Prisma Literário: TAG Literatura Nacional

TAG Literatura Nacional

Olá queridos, tudo bem?
Hoje venho trazer uma tag para vocês que valoriza bastante a nossa literatura nacional. Nos últimos tempos tenho visto engajamentos de autores e blogueiros uns para com os outros no processo de ajuda, o que me deixa muito feliz e automaticamente gera uma maior valorização dos nossos livros. Quando vi essa tag não pude deixar de responder aqui já que devo o meu blog aos autores nacionais que sempre me ajudaram com as parcerias e confiram em mim envios de livros para resenhas. Sendo assim, espero que gostem da tag tanto quanto eu. Vi a tag no Ventos do Outono.


1 - Qual seu escritor(a) nacional preferido(a)?
Escolher apenas um é bem difícil mas resolvi falar sobre Marcelo Rubens Paiva dessa vez. Li Feliz Ano Velho há anos atrás e sabe quando você começa ler um livro sem expectativa nenhuma e de repente ele se torna o melhor que você já leu no ano? Pois é. Consegui rir, me emocionar e desenvolver uma empatia gigante pelo autor. Simplesmente adorável.

2 - Qual livro nacional você gostaria de ler, mas ainda não teve oportunidade?
O Garoto Quase Atropelado está parado na minha estante há um ano já e eu ainda não tive tempo para finalmente ler mas não pensem que é por falta de interesse. Adoro essa capa e já li resenhas incríveis, além de parecer ser uma história maravilhosa então quero ler o mais rápido possível para conhecer a narrativa do autor tão elogiado por tantos.

3 - Qual o gênero literário nacional você mais gosta?
Do Outro Lado do Muro é o tipo de livro que te faz ficar boquiaberta pelo talento de escrita que a autora tem e ainda mais boquiaberta por notar que quase ninguém conhece Marisa Rezende. Escolhi esse para representar um dos gênero mais queridos por mim: romance/ drama e esse consegue representar da melhor forma por conter um enredo incrível. RESENHA

4 - Qual personagem da literatura nacional você se identifica ou gostaria de ser?
A Garota que Tinha Medo representou para mim uma época muito ruim da minha vida, e infelizmente me identifiquei com a personagem horrores (quem leu, sabe porque isso é negativo). Apesar dessa capa que não valoriza nada o livro, posso afirmar que foi um nacional que mexeu comigo de diversas formas e que sempre será um dos meus favoritos quando o assunto é drama. Breno Melo conseguiu narrar a história de uma forma tão mas tão real que eu esquecia que era um homem escrevendo. RESENHA

5 - Qual o livro nacional que você tem na estante possui a capa mais bonita?
Claro que não podemos esquecer das lindas capas da autora Paula Pimenta. Ainda não li o livro mas sempre admiro el na minha estante pela capa tão bem feita, fofa e romântica. Espero conseguir ler em breve para ver se a história é tão linda quanto a capa.

6 - Qual o título de livro nacional mais te chamou atenção até hoje?
Assim que bati a olho no livro Mulheres, eu quis imediatamente e só consigo dizer que nutro um amor tão imenso por esse livro que dá vontade de carregar ele na mochila todos os dias e compartilhar com cada pessoa que eu esbarro na rua. É um livro cheio de ilustrações que fazem critica ao modo que a mulher é vista hoje em dia e tudo isso de uma forma linda e direta. RESENHA

7 - Você possui alguma trilogia, saga ou coleção completa de alguma obra nacional? Qual?
Há uns anos atrás eu era simplesmente louca para ter essa trilogia na minha estante e consegui. Até então só li o primeiro volume de Sábado a Noite e confesso que me decepcionei um pouco pois esperava muito mais. Tenho a intenção de terminar para ver qual será o rumo da história mas irei sem expectativa nenhuma.

8 - Em sua opinião, qual o melhor clássico da literatura nacional?
Eu não sou de ler muitos clássicos mas um dos poucos que li foi Capitães da Areia e gostei muito da história, dos personagens e narrativa do querido Jorge Amado. Tenho o objetivo de ler mais clássicos pois sei que alguns são maravilhosos e espero conseguir em breve.

9 - Indique um livro que você acredita ser leitura obrigatória dentre os nacionais:
Onze Semanas foi mais um nacional que conseguiu mexer comigo de uma forma absurda. Não quero falar sobre a história pois só lendo é possível compreender o quão forte é. Ernani Lemos se tornou um dos meus autores favoritos apesar de eu ter lido apenas uma obra e torço imensamente para que ele publique mais vinte. RESENHA

10 - Cite uma frase inesquecível de um livro nacional:
Ao iniciar essa leitura, já imagina que ia gostar bastante porém ainda me surpreendi pela história, narrativa e personagem que Simone criou no livro Uma Vida Para Sempre. Inúmeras frases se destacaram para mim mas a principal foi:
"A quantidade de horas ou de dias não é o primordial e sim o que fazemos desse tempo, de que forma nos ocupamos dele."

Bom galera, por hoje foi isso. Amei demais postar essa tag por aqui e poder relembrar algumas leituras que li há tantos anos mas que ainda estão no meu coração e sempre ficção. Espero que absorvam as dicas pois são livros incríveis e assim, que possamos valorizar mas a nossa literatura.

8 comentários:

  1. Adoro essa série das Princesas Modernas da Paula Pimenta, espero que consiga ler logo! Você falou de dois livros que chamam minha atenção há tempos, mas ainda não consegui ler: A garota que tinha medo e O garoto quase atropelado. Não conhecia Do outro lado do muro e me interessei muito por ele.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Que tag mais legal! Vi vários livros nacionais que eu ainda não conhecia ou não tive a oportunidade de ler. Adorei ver um livro da Paula Pimenta aí, pois ela é minha autora nacional favorita e essa capa é realmente linda.
    Com relação à trilogia SAN, que pena que você se decepcionou com o primeiro livro. Mas vale a pena insistir, ainda mais que você já tem os três. Eu amo esses livros e espero que você goste mais do segundo e do terceiro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de Capitães de Areia também. Muito legal a tag, amei suas respostas. Literatura nacional tem tanta coisa boa, deve ser valorizada.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?
    Estou adorando ver o quanto a leitura nacional vem crescendo a cada dia! Dos que você citou eu ainda não li nenhum só conheço a escrita da Paula Pimenta e tenho curiosidade de ler Sabado a Noite mas é uma pena que tenha lhe decepcionado :(

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu amei essa tag, e as suas respostas. Com certeza vou fazer essa tag lá no blog

    ResponderExcluir
  6. Oi Catharina, muito feliz de ver minha Tag por aqui. Adorei suas respostas e já anotei a dica do livro Onze Semanas que me chamou atenção. Bj

    ResponderExcluir
  7. Olá, essa tag é curiosa, Capitães da Areia foi um livro que me tirou do torpor da estupidez, passei a ver o mundo com outros olhos e aos poucos tentei sair da caverna, apesar de não ser fácil.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu adorei essa tag! Embora não seja muito fã de nacionais, é uma que gostaria de responder no blog :)

    Bjs!

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo