Prisma Literário: Os 5 Melhores Livros de Ficção Cientifica

Os 5 Melhores Livros de Ficção Cientifica

Olá pessoal.
Sou o Felipe, colunista do blog e algumas vezes venho trazer resenhas para vocês do gênero ficção cientifica e fantasia, então tomei a liberdade de trazer um post falando sobre os meus 5 livros de ficção cientifica

Existe uma linha tênue entre ficção e fantasia, ás vezes é difícil diferenciar um do outro, para mim ficção são coisas que apesar de imaginárias, poderiam ser reais de certa maneira. Ficção cientifica é um dos meus gêneros favoritos de leitura, se encontra no topo junto da fantasia e do terror. Sendo meu gênero favorito, vamos trazer os melhores que já li do gênero:




2001 Uma Odisseia no Espaço se tornou um clássico para ficção, sendo reimaginado em várias outras mídias e em músicas, esse clássico de Arthur C. Clarke se tornou marcante tanto em livro quanto em filme, tendo sua adaptação uma das melhores já produzidas. O livro me marcou, me fez ver o mundo com outros olhos e me atentou para algo que levo para a vida toda "jamais confie em inteligencias artificiais, pois elas são inteligentes".

Jurassic Park e O Mundo Perdido são dois livros que amei ler. Os filmes sempre foram meus favoritos de infância e quando descobri que haviam livros, imediatamente os quis. Me surpreendi ao ver o quão maior que os filmes eles são, e o quanto difere. Há um tom de terror em meio a história que são mais trabalhados. Os personagens se mostram mais carismáticos e as linhas de diálogos tornam o livro inesquecível. O clima que os livros criam te coloca pra dentro do enredo de forma real, fazendo você sentir o medo e aflição dos personagens, forçando o leitor a segurar a respiração em momentos tensos e gargalhar de rir em partes de descontração. Com certeza um dos melhores de ficção que eu já tive o prazer de ler.

Nunca fui muito chegado em livro de guerra, ainda mais guerra espacial, mas mudei isso depois que li Guerra do Velho e Brigadas Fantasma, mostram uma guerra possível com disputas de território para colonização e discussões fortes sobre moral e ética. Ambos se mostram serem ótimos livro, sem muito humor e seguindo o mesmo rumo de Tropas Estelares, onde o militarismo serve como um agente protetor das colonias e certas vezes optando para tratados de paz do que apenas criar guerras sem sentido.
  

O Planeta dos macacos me surpreendeu, eu não esperava muito da historia quando li, pensei que seria como os filmes e sem sentido. Me surpreendi a cada pagina que lia, pois minha curiosidade aumentava cada vez mais, e eu comecei a querer mais sobre o universo. Foi graças ao livro que me aprofundei nos filmes mais recentes, hoje em dia sou um fã do universo de planeta dos macacos e gosto muito da linha de pensamento, tanto dos livros quanto do filme. O livro vale a pena, é um dos meus favoritos já perdendo a conta de quantas vezes foi relido.


Tive grande dificuldade de classificar Duna entre fantasia e ficção, o livro apesar de ter uma criação imensa de mundos e universos, ele tem uma base cientifica muito sólida, e momentos que poderiam acontecer em nosso mundo sem muita dificuldade. Todos os da trilogia são ótimos, porém o destaque vai para o primeiro livro, pois se mostra o coração da trilogia e o maior, tanto em tamanho quanto em conteúdo. De uma maneira fácil de explicar, o livro é um casamento entre Star Wars e Game of Thrones, algo que vale a pena ler e uma ficção que é quase realidade.

Comentem se já leram algum dos citados e me contem os favoritos de vocês do gênero ;)
Até a próxima.

9 comentários:

  1. Oi Felipe
    Eu gosto muito de ficção científica. Quero muito ler A Guerra do Velho. Parece ser bem legal. Eu tenho um problema grave pra diferenciar ficção científica de distopia. Pra mim, eles meio que se fundem e se dividem em alguns poucos detalhes.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. Não é um gênero que me atraia pela leitura mas sempre escuto maravilhas desses títulos, jurrassic park eu só vi o filme, e planeta dos macacos também, mas não me vejo lendo, pelo menos não por hora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Cath, tudo bem?
    Fiquei super empolgada pela sua postagem. Ficção cientifica não é um gênero com o qual me identifico muito por isso mesmo sempre busco dicas de leituras. Gosto de desafio e de me aventurar em histórias novas. Super anotei as suas dicas e irei intercala-las entre os meus romances kkk.
    Amei o post
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia nenhuma obra, gostei de saber um pouco deles. <3
    Ainda não li esse gênero, quem sabe algum dia eu dê a chance para ficção científica.
    Adorei o post, beijos! <3

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Esta aí um gênero que preciso urgentemente me aproximar mais e ler sobre o mesmo. Adorei as dicas e anotei algumas. Ficção sempre foi um desafio para ler, no entanto esse ano quero superar \o/
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiii!

    Eu não curto ficção cientifica, mas uma coisa é certa: melhores capas. Gostei das suas indicações, não prometo que vou ler, mas quem sabe se um dia eu sair da zona de conforto, né?

    BEIJINHOS,

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu não curto muito o gênero, mas eu adoro as adaptações de Jurassic Park e o Planeta dos Macacos, mas acho que a leitura não funcionaria pra mim. Dessa vez deixo a sua dica passar.

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que ficção científica é um gênero que praticamente não leio, mas tenho vontade de conhecer mais. Da sua lista, eu já li e adorei Guerra do Velho. Foi uma das minhas leituras favoritas de 2017, mas discordo de você que tem humor. Eu achei que apesar de não ser um livro hilário, o humor está presente durante todo o livro, só que mais ácido do que estamos acostumados. De qualquer forma, estou muito ansiosa para ler As brigadas fantasma.
    Outro da lista que estou muito curiosa para ler é Duna, que além de ter essa capa incrível, tem uma premissa muito interessante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, confesso que tenho um pouco de receio com o estilo, mas os poucos que li eu gostei bastante, adorei suas leituras e é sempre bom para gente pegar boas dicas para futuras leituras e não errar!
    Beijos
    Paula Juliana
    Overdose Literária
    https://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo