Prisma Literário: Resenha: Eu Sou a Lenda - Richard Matheson

Resenha: Eu Sou a Lenda - Richard Matheson

Sinopse: Uma impiedosa praga assola o mundo, transformando cada homem, mulher e criança do planeta em algo digno dos pesadelos mais sombrios. Nesse cenário pós-apocalíptico, tomado por criaturas da noite sedentas de sangue, Robert Neville pode ser o último homem na Terra. Ele passa seus dias em busca de comida e suprimentos, lutando para manter-se vivo (e são). Mas os infectados espreitam pelas sombras, observando até o menor de seus movimentos, à espera de qualquer passo em falso... Eu sou a lenda, é considerado um dos maiores clássicos do horror e da ficção científica, tendo sido adaptado para o cinema três vezes.

*Livro cedido em parceria com a Editora Aleph para divulgação.








Robert Neville pode ser o único homem na Terra, pois o mundo foi assolado por um apocalipse onde todos os seres foram transformados em criaturas que estão loucas por sangue. Em Eu Sou a Lenda, acompanhamos em terceira pessoa a luta pela sobrevivência que Robert enfrenta todos os dias e principalmente sua solidão e necessidade de pessoas como ele ao seu lado.

Robert passa os dias atrás de mantimentos ao mesmo tempo em que tem de lutar com as criaturas mão a mão para sair vivo e intacto. O interessante é quanto Robert busca conhecimento sobre fisiologia e anatomia para poder entender o que está se passando na Terra. Unir todo o contexto ao mesmo tempo em que me colocava no lugar de Robert, foi com certeza uma experiência única e incrível. Não sabia muito bem o esperar do livro mas confesso que minhas expectativas estavam grande por ter visto tantos elogios.

Apesar de achar os livros da Aleph incríveis, quase sempre não fazem meu tipo, tanto que são resenhados pelo colunista do blog, Felipe. Mas dessa vez, ao ver o lançamento de Eu Sou a Lenda, a vontade de ler foi instantânea (enrolei um tempo para finalmente iniciar a leitura mas não vem ao caso). Já ouvi falar muito bem dos filmes mas ainda não os vi, porém, depois dessa experiência eu com certeza verei um por um com bastante ansiedade para saber se foi tão bem desenvolvido quanto o livro.

Confesso que o mais gostei foi a luta de Robert para se manter são no meio do caos, foi assustador ver como o autor soube explorar a solidão e as necessidades de um homem diante um cenário tão bizarro e agonizante, sempre lembrando Robert poderia ser atacado a qualquer momento . A esperança e desesperança do protagonista é passada de forma que te faz sentir na pele dele e torcemos a cada minuto para que ele encontre algum sobrevivente a mais e consiga se manter bem.

O final do livro foi extremamente chocante e que me deu uma luz ao ler o título da capa novamente: Eu sou a Lenda. É o tipo de final que te deixa completamente boquiaberto, chocado, perplexo e todos os adjetivos possíveis pois a genialidade do autor foi grande ao pensar numa história tão inovadora e peculiar.

A edição está simplesmente impecável como todos os livros da Aleph. A capa dura chama mais atenção ainda para a beleza do livro e a diagramação está perfeita. O livro é mega rápido pois há grandes espaçamentos nas folhas, então nada que um ou dois dias não seja o suficiente, aliás, até horas já que o livro te prende cada vez mais.

22 comentários:

  1. ¡Hello!
    Beautiful photos. Great post.
    I'm your new follower. Follow for follow?
    Aprovecha La Vida Cada Día
    ¡Kiss!

    ResponderExcluir
  2. Tô de cara, não sabia que existia um livro dele. Assisti o filme e achei muito bom, agora o livro imagino que seja uma experiência bem legal. Uma história chocante que acredito merece ser lida.

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura.. Não fiquei muito curioso, confesso.

    A capa não me agradou muito, mas acho ótimo que o final te tenha deixado tao chocada... Adoro quando isso acontece.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Oiie. Eu ainda não vi o filme também nem li o livro. Mas sou apaixonada pelo gênero. Tanto que me vejo encorajada para ler a obra. Gosto de quando os autores buscam explorar o lado humano dos seus heróis e lutas consigo mesmo. Amei a resenha.
    Beijos.

    Blog: fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu chorei um monte do filme. Eu achei incrível. Eu não compraria o livro por já conhecer a história. Na questão de ver filme e ler, eu gosto que a ordem seja invertida. Ou não me animo muito, hehe. Mas que bom que curtiu, agora veja o filme ^^

    ResponderExcluir
  7. Oie amore,

    Não é um dos meus gêneros prediletos, mais até que achei interessante a leitura.
    Essa coisa de sobrevivência em meio ao caos, é bom pra gente se analisar.
    Que bom que gostou da leitura e que o final foi bom.
    Dica anotada!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu amo terror e vampiresco então nem se fala, mas ouvi tantas críticas negativas sobre que deixei pra ler quando não tivesse outro livro rs

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    Eu lembro de já ter assistido ao filme, mas não sabia que tinha livro, achei interessante. Adoro livros com finais surpreendentes. Achei a capa bem bonita, certamente buscarei lê-lo.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu também fico apaixonada com as edições da Aleph, mas são poucos que despertam minha curiosidade. Confesso que não tinha muita vontade de ler Eu sou a lenda, mas lendo a sua resenha fui me interessando pelo livro.
    Parece ser uma leitura extremamente envolvente e fiquei muito curiosa para saber o que o autor preparou para o desfecho do livro.
    Adorei sua resenha e já vou adicionar este livro na lista de desejados.
    Ah e se você quiser se aventurar lendo outro livro da editora, recomendo muito Guerra do Velho. Mesmo eu que não sou muito de ler ficção, amei demais a leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá tudo bem? Não conhecia o livro, vi o filme e gostei bastante mais acredito que a leitura seria muito mais rica que as adaptações, dica anotada, beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Apesar de não gostar muito do gênero horror, me interessei pela sinopse. Vou pesquisar sobre o filme, quem sabe eu não consiga ver? Hahah beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá, já conhecia esse livro de ver pelas redes sociais e agora que descobri pela sua ótima resenha do que se trata a história, fiquei curiosíssima para ler e descobrir mais sobre esse último homem da Terra.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Eu adoro esse filme, e morro de vontade de ler o livro por conta de criticas positivas que vi por aí.
    Acho que o mais legal dessa obra é como o autor retrata a solidão do personagem, acho que deve ser bem forte a leitura por conta disso

    ResponderExcluir
  15. eu sou doida pra ler desde que vi o lançamento mas ate´hj nao tive chance...
    tenho uma ecobag com a estampa da capa, linda demais... já vi o filme com Will Smith... li um trecho do livro numa coletânea de contos de vampiros que só aguçou ainda mais a minha vontade...
    bjs...

    ResponderExcluir
  16. Essa historia é super intensa... é uma perspectiva bem interessante sobre a solidão de uma pessoa. Me deu uma angústia bem forte em alguns momentos porque simplesmente não parece ter esperança alguma de mudança nesse caos que o mundo se tornou. Um livro ótimo, sem dúvidas :)

    ResponderExcluir
  17. Olá, apesar de gostar do filme ainda não tive a chance de ler o livro e pelos seus comentários ele parece estar incrível, sem duvida pretendo ler ele esse ano *-*

    ResponderExcluir
  18. Quero tanto essa edição, acho a capa linda e gosto muito do filme, já assisti umas cem milhões de vezes.

    ResponderExcluir
  19. Oi Cath,
    Esse é um dos clássicos de ficção científica que ainda pretendo ler. Eu vi o filme com Will Smith e gostei bastante da história. Não sei se o final é o mesmo, mas, mesmo que seja parecido, o livro costuma ser bem mais detalhado do que a sua adaptação cinematográfica. A Aleph costuma caprichar em suas edições e Eu Sou a Lenda é um Capa Dura.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  20. Eu preciso com todas as minhas forças ler esse livro!

    ResponderExcluir
  21. Amo o filme, gostaria de saber se a história é fiel ao livro... mas você não fez menção, então não deve ter visto, né?
    Bjs
    Luana

    ResponderExcluir
  22. Gente! Que livro liiindo! Realmente as edições da Aleph são muito caprichadas. Eu ainda não li o livro mas já vi o filme e adorei. Vou procurar mais sobre o livro.

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo