Prisma Literário: Resenha: Úrsula - Serena Valentino

Resenha: Úrsula - Serena Valentino

Sinopse: Descubra neste livro todos os segredos do passado de Úrsula. Desvende qual era o seu papel no reino de Tritão, o motivo de sua expulsão das dependências reais e, principalmente, como ela se transformou na temida Bruxa do Mar, que enfeitiçou a encantadora princesa Ariel. Toda história tem dois pontos de vista, não é mesmo? De que lado você está?

*Livro cedido em parceria com a Editora Universo dos Livros para divulgação.








Nessa obra temos a oportunidade de entender como a vilã de A Pequena Sereia se tornou a tão temida vilã Úrsula, Bruxa do Mar que acompanhamos no filme. Mais uma vez Serena Valentino nos narra uma história bem estruturada e cheia de surpresas que nos fazem entender os contextos dos vilões.

O livro é narrado em terceira pessoa nos mostrando personagens que já não lembrava mais por conta de fazer uns bons anos que vi o filme, na verdade, não me recordava de absolutamente nada. Então foi uma experiência mega interessante de entender um pouco da personalidade de Úrsula como vilã e todo o relacionamento com as irmãs e o próprio Tristão, pai de Ariel.

O livro foca muito na mágoa que Úrsula nutre e como se deu o acordo com suas irmãs contra Tristão. Úrsula nunca achou justo Tristão ser tão poderoso e ela tão rejeitada por não ser exatamente um padrão de beleza. O livro conta também com a presença de outras bruxas do mundo Disney. O enredo é muito mais complexo que isso mas prefiro não contar os detalhes pois essa é a graça da leitura.

Eu sempre fico muito curiosa para ler e entender um pouco do ponto de vista de vilões, seja na ficção/conto de fadas quanto na vida real pois é sempre rico descobrir o que leva as pessoas se tornar o que são. Serena Valentino tem alguns livros focados em vilões e apesar de gostar muito da ideia, quase sempre há algo em comum nas histórias dela: a dificuldade que eu particularmente tenho de me envolver de verdade na história. Muitas vezes demoro mais que a metade do livro para realmente me sentir conectada com o personagem e entender o que está acontecendo.

Pode ser que esse seja um sentimento meu diante a narrativa da autora que muitas vezes acaba deixando desejar e assim, acabo vendo a leitura como extensa apesar da finura do livro. Apesar disso, vale ressaltar aqui que vejo muita riqueza nas histórias e um enredo com seus diferenciais que nos faz gostar de poder ter o poder de entender não só o lado da mocinha/mocinho da história.

A edição como sempre se mostrou muito bem feita, desde essa capa extremamente atrativa para fã de contos de fadas e vilões até os capítulos que são bem separados, e a fonte que se mostra de tamanho perfeito.

6 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    Sua resenha me fez lembrar de o quanto eu amava a pequena seria e odiava a Ursula quando era pequena haha. Acredito que deve ser uma história bem interesante afinal é do ponto da vilã então nem tudo é um mar de rosas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. oii tudo bem ?
    nossa faz tempo que esse livro ta na minha lista mais ainda não li :)
    em breve quero saber mais sobre a Úrsula , sua resenha me deixou mais curiosa parabéns .

    bjjj

    ResponderExcluir
  3. Acho interessante contar a história dos vilões mais famosos, assim temos uma perspectiva diferente da história, não é?
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem? Gostei muito da resenha, porém acredito que não seria um gênero que realizaria leitura fácil, quem sabe um dia, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu acho essa capa mega legal e achei a proposta de releitura de ariel focado na Úrsula bem legal mas não me atrai, sei lá falta algo pra me dar aquela vontade sabe?

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Poxa, é mega chato quando não conseguimos conectar com o personagem ou quando isso só acontece depois da metade do livro. Gosto também bastante das histórias de vilões, ver o que há por trás daquelas ações que os julgam, porém ainda não tive oportunidade de iniciar essa série da Universo. Adorei a sua resenha <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo