Prisma Literário: Resenha: Deixada Para Trás - Charlie Donlea

Resenha: Deixada Para Trás - Charlie Donlea

Sinopse: Nicole Cutty e Megan McDonald são alunas do ensino médio na pequena cidade de Emerson Bay, Carolina do Norte. Quando elas desaparecem de uma festa na praia em uma noite quente de verão, a polícia inicia uma busca maciça. Nenhuma pista é encontrada e a esperança é quase perdida, até Megan milagrosamente aparecer depois de escapar de um bunker no fundo da floresta. Um ano depois, o best-seller de sua provação transformou Megan de heróina local para celebridade nacional. É uma história triunfante e inspiradora, exceto por um detalhe inconveniente: Nicole ainda está desaparecida. A irmã mais velha de Nicole, Livia, é uma perita forense e espera que em um breve dia o corpo de Nicole seja encontrado e entregue a alguém como ela para analisar as provas e finalmente determinar o destino que sua irmã teve. Em vez disso, a primeira pista para o desaparecimento de Nicole vem de outro corpo que aparece no necrotério, de um jovem ligado ao passado de Nicole. Livia vai até Megan para pedir ajuda, esperando descobrir mais sobre a noite em que as duas foram levadas. Outras meninas também desapareceram e Livia está cada vez mais certa de que os casos estão conectados. Mas Megan sabe mais do que ela revelou em seu livro best-seller. Flashes de memória estão se juntando, apontando para algo mais escuro e mais monstruoso do que sua memória descreve. E quanto mais ela e Livia cavam, mais elas percebem que às vezes o verdadeiro terror está em encontrar exatamente o que você está procurando.

*Livro cedido em parceria com a Faro Editorial para divulgação.

Deixada Para Trás narra a história do desaparecimento de duas jovens: Megan McDonald e Nicole Cutty, ambas moram em Emerson Bay e estão no ensino médio. As duas garotas desaparecem durante uma festa, e apesar da polícia tentar achar alguma pista sobre o caso, nada acontece. Depois de um tempo, Megan aparece porém, sem Nicole e não tem ideia do que aconteceu.

Megan se torna uma autora famosa do livro Desaparecida, onde relata o que se lembra sobre o período em que esteve sequestrada. O livro foca também em Livia, irmã de Nicole, perita forense, que sofre com o desaparecimento da irmã e começa a se tornar a protagonista do livro já que é ela quem corre atrás de pistas para entender o que aconteceu com o paradeiro de sua irmã mais nova.

Narrado em terceira pessoa, o livro alterna entre o presente - onde Livia descreve seu dia a dia como legista e buscando pistas - e passado, o que nos faz começar a entender como se deu o sequestro de Megan e Nicole. O passado se torna cada vez mais interessante para mim, pois conseguimos não só ter uma ideia da personalidade das vitimas como também, acompanhar o enredo completamente inesperado que o autor criou.

Logo nas primeiras páginas, o livro se torna instigante, nos fazendo querer descobrir como tudo isso ocorreu e a cada capítulo a surpresa aumenta. Gosto bastante do gênero, mas confesso que muitas vezes tenho dificuldades para me manter concentrada, e dessa vez não foi diferente, porém, apesar das divagações, logo conseguia voltar a me empolgar e conectar com a leitura de forma que ansiava por respostas e criava diversas teorias do que poderia ter acontecido.

Por Livia estar atrás de pistas sobre a irmã, acaba sendo praticamente a protagonista do livro, o que nos faz se conectar com ela rapidamente. Acompanhamos sua rotina que consiste em abrir corpos e avaliá-los, e  autor não foi nem um pouco discreta ao narrar a maioria dos corpos que Livia se deparava, isso com certeza nos trouxe maior envolvimento com o thriller pois de uma certa forma, nos choca bastante.

Apesar do livro ser grosso à primeira vista, se torna uma leitura razoavelmente rápida já que são folhas grossas e capítulos pequenos, além de ser divido em várias partes. Não posso deixar de citar também o capricho da Faro Editorial ao colocar folhas de cores diferentes quando era apresentado o passado das vitimas.

O final do livro se mostrou bem inesperado e a leitura inteira conta com cenas fortes como descrição de abertura de corpos e autopsia no geral já que Livia trabalha com isso, ou seja, para quem curte algo mais pesado e intenso, é uma ótima dica. Com certeza valeu a pena poder roer as unhas tentando solucionar mais um caso que o autor criou e estou pronta para os próximos que vierem.

10 comentários:

  1. Oiii tudo bem?
    Que demais essa dica menina, parece ser um enredo bem forte e emocionante, gosto de suspense e acho que me envolveria com todas as cenas e me emocionaria com o desaparecimento, quero saber o final, muito instigante.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Parece ser uma leitura incrível! E adorei esse negócio de ter um livro dentro do outro! Gosto muito desse gênero, e fiquei muito curiosa pra saber mais sobre o desaparecimento delas!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Já vi algumas outras coisas sobre esse livro e a vontade de ler ele só aumenta. Essa questão da irmã desaparecida é bem instigante. Gostei de saber que a narração se altera entre passado e presente, é interessante.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Nossa, adorei sua resenha e preciso dizer que esse é um dos meus desejados de 2018 que quero muito, muito mesmo ler. Eu adoro a premissa desse livro e com certeza a dica foi anotada com sucesso desde que lançou aqui no Brasil rs

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Esse foi um dos meus favoritos de 2017 com certeza.
    Eu adorei a forma com que o autor conduziu a história, fiquei completamente apreensiva e não imaginava de jeito algum esse desfecho.
    Espero mais livros do autor esse ano

    ResponderExcluir
  6. Oiiii!! Tudo bem???
    Eu amo essa capa, essa parece ser uma leitura incrível, só escuto coisas boas desse livro, com certeza vou dar uma chance pra ele logo logo!!
    Obrigada pela dica! :)

    ResponderExcluir
  7. imaginei uma verdadeira trama de filme com esse enredo. parece ser uma leitura intrigante e fiquei curiosa... espero ter a chance de ler qualquer hora dessas...
    bjs...

    ResponderExcluir
  8. Esta sua dificuldade em manter-se concentrada é por conta do enredo ou é coisa sua mesma? Quero dizer, não importa qual seja o livro...
    Infelizmente ainda não li este, mas já está na lista.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Que dica maravilhosa. Estou de olho nessa leitura e por sua resenha a história deve ser eletrizante e cheia de suspense.
    Não vejo a hora de ler e saber o que acontece com esse final cheio de surpresas.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    A Editora Faro vem arrasando nos títulos publicados, são livros que despertam a curiosidade e a capa e toda diagramação ajudam demais. Estou bem animada para ler os livros desse autor, que vem conquistando muitos, gosto de thrillers e sempre que pego um já sei que não irei dormir direito rs' gostei de saber mais sobre o livro e espero ler em breve!

    beijos!

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo