Prisma Literário: Resenha: No Escuro - Elizabeth Haynes

Resenha: No Escuro - Elizabeth Haynes

Sinopse: Catherine aproveitou a vida de solteira por tempo suficiente para reconhecer um excelente partido quando o encontra: lindo, carismático, espontâneo... Lee parece bom demais para ser verdade. Suas amigas concordam plenamente e, uma por uma, todas se deixam conquistar por ele. Com o tempo, porém, o homem louro de olhos azuis, que parece o sonho de qualquer mulher, revela-se extremamente controlador e faz com que Catherine se sinta isolada. Amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee, Catherine tenta terminar o relacionamento, mas, ao pedir ajuda aos amigos, descobre que ninguém acredita nela. Sentindo-se no escuro, ela planeja meticulosamente como escapar dele. Quatro anos mais tarde, Lee está na prisão e Catherine, agora Cathy, tenta reconstruir a vida em outra cidade. Apesar de seu corpo estar curado, ela tornou-se uma pessoa bastante diferente. Obsessivo-compulsiva, vive com medo e insegura. Seu novo vizinho, Stuart Richardson, a incentiva a enfrentar seus temores. Com sua ajuda, Cathy começar a acreditar que ainda exista a chance de uma vida normal. Até que um telefonema inesperado muda tudo.
No Escuro nos conta a história de Catherine alternando entre o passado e o presente. No passado, Cathy era uma jovem que adorava sair com as amigas para as festas e aproveitar a vida dançando e saindo com os caras, até mesmo acordando na casa de estranhos sem se lembrar da noite passada, em meio de uma dessas festas, acaba se interessando pelo segurança de uma boate e os dois passam a ter um relacionamento, mas logo Cathy percebe que está sendo controlada por esse homem que parecia ser um amor de pessoa com uma Aparência de deixar qualquer uma babando. Os amigos de Cathy conhecem Lee e o adoram, então não acreditam nela quando ela começa a dizer que Lee a controla e possui episódios estranhos.

No presente, Cathy está morando sozinha em uma apartamento, de onde evita ao máximo sair pois está passando por um estresse pós-traumático que a fez desenvolver TOC, então ela não consegue evitar a compulsão de conferir o tempo todo se está segura dentro de casa, se atrasando para os compromissos e sempre em constante alerta. Seu vizinho novo, um psicologo logo tenta ajudá-la e os dois passam a ficar cada vez mais próximos.

No Escuro foi o tipo de livro que descobri por acaso e assim que coloquei os olhos na sinopse, já estava na minha lista de desejados. Logo consegui em uma troca e isso já faz um bom tempo, porém, só agora finalmente consegui tempo para conferir essa leitura que já devia ter feito há muito tempo. Quem me conhece, sabe que esse tipo de livro para mim é um prato cheio, além de retratar temas como TOC, relacionamento abusivo e se mostrar um suspense tenso e obscuro, a autora também consegue nos prender com episódios que chegam a revirar o estomago de tão chocantes.

Narrado em primeira pessoa pela própria Cathy, aos poucos podemos acompanhar sua recuperação de um relacionamento completamente abusivo e traumático, ao mesmo tempo que também acompanhamos o desenvolvimento desse relacionamento no passado e sofremos juntos com a protagonista pela agonia que ela passou ao ver que seus próprios amigos não acreditarem em suas palavras e a taxarem como louca. Houve partes do livro em que tive que parar de ler para não chorar e imaginar o quanto isso acontece na vida real de muitas mulheres, as descrições que fazia com que eu lacrimejasse e me colocasse no lugar de Cathy.

Não sei nem descrever o quanto o livro me prendeu, me emocionou e marcou. Foi muito bom poder ter a experiência com o livro pois é bem raro achar obras que retratam de forma tão real e assustadora um relacionamento abusivo e que também falam sobre TOC. Enfim, como uma estudante de psicologia, não poderia ser uma pedida melhor por inúmeros motivos.

A autora conseguiu em conquistar e espero poder conseguir ler suas outras obras em breve e só posso torcer para que mexa comigo tanto quanto essa mexeu. Se eu recomendo? Adivinhem. Por favor, corram atrás de ler esse livro e garanto que não conseguirão dormir em paz enquanto a leitura não estiver finalizada.

8 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Se esse livro não tivesse me ganhado pela premissa e capa a sua resenha certamente faria. Acredito que realmente essa uma historia que encanta e emociona. Fiquei super curiosa por saber como a história da Cathy termina
    Dica anotada
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiieee


    Ah preciso muito ler esse livro, to em busca de algo que me prenda tanto, apesar de que ultimamente ando tendo super boas leituras em quanto a thrillers e suspenses, com certeza a dica fica anotada, gostei de saber mais dessa história.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Esse livro está na minha TBR também. Que bom que você gostou. Essa temática é forte, mas rende bons livros.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    Esse é um livro que postergando a leitura, mas sei que quando ler vou amar, ainda mais pelo tema e toda a carga emocional.
    Amei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu AMEI esse livro.
    Achei ele único e fiquei apaixonada por ele.
    Nunca li nada mais da autora, na verdade. Mas comprei um na bienal que pretendo ler já já.
    Parabéns pela resenha e que bom que gostou da leitura!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Catharina, tudo bem?
    Menina, acredita que tenho um livro dessa autora já faz um bom tempo na minha estante esperando pra ser lido, mas estou sempre adiando, porém sua resenha me deixou com vontade de embarcar nessa leitura, o que eu tenho é Restos humanos. Fiquei muito feliz em saber que a autora conseguiu te prender durante a leitura e foi tão importante que te marcou. Primeiro, vou ler o exemplar que tenho da autora na minha estante, mas não tenha dúvidas que você que está me motivando a realizar a leitura, espero gostar tanto quanto você e que em breve leia 'No escuro' também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. olá,Cath. Já tinha ouvido ffalar do livro há muito tempo e confesso que a sinopse tbm me atraiu bastante, mas até hoje não tive oportunidade de ler... gosto dos elementos de suspense mesclados às questões psicológicas, alternância de narrativa no passado e presente e se tiver chance, certamente lerei...bjs...

    ResponderExcluir
  8. Oi, Cath. Tudo bem?
    Faz muito tempo que eu quero ler esse livro! Está na minha wishlist por ter essa vibe até meio de suspense, mas também meio tenso. Adorei sua resenha, deve ter sido bem interessante para você ler mesmo.
    Beijos <3

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo