Prisma Literário: Resenha: Gênero em Termos Reais - Raewyn Connell

Resenha: Gênero em Termos Reais - Raewyn Connell

Sinopse: Gênero em termos reais apresenta novos conceitos e uma nova pesquisa sobre as questões de gênero - no cotidiano, na política e numa escala mundial. O livro começa com questões sobre as desigualdades globais: a ideia de colonialidade de gênero e a questão da deficiência do ponto de vista do Sul Global. Em seguida, descreve como tentativas de reforma de gênero por meio do Estado foram bem- -sucedidas, contudo também sofreram resistência. Gênero em termos reais, então, se volta para questões sobre a masculinidade e sobre os homens, assim como leva em consideração as políticas da masculinidade e a reforma de gênero internacionalmente, e discute a importância das perspectivas do Sul Global. Esta obra apresenta um estudo de caso sobre empresário s no poderoso setor financeiro da economia, e aborda o caminho pelo qual a masculinidade se estrutura, enquanto os garotos estão em processo de crescimento. Finalmente, Gênero em termos reais leva em consideração as vidas e as colocações das mulheres transexuais. A história de uma vida, embasada em uma fantástica entrevista, é relatada com detalhes. As dificuldades das mulheres transexuais com relação à psiquiatria são analisadas; deste ponto, o livro retorna para a política igualmente conturbada das relações entre feminismo e mulheres transexuais.

*Livro cedido em parceria com a Editora nVersos para divulgação.

Em Gêneros em Termos Reais temos uma longa discussão sobre um tema que está bem alta mas que ainda causa muita polêmica pelas divergências de opiniões. Não é de hoje que encontramos um forte preconceito do que se foge do comum, então muitas vezes falar sobre a diversidade de gêneros pode assustar já que vivemos em uma sociedade onde a heterossexualidade é dominante e venerada.

Dividido em três partes, a autora nos mostra a real dimensão do que é a palavra gênero e como ela está enraizada na nossa vida desde sempre. As três partes são divididas em: Dinâmicas do Gênero; Homens e Masculinidade e Mulheres Transsexuais. Pelos títulos já podemos ter uma ideia do quão a fundo o livro vai em diversas questões e não somente da homossexualidade e heterossexualidade mas principalmente o quanto transsexuais e mulheres se sentem em uma sociedade completamente patriarcal.

O interessante foi o olhar, pesquisas e autores que o livro citou nos fazendo pensar num contexto familiar, social e organizacional. Ou seja, temos uma visão muito macro do que é o machismo e o quanto ele afeta à todos. Além disso, a autora foca muito no processo da adolescência, no setor financeiro e econômico muitas vezes dominado por homens e empresários. A autora também cita diversas regiões que muitas vezes são excluídas.

Confesso que a leitura demorou a engatar já que estamos falando de uma leitura completamente técnica e densa. Ao mesmo tempo em que muitas vezes me dava preguiça, me causava também uma grande curiosidade ao ler o sumário e ver o quanto eu ainda tinha a descobrir sobre gênero e com certeza a autora consegue passar com propriedade e informações validas obtidas através de seus anos de pesquisa.

O assunto sempre me interessou, então para mim foi um prato cheio apesar da dificuldade encontrada muitas vezes em continuar por não estar acostumada com a linguagem. Para quem é totalmente leigo como eu, é um bom ponto de partida e para aqueles que não gostam do assunto, talvez possam arriscar para quem sabe se atrair mais e obter mais informações que são importantes para todos nós.

Eu com certeza quero conhecer mais trabalhos da autora, já que a própria se mostra muito informada e especialista no assunto durante anos. Gostei de ver o que é a igualdade de gênero e o porquê ela está um tanto longe de acontecer seja no mercado de trabalho ou na sociedade como um todo. Um livro que deve ser conhecido, lido e relido.

7 comentários:

  1. Parece ser um livro para abrir os olhos. eu gostei bastante, mas não leria agora. MAs sei que em breve irei querer saber mais kkk

    ResponderExcluir
  2. Olá, parece ser uma obra com uma temática muito pertinente nos dias de hoje. Creio que seja necessário estar bem concentrado na leitura e bem interessado para conseguir aproveitá-la. Vou deixar a dica anotada.

    ResponderExcluir
  3. Oiê! Livros técnicos normalmente são mais demorados mesmo, mas é tão bom a gente se inteirar de assuntos diversos. Vou colocar ele na minha lista.

    ResponderExcluir
  4. Realmente deve ser um livro muito interessante, ainda mais que aborda assuntos tão atuais sobre os gêneros, sua resenha ficou ótima e essa dica já foi pra minha listinha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Ola,
    Infelizmente o livro não me chama atenção e não e por eu ter preconceito nem nada disso, simplesmente porque não tenho vontade de ler sobre isso. Acredito sim que devemos nos respeitar e que o assunto e importante só eu não vejo a necessidade de ler algo sobre isso no momento.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. O tema do livro é super atual e acho que a leitura seria muito interessante. Tenho me interessado muito em ler a respeito dos gêneros, principalmente para poder tirar dúvidas de pessoas próximas que, assim como eu no início, também ficam um pouco perdidas nessa questão.
    Não conhecia o livro, mas já deixei anotado o nome para procurar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá. Eu tô impressionada em relação a esse livro. Eu fiquei curiosa nele vou procurar por esse livro

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo