Prisma Literário: Resenha: Corações de Alcachofra - Sita Brahmachari

Resenha: Corações de Alcachofra - Sita Brahmachari

Sinopse: Mira Levenson tem 12 anos e raros momentos de tédio. Mas não imaginava que seria obrigada a lidar com um sentimento totalmente novo e possivelmente o mais difícil de sua vida em meio a todo esse turbilhão: sua avó, Josie, uma excêntrica e animada pintora, está com câncer, e pretende encarar a última fase da vida como sempre encarou tudo, de cabeça erguida e com bom humor. Enquanto tenta lidar com o que está por vir (com a ajuda de seu presente de aniversário, um diário), Mira vai descobrindo que não é a única com segredos e, aos poucos, compreende que, assim como um coração de alcachofra, nosso próprio coração sempre tenta proteger a parte mais preciosa.








Em Corações de Alcachofra, conhecemos Mira, uma garota de 12 anos que leva uma vida normal. Mora junto aos seus familiares e diariamente, visita sua querida avó. O livro então nos apresenta um rotina comum, praticamente um diário que poderia ser de qualquer garotinha de 12 anos, já que a autora consegue nos trazer com uma simplicidade notável, as mudanças que Mira descobre em si mesma e o momento complicado que tem passado ao descobrir que sua avó está com câncer.

Através do olhos de Mira, conseguimos ter acesso as reações de seus familiares, o rumo que a vida de cada um toma e principalmente as angustias e medos que Mira sente por estar perdendo uma de suas melhores amigas em uma fase onde tudo já é confuso e intenso por si só. Josie, a vó de Mira, é uma personagem sábia e cativante desde o primeiro momento.

Junto ao clima de pré luto que Mira tem passado, também temos conhecimento da sua rotina no geral e assim, a autora conseguiu construir uma protagonista muito madura e fofa, o tipo de personagem que te faz querer tirar do livro e colocar na sua vida real para acolhê-la com muito amor. Ou seja, quem deseja ler o livro, esperem algo bem sensível e tocante aos olhos de uma garotinha que está crescendo e lidando com sua primeira perda de verdade.

O mais interessante para mim foi descobrir o porquê o livro ganhou esse título, pois logo de cara, pensei comigo: "que título intrigante e peculiar", posso dizer que o significado de coração de alcachofra irá te fazer lembrar de alguém e até mesmo de si. É um significado que te fará refletir, pensar e repensar. Apesar de ser um tema pesado, o livro com certeza é super leve, rápido e tranquilo de ser lido, a autora consegue te fazer querer chorar ao mesmo tempo que sorrir.

Ao desenrolar da história, conhecemos a família de Mira, seu primeiro amor e suas reflexões, ou seja, o mundo a partir de uma menininha que logo se tornará mulher. Basicamente, essa é a hist´roia do livro, posso dizer que é uma leitura válida principalmente a adolescentes que estão se desenvolvendo mas ao mesmo tempo, vale para qualquer idade pois há muitos ensinamentos.

A edição está caprichada. Essa capa é uma graça, o que me impulsionou muito ao iniciar a leitura, e por dentro não é diferentes, pois a fonte é de tamanho perfeito com folhas amareladas e confortáveis. Como sempre, a editora arrasou não só com a publicação de uma história deliciosa como também com uma edição atenciosa.

15 comentários:

  1. Olá! Adorei o título da obra e toda premissa me encantou que já vou marcar na minha lista de desejados. Vou aproveitar para ler no carnaval.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Não conhecia o livro e o título é realmente intrigante. Não leio muito esse gênero, porém fiquei curioso para ver o desenrolar de toda a trama. Adorei sua resenha.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  3. Vou ser honesta, o título me intrigou muito também. Uma história que lida com luto, câncer é algo interessante de ler, porque querendo ou não ajuda nós mesmo a consegui lidar com algo semelhante.
    Vou procurar o livro ♥

    ResponderExcluir
  4. Hey, Catharina!

    Eu acho tãããããooooo linda a capa desse livro!
    Pude ver que você gostou do livro e a história até me parece ser bonitinha, mas não consegui me interessar, não.
    No entanto, eu seria capaz de comprar esse livro só pra ter a capa aqui na estante... ahaahaha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Coitadinha da Mira, já perdi uma avó e sei como é esse sentimento. Realmente o titulo é bem peculiar mesmo, e agora estou curiosa pra saber o porque dele! rs'

    Beijoo!

    ResponderExcluir
  6. Também sempre achei o título do livro bem peculiar e por conta disso nunca me interessei em parar pra ler a sinopse. Fiquei bem surpreendida pelo conteúdo da trama, acho que é aquele tipo de livro que vai me acertar em cheio o coração e me emocionar ao extremo. Já quero! <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, esse é um livro que tive nas mãos numa feira do livro e não comprei, mas depois dessa resenha eu acho que devia ter comprado ele. Parece mesmo uma história delicada, tocante e sensível do jeito que gosto.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá! Que título inusitado e fofo, amei isso no livro! Parece ser uma leitura vem interessante de se fazer e com certeza tentarei, sua resenha ficou muito legal e dinamica!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Já vi que este é daqueles livros que te faz chorar, rir e pensar MUITO! Gosto desse tipo de leitura, sempre me emociono. Não conhecia a obra e já fiquei encantada, Anotado a dica!
    Nizete
    Cia do leitor

    ResponderExcluir
  10. Oii
    Adoro esse tipo de livro com temas importantes e protagonistas mais infantis, pois no final sempre tiramos boas lições! Adorei a dica!
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas me pareceu uma história bem cativante e com lições importantes. Normalmente, admito que não me interessaria em ler, pois parece ser um livro bem voltado para o público mais infanto-juvenil. No entanto, a curiosidade para saber o motivo do título pesou também e me fez querer anotar a dica.
    Adorei sua resenha e parece ser uma leitura deliciosa mesmo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Camila!

    Tudo bem? Não conhecia o livro ou a autora e de cara tive a impressão de se tratar de um romance fofo (do tipo que eu particularmente adoro!), mas aparentemente é muito mais que isso.

    Assim como você, também fiquei bastante intrigada em relação ao título e bastante curiosa com a explicação do mesmo (afinal ele é bastante incomum!), mas acho que vou ter que ler para descobrir né?

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  13. "que título intrigante e peculiar", eu também pensei isso e quero descobrir o motivo do título, de quê ou quem vou lembrar quando souber o significado. Também achei a capa encantadora, dica anotada.

    ResponderExcluir
  14. Fiquei bem curiosa pra conhecer Mira e saber um pouquinho mais da história, eu adorei esse título, é realmente peculiar. Espero ler em breve, dica anotada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Deve ser lindo esse livro. *-* Adoro livros com avós no enredo e acho que esse vai partir meu coração. Mas não ligo, acredito que livros assim sempre valem a pena, têm muito a ensinar.

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo