Prisma Literário: Resenha: Um Ano Inesquecível - Várias Autoras

Resenha: Um Ano Inesquecível - Várias Autoras

Sinopse: Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na adolescência. Os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas… E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca deixarão de nos acompanhar. Este é um livro sobre esses momentos doces e sensíveis que não se apagam da memória tão facilmente. Quatro contos, em quatro estações do ano, sobre jovens que passam por vivências e sentimentos intensos. Paula Pimenta nos leva em uma viagem de inverno. Babi Dewet conta como um outono pode mudar tudo. Bruna Vieira mostra a paixão brotando com a primavera. E Thalita Rebouças narra um intenso amor de verão. Histórias de um ano inesquecível que vão ficar para sempre!







Um Ano Inesquecível é composto por quatro contos: Enquanto a Neve Cair por Paula Pimenta; O Som dos Sentimento por Babi Dewet; A Matemática das Flores por Bruna Vieira e Amor de Carnaval por Thalita Rebouças. Cada conto se passa em uma estação do ano, sendo o cenário de cada conto das autoras nacionais.

Estava com desejo de ler o livro desde o lançamento, inclusive compareci na sessão de autógrafos das autoras, que foi uma experiência incrível pode vê-las e abraçá-las. Infelizmente deixei o livro parado na minha estante, mas resolvi mudar isso escolhendo Um Ano Inesquecível como minha primeira leitura de 2018, de fato valeu bastante a pena por ser algo bem leve gostoso.

Enquanto a Neve Cair, Paula Pimenta conta uma história que se passa no inverno durante as férias de Mabel com sua família, e apesar de estar passando as férias fora do país, Mabel não poderia estar mais insatisfeita já que queria estar com seus amigos da escola para poder paquerar o menino da escola que é apaixonada. Sinceramente, embarquei nesse conto com grandes expectativa mas senti que Paula Pimenta foi muito repetitiva e se tornou uma leitura enjoativa já que Mabel só sabia reclamar de tudo, ser mimada e ingrata. A história começou a ficar boa quase no final, então não se tornou um dos meus contos favoritos.

Babi Dewet nos apresenta o conto O Som dos Sentimentos que se tornou o meu favorito do livro. Conta a história de Anna Julia e João Paulo ambientado na estação outono na Avenida Paulista, a história é bem romântica, fofa e que nos faz torcer pelo casal até a última parte do livro. Foi muito gostoso ver o casal se apaixonando cada vez mais, e também ver Anna se abrindo para um novo gosto, a música e o João Paulo é simplesmente um amor de menino. Babi criou um desfecho super válido para a história, ou seja, terminei com um sorriso no rosto.

A Matemática das Flores, de Bruna Vieira também se mostrou um conto bem amorzinho e gostoso de se ler. Gostei do modo que ela colocou as dificuldades da protagonista e como ela superou as dificuldades com a matemática e de quebra, conheceu um garoto super fofo e inteligente. Acontecem algumas reviravoltas durante o conto que nos deixa aflita. Um ótimo conto para se passar o tempo e poder suspirar um pouco.

Em Amor de Carnaval, Thalita Rebouças narra a história de algumas amigas passando as férias na praia e colocando em dia os assuntos sobre a vida, escola e famosos. Durante a história, acontecem algumas reviravoltas e paixões. Thalita Rebouças apresenta muitos personagens para poucas páginas, o que de certa forma não conseguiu me conectar com nenhum já que não deu tempo de desenvolvê-los e dar características muito diferentes. O enredo foi um pouco fraco em meu ponto de vista, pois senti que eram acontecimentos e diálogos vazios, então foi uma leitura um tanto neutra para mim. Ainda assim, tem muitas jovens que adoram a escrita da autora então pode ser que venham a adorar o conto já que ela continua com sua narrativa bem despojada e descontraída.

Com certeza os contos que mais gostei foram O Som dos Sentimentos e A Matemática das Flores, pois senti que tiveram um enfoque e desenvolvimento maior dos personagens e da história. Ambos os contos conseguiram me fazer suspirar e querer mais ainda da história por ter gostado bastante da narrativa das autoras. Enquanto a Neve Cair e Amor de Carnaval tem uma pegada um pouco mais juvenil, pré adolescência, então pode vir a agradar um público mais jovem.

A edição está muito linda, como sempre. A capa é daquelas que dá vontade de destacar na estante, a fonte e escolha da folha para o livro foi perfeita, gosto muito do capricho nas edições que a Gutenberg dedica. Com certeza recomendo a leitura dos contos, independente da estação do ano.

10 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro, acho que a leveza da narrativa das escritoras deixa o livro muito fofo.
    Me arrependi de não ter comprado quando estava em promoção na feira do ano passado.

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Tudo bom?
    Eu sempre vejo resenhas positivas a esse livro, mesmo sendo de contos tenho uma vontade enorme de ler.
    Excelente resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu confesso que não costumo ler muitos livros de contos mas ainda bem que gostaste e trouxeste a opinião!

    Não conhecia as autoras ainda, mas acho ótimo que os contos que escolheste desenvolvam tao bem as personagens!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li esse livro, mas tenho muita curiosidade. Adoro o trabalho da Paula, que acompanho desde que ela lançou o primeiro livro, e da Babi Dewet e o único contato que tive com a escrita da Bruna foi bom também.
    Uma pena que não tenha curtido o conto da Paula, era o que eu tinha mais expectativa. Mas fico feliz de saber que o da Babi é tão bom. Fiquei ansiosa para ler também.
    Adorei sua resenha e espero ler este livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ainda não li livros de todas essas autoras, mas conheço a escrita da Paula Pimenta e curto muito. Fiquei muito curiosa com o conto da Babi, pois você falou muito bem dele. Será que seria meu favorito também?
    O da Bruna também parece ser muito legal, vou tentar adquirir meu exemplar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia esse livro, fiquei animada com o time de autoras que estão nesses contos. Gosto muito da Babi e da Thalita, e pela premissa acho que vou curtir a leitura.
    Dica anotada!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oiii

    A cho a edição desse livro linda, a capa é toda feminina, bem feita. No entanto não sou muito de contos, não sei porque mas não consigo me prender e sempre me parece que fica faltando mais na história. De momento não seria uma leitura que faria, quem sabe futuramente...

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Por incrível que pareça ainda não li nada das autoras.
    Gosto de reservar esses livros voltados mais ao publico juvenil para curar ressacas literárias, apesar de que gosto de gênero normalmente quando tem algo a mais.
    Gostei da dica e pretendo anotar para ler quando estober procurando algo descontraído.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Nunca li nada de nenhuma das autoras apesar de ter vontade. Gostei dos temas dos contos, é uma ótima maneira de conhecer a escrita delas. Mesmo com contos mais juvenis acho que vou gostar!
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Li esse livro há algum tempo e gostei bastante, apesar de achar que em alguns momentos os contos eram juvenis demais para mim.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo