma longa carta ou uma explicação de como aconteceu a história dos dois. Desde o começo, a protagonista deixa claro o quanto odeia Matt já que o vizinho tem um canal numa rádio, onde demonstra suas opiniões politicamente incorretas.

O Ano em que Te Conheci foi um livro que chamou minha atenção desde o lançamento, tanto pela capa quanto por ser de Cecelia Ahern, pois já tive outras experiência com a autora e gostei da maioria. Esperava algo completamente diferente do que foi, é regra um livro retratar a história de amor de um homem e uma mulher, já aqui, retrata a história de uma amizade improvável.

Gostei muito da narrativa da autora nesse livro, gostei da forma como conhecemos rapidamente os sentimentos de Jasmine, e principalmente por ter lido no momento certo já que estou desemprega e me sentia exatamente como a protagonista se sentia. Imagino que a identificação que tive com o livro, acabou tornando-o ainda mais positivo para mim. E claro, adorei a originalidade da autora de retratar uma amizade quando estávamos esperando o tempo todo para ser uma história de amor, isso fez com que o livro tivesse seu grande diferencial.

É uma leitura muito tranquila, gostosa e que prende desde a primeira página, aliás, o modo como o livro foi iniciada também contribuiu para que eu gostasse tanto da premissa e de todo o restante. A leitura teve o poder de fazer com que eu refletisse sobre mim, assim como Jasmine teve a oportunidade de se conhecer melhor, de aproveitar uma situação não favorável para conhecer uma pessoa tão importante para sua vida. Então é um livro que fala sobre amor próprio e sobre aceitar certas condições que infelizmente não temos controle e ainda assim, poder ver um lado positivo daquilo.

Como já disse algumas vezes, as experiência literárias tem muito a ver com o momento que estamos passando em nossas vidas, e dei a sorte de poder encontrar um livro no momento certo. Foi uma experiência que me ajudou a lidar um pouco melhor com o meu momento e a ter mais perspectiva. Recomendo para todos pois por mais que você não se identifique, com certeza gostará de ler um pouco sobre uma amizade tão engraçada e bonita.

12 comentários:

  1. Olá, tudo bem? É bom demais quando encontramos um livro ótimo para o momento, que acaba até nos ajudando. Adorei tua resenha e já fiquei doida pra ler a obra indicada!

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Gostei muito da sua resenha. Sem ela nunca teria descoberto que esse livro não tem uma história de amor e sim de amizade. Eu ia ficar bem triste se soubesse disto só durante a leitura. Ainda assim, é uma leitura que me chama muito a atenção e que vou procurar ler sim.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Adorei a sua resenha, eu não lembrava desse livro da Novo Conceito e achei bem legal a proposta, parece ser uma boa leitura.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    É realmente diferente um livro retratar a história de uma anizade entre um homem e uma mulher e não um romance. E eu adorei isso.
    E é mesmo uma delícia quando lemos o livros exatamente no momento certo, quando mais precisamos.
    Ainda não conhecia a autora, mas adorei a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha,esse livro está nos meus desejados há bastante tempo. Espero ler em breve e gostar bastante.❤️
    Eu acho essa capa extremamente linda! Já li uma obra da autora e sou completamente apaixonada
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Esse livro parece emocionante mesmo. Tem resenha dele lá no blog e a resenhista também adorou. Ler um livro em determinado momento pode ser muito bom porque consegue às vezes nos trazer bons sentimentos e ajudar superar dificuldades.

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito dos livros da Cecelia, mas este, infelizmente ainda não li.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não li nenhum livro desta autora, mas tenho muita curiosidade. Inclusive, tenho esse livro no kindle há algum tempo e ainda não consegui incluí-lo nas minhas leituras.
    Mas achei a premissa muito interessante e gostei de saber que o livro traz uma amizade improvável, ao invés de um amor entre um casal. Além disso, acho que eu também me identificaria com a protagonista, pois também não estou em um bom momento profissional.
    Adorei sua resenha e a dica já está anotada. Vou aproveitar que já tenho o livro e tentarei ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Dos livros da autora que li esse foi o que menos gostei. Que bom saber que o livro te ajudou em um momento especial. Eu fiquei um pouco decepcionada, mas os livros da Cecelia sempre tem algo a ensinar!
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Até hoje li somente uma obra dela e infelizmente não me agradou. Concordo com seu ponto da leitura agradar ou não com o momento em que o leitor esta vivendo, e acho que no caso da Cecelia dificilmente algo e agradaria porque eu to sempre nessa vibe de "não dramas" aushuashua

    ResponderExcluir
  11. Sempre vejo resenhas sobre livros de Cecilia com muitos comentários positivos, entretanto nunca tive a oportunidade de ler nada dela.
    Achei esse enredo muito legal e fiquei bem curiosa.
    Que bom que o livro foi o certo para seu momento, também acho que isso conta muito para a leitura.
    Dica anotada!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. 'as experiência literárias tem muito a ver com o momento que estamos passando em nossas vidas' concordo com você. sobre o livro em questão, já li e achei bonzinho, uma obra de mero entretenimento que cumpre sua proposta.

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo