Prisma Literário: 5 Graphic Novels que Podem ser Substituídos pelos Filmes

5 Graphic Novels que Podem ser Substituídos pelos Filmes

Helllloooo!!!
Quadrinhos estão presentes na nossa cultura desde a época da primeira guerra mundial, representando grandes figuras heroicas que trouxeram e trazem até hoje inspiração para pessoas que se espelham em seus grandes heróis. Com o aumento cada vez maior de quadrinhos, mais e mais histórias foram surgindo, criando universos independentes entre si. Com o chegar da década de 80, filmes começaram a ser criados, adaptando histórias em quadrinhos para atingir o público que não se interessava pela leitura, porém, pela grande quantidade de historias criadas ao longo dos anos, tornou-se impossível se adaptar histórias por completo de uma maneira bem feita.

Porém, haviam histórias curtas, que eram possíveis de se adaptar, por serem independentes de quaisquer outras, as chamadas Graphic Novels, uma classe de quadrinhos muito mais fácil de se adaptar para os filmes, por não serem tão grandes quanto as historias de heróis além de mais comuns e antigos, mas como era de se esperar, nem todas as historias ficaram boas. As que ficaram, fizeram os fãs vibrarem nas sessões de cinema. Aqui listo para vocês as 5 Graphic Novels que podem ser substituídos pelos seus filmes.


300


Adaptado da historia "Os 300 de Esparta" de Frank Miller, o filme retrata um re-imaginação do que foi a batalha das Termópilas, entre Espartanos e Persas, pela direção de Zack Snyder, o filme trás de uma maneira impactante e forte a grande batalha, mostrando cenas de luta e discussões politicas e de território, coisas bem presentes nos quadrinhos. Apesar do filme acrescentar um pouco de fantasia em sua historia, ele ainda se mostra uma boa adaptação, por transmitir a essência do Graphic Novel.













Sin City

Adaptação da obra de mesmo nome, de Frank Miller, o filme transmite a essência de toda a cidade do pecado, não sendo apenas uma boa adaptação, mas a obra transferida completamente para o filme, com todo o seu jogo de cores e ângulos de amostra de imagem, talvez uma das obras mais belas visualmente aqui da lista, o filme foi bem recebido, ganhando uma sequencia inclusive que consegue ser um destaque maior ainda que seu antecessor. Sin City é um filme que não tinha como ter sido melhor.














Scoot Pilgrim contra o mundo

Se adaptar quadrinhos com seriedade é difícil, imagina um de completo humor e gozação, Scoot Pilgrim contra o mundo é um filme cômico, com sacadas sátiras do quadrinhos de uma maneira que ninguém achou que fosse possível adaptar, o filme é cheio de expressões e onomatopeias que se escrevem no ar e interagem com os personagens, algo como se fossem paginas dos quadrinhos se movendo com atores ao invés de desenhos. Com uma trilha sonora fantástica e atores bem encaixados em seus papeis, Scoot Pilgrim apesar de ser um filme de baixo orçamento merece estar na lista por ser uma ótima adaptação de um ótimo quadrinho.


V de vingança

Adaptado da icônica obra de Alan Moore, V de vingança tem seu roteiro feito pelas Irmãs Wachowski, as mesmas responsáveis pela trilogia Matrix e pela serie de tv Sense8, da netflix, e o que esperar de um roteiro feito por elas? apenas um filme marcante, forte, que não irá lhe te deixar esquecer tão cedo, um filme que criou movimentos e mudou a mente de muitos, fez pessoas questionarem seus governos e grupos de manifestantes adquirirem um novo rosto (a famosa mascara de Guy Fawkes). V de vingança é um filme memorável, de maneira que faz com que qualquer um que o assista, sinta algo dentro de si, uma vontade forte, ao qual você apenas entendera se assistir ao filme.










Watchmen

Esse foi deixado por ultimo pois é um debate que divide o mundo, Watchmen consegue agradar e decepcionar todos os fãs ao mesmo tempo, o filme é uma adaptação impecável, porém trazido para uma época onde o pensamento é diferente, o que fez com que o final do filme sofresse uma pequena modificação em relação ao quadrinho, não mudando em absolutamente em nada a sua essência e desfecho, o filme é considerado por muitos uma obra prima da adaptação, por trazer personagens do infame Alan Moore para uma realidade que se achava impossível de se trazer. Muitas tentativas foram feitas de se adaptar essa obra, mas foi pelas mãos de Zack Snyder que o filme ganhou luz no ano de 2009. O filme conta com uma trilha sonora perfeitamente encaixada e uma versão do diretor que trás tantos complementos ao filme, que parece que outro filme foi feito e ocultado dentro dessa outra versão.







Apesar dos filmes serem adaptações ótimas, é sempre bom ler os quadrinhos para se ter um complemento de suas historias e ver a ideia inicial e pura de cada autor, nada substitui uma boa leitura, é um habito que se deve manter e cultivar. Mas caso quadrinhos não sejam de seu agrado ou algo impossibilita a sua leitura, essas recomendações irão fazer você querer submergir numa historia que você não irá esquecer tão cedo e quem sabe, venha a ler os quadrinhos em um futuro.

10 comentários:

  1. Watchmen é ótimo. Uma pena que quando ele estreou não foi tudo aquilo, os estúdios por trás da produção brigaram muito, não sei se tu soube disso.
    Sin City é ótimo, um filme noir muito bem feito.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante sua matéria, alguns aqui eu nem sabia que era Graphic, agora eu sei e adorei saber. Mas nunca vi nenhum dois filmes, então ler acho mais dificil. Mas obrigada mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Já vi V de Vingaça e amei! Muitas pessoas dizem que a Graphic Novel é melhor, mas ai não sei porque não li ainda.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Eu não sou muito chegada em Graphic Novels, então, a maioria das que você citou eu só sabia da existência dos filmes haha.
    Eu já assisti V de Vingança e gostei tanto que até tenho curiosidade para ler o quadrinho. Os outros já não me interessam tanto, apesar de serem bastante elogiados também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oiii Felipe

    da sua lista ja vi Sin City (os dois filmes) e amei, como vc bem disse todo aquele show visual de cores e trejeitos prende a gente, é uma história muito interessante e diferente.
    V de Vingança vi algumas partes do filme também, mas tenho curiosidade pela Graphic Novel.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Não sou de ler graphic novels. Eu não curto muito pra falar a verdade. Achei seu post bem legal e, por ter assistido e gostado, fiquei interessada em ler V de Vingança. Quem sabe eu não devo me arriscar? Afinal, pode ser uma questão de hábito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Nunca li graphic novels e nem sabia que algumas adaptações dos cinemas eram graphic novels,estou surpresa.
    Nunca me interessei em ler,sei lá,gosto mais dos mangás haha.
    Mas é legal saber que foram adaptações de graphic novels.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ola,
    Não curto muito quadrinhos,acho que os únicos que eu li eram os da turma da mônica quando criança e ainda leio esses hoje em dia mas do resto deixo para meu marido, rs. Inclusive tem um que você citou que ele gosta muito e eu também curti que é o filme do 300, eu nem sabia que tinha quadrinho disso, vou avisar ele.
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. ah, eu adoro Graphic Novels, V de vingança e Watchmen eu já li. 300 tbm, mas não curti muito... Sou louca pra ler Scott e Sin City, já que vi os filmes...
    bjs :D

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo