Prisma Literário: Precisamos Falar Sobre Bates Motel

Precisamos Falar Sobre Bates Motel

Olá pessoas.
Mais uma vez venho trazer um assunto que grande maioria das pessoas amam: séries. Dessa vez escolhi falar um pouco sobre Bates Motel, que para quem não sabe é inspirado em Psicose, contando a história de Norman Bates e sua mãe. Foi uma série que terminei recentemente e senti uma grande vontade de trazer aqui para o blog, então vamos lá:

Bates Motel foi uma série que passou em 5 temporadas, sendo 10 episódios para cada temporada. Os protagonistas são: Norman e Norma Bates, mãe e filho. Desde o começo percebemos que a relação que ambos possuem é bem dependente, e para quem assistiu Psicose ou conhece a história, sabe bem do que eu estou falando. Norman é um adolescente introspectivo, percebe-se que nunca foi de ter muitos amigos, sempre colocando sua mãe em um pedestal e sendo completamente grudado a ela, de uma forma que a vida pessoal não só dele como também dela, se prejudique.,

Comecei a série com uma expectativa de que exploraria muito a relação dos dois, os apagões que Norman apresenta e muitos outros aspectos psicológicos, e apesar da série explorar tudo isso, nas primeiras temporadas, senti que foi algo mais superficial, focando mais em história da cidade de White Pine Bay e outros acontecimentos. No começo, isso me desmotivou  bastante, ou seja, demorei um pouco para realmente engatar e me apegar a série. Quero ressaltar que de nenhuma maneira achei a série ruim ou chata, mas sim esperava uma outra abordagem.


Contudo, depois de uma ou duas temporadas, realmente comecei a gostar horrores e não parar mais de ver Bates Motel, quando dei por mim, já estava na última temporada sofrendo por estar no fim e também finalmente estava cumprindo com minhas expectativas já que os assuntos começaram a ser mais explorados, considerei então a primeira e segunda temporada como uma introdução a história. Inúmeras cenas me deixaram realmente intrigada e desacreditada, de modo que a série passava a ser cada vez mais instigante, com muito suspense e alguns acontecimentos inesperados que me faziam terminar o episódio boquiaberta com a capacidade e loucura de Norman.

Sobre os personagens, identifiquei que Norma ao longo de muitos episódios, se mostrou uma mãe bem abusiva e chantagista, o que nos faz pensar que isso pode ter sido o motivo para Norman desenvolver certos comportamentos. Já Norman, consegue surpreender com suas atitudes, principalmente quando vai chegando ao fim da série. Os outros personagens ficam mais em segundo plano, senti mais falta de destaques para eles, e também de uma linha concreta na série. No inicio, senti que alguns alguns mistérios não tiveram desfecho, como se houvesse grande pressa em apresentar outras coisas e deixar tudo sem fim, mas consegui ver grande melhora ao desenrolar do enredo.


Há inúmeros pontos da série que me agradaram muito apesar alguns pequenos poréns. Posso dizer que valeu muito a pena insistir dado as emoções que senti, as cenas que vi e o quanto me apeguei a muitos personagens, sem contar que para quem cursa Psicologia, essa série é um prato cheio, já que podemos explorar assuntos como incesto, personalidade, família e transtorno dissociativo de identidade. Com atuações fantásticas, mortes, sangue e emoção, é uma série que recomendo.

21 comentários:

  1. Oi Cath!

    Tudo bem? Então, eu não tenho vontade nenhuma de assistir Bates Motel. Primeiro porque Psicose é do Hitchcock e eu simplesmente não consigo pensar em algo que possa me agradar tanto. Segundo porque me tornei uma pessoa muito medrosa e acabou que tudo que tenha uma vibe mais sombria eu não assisto (mal mal conseguir ver Stranger Things pra você ter uma ideia!).

    Que bom que gostou tanto da série, uma coisa que notei pelas imagens do post é que a fotografia da série parece ser muito bonita. Infelizmente eu vou passar a dica desta vez.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa série. Ainda não terminei os episódios disponíveis no netflix.. Estou quase lá. Vemos uma relação ao mesmo tempo doentia e de culpa dessa mãe.. Vemos as loucuras aflorarem de começo sem que o próprio filho percebesse e depois vemos a certeza de seus atos virem a tona em sua própria mente e a meneira deturpada, única ou peculiar com que ele vê o mundo ao redor.

    Teve algumas partes do enredo que me desagradaram ou eu esperava mais, porém com tudo esse seriado é "foda!"
    Recomendo aos montes.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Cath,
    Eu comecei a ver Bates Motel há algum tempo, mas não fiquei empolgado. Não passei do terceiro ou quarto capítulo. Mesmo você gostando da série, tem muitas séries que gostaria de ver antes, então, vou deixar a dica passar.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Amo séries, e ainda não assisti essa. Tenho algumas para terminar , antes de me aventurar nesses horrores. Finalizei A Louva Deus, e agora estou vendo Scorpion. Espero assistir o Bates logo.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  5. Já vi várias pessoas me recomendando essa série mas sinceramente não me atrai muito, a temática, nada na verdade, então irei deixar passar essa dica, mas obrigada mesmo assim.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ola!! :)

    Eu confesso que não conhecia esta serie ainda, mas reconheci o ator protagonista na serie Good Doctor :P

    Que bom que ficaste tao presa! E que essa mae era assim tao abusiva e chantagista, mexe sempre com os nervos!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar da série, realmente parece ser muito boa e tem muitos fãs. Não sei se é o tipo de série que me agrada, porém.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Ola
    Ainda não assisti a essa série em específico apesar de já ter ouvido falar horrores da mesma. Acho o tema bem instigante e se puder quero conferir também. Fico feliz que você tenha gostado apesar dos pesares. Se gosta desse lance de psicopatas e tal eu indico MindHunter também é da Netflix e realmente uma viagem para dentro da cabeça dessas pessoas.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oii Cath

    Eu preciso conferir Bates Motel, é aquela série que desde sempre me chamou a atenção mas por falta de tempo eu vou smepre protelando conferir, vamos ver se consigo pegar algum feriadinho pra maratonar, tenho certeza que vou adorar, só escuto elogios.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu amo essa série.
    Comecei a assistir por cauda de Psicose de A. Hitchcock ( sou muito fã dele) e achei perfeito o final do Norman na série.
    E pra falar a verdade não tenho ressalvas, achei bem bolado rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Catharina, confesso que tentei acompanhar a série, mas ela acabou não me prendendo muito e deixei de lado. Mas ela tem pontos bons sim, o que acaba fazendo muitos fãs satisfeitos.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu sempre tive vontade de assistir essa série, mas sinto que antes queria conhecer mais de Hitchcock, afinal de contas trata-se de um clássico, né? Pássaros já está na minha lista e mal vejo a hora de ler *-*

    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Sou fã de Psicose, e fiquei muito curiosa com essa série, coloquei ela na minha lista, mas sempre deixava ele de lado e assistia outra série. Mas,nada como uma boa resenha pra nos convencer de mergulhar nessa trama com personagens tão singulares. Já vou começar a assistir!!
    Adorei a resenha.
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  14. Olá, ótimo seu post sobre a série. Eu tenho vontade de assistir ela, pois acho a premissa super interessante, quem sabe aproveito o final de semana pra começar a ver?!

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não tive a oportunidade de assistir essa série, até porque fico com medinho, sabe? Haha ma adoro o ator que faz o Norman. E também vários amigos já assistiram e gostaram.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  16. Essa série é MUITO BOA! As atuações são incríveis! Pode ser polêmico o que vou escrever, mas gostei mais da série do que do filme clássico (pronto, falei). Gostei tanto que até comprei o livro Psicose, li e recomendo muito (consegue ser melhor que a série e o filme juntos).

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
  17. Comecei a assistir na época da estréia, mas perdi um pouco do interesse, depois de ler o livro ano passado fiquei muito animada e com vontade de começar de novo e fui isso que fiz. Estou em passos lentos pq ainda estou na parte "introdutória" digamos. Mas a série é ótima. O Freddie é incrível.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Eu ainda não tive a oportunidade de assistir a série, porém ela não parece trazer uma premissa que me agrade muito.
    Uma pena que ela teve uma abordagem um tanto diferente do que você esperava, mas fico feliz que isso não a tenha tornado chata ou ruim.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  19. Olá.
    Tudo bom?
    Não sabia que essa serie tinha sido inspirada em psicose.
    Só escuto falarem maravilhas mas ainda não tive a oportunidade de ver.
    Mesmo não tendo lhe agradado de todo por causa da abordagem usada, vou querer conferir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oooi!
    Eu ouço muitas pessoas falarem muito bem dessa série. Inclusive minha melhor amiga estava super viciada. Me desperta muito a curiosidade, mas não sei se é bem o clima de série que eu curto. Eu nunca vi Psicose, será que tem problema? Eu perco alguma coisa ou fico meio boiando? Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  21. hehehehe eu amo séries, só não tenho muito tempo para assistir, Bates motel está em minha lista para eu conferir

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo