Prisma Literário: Resenha: Apocalipse Zumbi 3 Depois do Fim do Mundo - Alexandre Callari

Resenha: Apocalipse Zumbi 3 Depois do Fim do Mundo - Alexandre Callari

Sinopse: O Quartel Ctesifonte caiu. Seus defensores acabaram espalhados por todos os lados. Alguns tombaram, outros resistiram bravamente. O líder Manes, vítima da própria ingenuidade e soberba, acabou sendo capturado pelas forças do insano Bispo. O horizonte parece mais sombrio do que nunca… mas dizem que a noite sempre é mais densa antes da alvorada! Prepare-se para o desfecho desta épica narrativa que atravessa os anos, e mergulhe numa surpreendente trama de terror, tragédia, medo e obstinação, na conclusão da assustadora saga Apocalipse Zumbi!

*Livro cedido em parceria com a Editora Generale para divulgação.








 Apocalipse Zumbi 3 Depois do Fim do Mundo, marca o final da saga de Alexandre Callari, três livros cuja a evolução da história e do próprio autor é claramente sentida pelo leitor. Esse último volume, em minha opinião, o melhor livro da trilogia, foi o que me fez pensar "até que valeu a pena".

O quartel foi derrubado, o líder capturado, soldados foram mortos, a ruína caiu sobre o grupo, e agora, anos depois, as consequências marcaram a vida de todos, os mudaram para nunca mais voltarem a ser o que eram. Se depois da tempestade, vem a calmaria, depois dos desastres do volume dois, aqui as coisas só pioram para o grupo, quando achavam que finalmente haveria paz, a guerra bate à porta.

Eu tive dificuldade para ler os dois primeiros livros da saga Apocalipse Zumbi, porém, o terceiro pareceu fluir com maior facilidade. Tem uma escrita mais trabalhada e conseguiu concertar os erros de seus antecessores, tirando a trilha sonora e ilustrações que tanto me incomodavam e dando espaço para historias mais elaboradas, personagens desenvolvidos devidamente e uma historia que, apesar de não seguir uma linha reta no tempo, alternando entre passado e presente, é muito bem encaixada e trabalha bem com o todo.

Narrado em terceira pessoa, o narrador que em certos momentos interage com o leitor, comentando cenários e dando vida à cena, acabando assim com o clima pesado que a história cria, sendo esse livro o mais pesado que eu já li em questão de brutalidade e horror. Foi interessante o autor pensar em  equilibrar isso

O livro me surpreendeu muito comparado aos outros volumes, como me desapontei com os antecessores, acabei não dando nada para esse. Conforme lia, fui aumentado meu interesse, e quando  já estava imerso no enredo, o clímax aconteceu, simplesmente acabou e me deixou querendo mais, mesmo sabendo que não haveria mais nada alem dali, em um final que me remeteu muito à Eu Sou a Lenda.

Apesar de ser ligeiramente grande, o livros tem tantos diálogos, então as páginas se passam sem ao menos você perceber que elas se foram. Combinado com uma história que te prende e uma série de momentos reflexivos sobre o ser humano, sobre nossa sociedade, o livro me pegou em cheio e me fez colocar ele entre um dos que quero re-ler o mais rápido possível.

A obra não trás avisos em sua capa, então quero esclarecer algo ao leitor: contém cenas fortes de violência, estupro, mutilações, menções à abuso infantil e uma série de gatilhos para quem sofre de ansiedade. Não recomendo a leitura para quem possa ter um disparo com algum desses fatores. A violência é frequente e, em minha opinião, deveria existir um aviso sobre na capa, pois algumas cenas são descritas com tamanho detalhamento que é impossível que isso não fique preso na sua mente por dias como ficou na minha, por isso, pense antes de ler. Fora isso, o livro apresenta o conteúdo clássico de terrores envolvendo zumbis, para os que estão acostumados, vale a pena ter em sua coleção junto aos outros da trilogia.

9 comentários:

  1. Que capa mais sombria essa. bom saber que esse último volume foi melhor que os anteriores. Obrigada por avisar do teor pesado da obra.

    ResponderExcluir
  2. Hey, Felipe!

    Eu não sabia sobre essa trilogia e, no começo de sua resenha, tinha até ficado interessada em ler. Porém, depois que você avisou sobre o conteúdo pesado, acabei desistindo, justamente por sofrer de ansiedade. E também porque não gosto de livros assim.
    Então vou deixar a dica passar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Gosto de livros com a temática zumbi e costumo ler bastante, então vou deixar a dica anotada.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  4. Apesar de muitos finais deixarem uma saudade no leitor, é sempre bom quando chegamos ao fim de uma série e ficamos com o sentimento de satisfação, melhor ainda quando ocorre uma evolução não só do enredo como do autor também.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  5. Já li muitas resenhas sobre essa trilogia, no entanto nunca me despertou interesse de leitura pela temática violência, e acredito que essas cenas me causaram repulsa, e não vai me agradar. No entanto e notório o quanto a escrita e muito bem introduzida, fazendo com que a leitura flua, e com uma trama muito bem estruturada e amarrada. Para quem curti e uma ótima indicação.

    ResponderExcluir
  6. Oi Felipe!
    Não conhecia o livro e acho que isso se deve ao fato de ter uma temática que não curto muito. Nunca me arrisquei a ler nada com zumbis e, embora já tenha assistido filmes com esse mesmo tema, acho que em livros ele não iria me prender tanto.
    Apesar de ter achado interessante, não leria. Ainda não me sinto preparada pra ler algo do tipo, com tanta violência e sangraria. Estou presa nas coisas mais fofinhas. Hahahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Gosto bastante de livros de terror, porém zumbis não me atraem muito pra este gênero. Li poucos livros com zumbis, mas não gostei muito de nenhum deles. Sobre estes avisos é sempre bom ter né? Eu sempre aviso nas minhas resenhas mas seria bom as editoras começarem a fazer isso seja na sinopse ou na capa.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    Eu só li uma livro com zumbis até hoje, mas o enredo era bem leve! Não sei se teria coragem de ler essa trilogia devido as cenas fortes de violência!
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Apesar de eu ter achado o livro interessante, vou passar a dica pois sei que é bem provável que não vá gostar, já que se trata de zumbis - e eu realmente não gosto da temática. Também não curto muito violência... Mas vou recomendar a uma amiga que adora histórias assim.

    ;*

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo