Prisma Literário: Resenha: Fangirl - Rainbow Rowell

Resenha: Fangirl - Rainbow Rowell

Sinopse: Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série, está sempre antenada aos fóruns, escreve uma fanfic de sucesso e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. Mas agora que as duas estão indo para a faculdade e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto. Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências. Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?

Cath (minha querida xará) é o tipo de garota introspectiva que gosta mais de Simon Snow do que a própria vida (Simon Snow é como se fosse Harry Potter na nossa vida real). Cath sempre foi uma menina que ama escrever e que tem uma grande timidez, diferente de sua irmã gêmea Wren. Ambas estão indo para o primeiro ano de faculdade, longe de casa e da vida que conhecem, o que causa um medo gigante em Cath, e cada vez mais a protagonista se afunda em sus Fanfics sobre Simon Snow.

Rainbow Rowell sempre o teve o poder de me atrair horrores para seus livros, não só pelas capas que são uma das mais lindas que conheço mas também por trazer sempre enredos inusitados e originais dos gêneros que amamos. Desde que li Eleanor & Park (para ler a resenha clique aqui), fiquei impressionada com a criatividade e o entendimento que a autora tem do mundo jovem, Rainbow sabe falar a nossa língua com uma propriedade que poucas auroras conseguem ao arriscar escrevendo sobre o gênero.

A história é alternada entre a rotina da protagonista e a fanfic que ela cria de Simon. Porém, eu sinceramente não gostei nem um pouco da fanfic, para mim foi uma parte bem entediante do livro e que eu menos gostei de ler. Já sobre a vida real de Cath, foi muito interessante ver o quanto a personagem se esforçou e cresceu na nova fase que se iniciou. Para quem está começando a faculdade agora, é um belo livro para ler e se identificar um pouco. Assim como Cath, todos temos medo ainda mais nessa mudança que muitas vezes acusa desconforto, desconfiança e insegurança.

Fangirl é um livro que fala muito sobre amadurecimento, relações e sobre deixar se abrir para o novo. O romance durante o livro também foi extremamente importante já que senti que foi algo que ajudou Cath a ser mais extrovertida e começar a arriscar um pouco, se impor, apesar de não muito.

Apesar de ter demorado um pouco para me prender e embarcar de verdade na leitura, quando aconteceu, consegui me conectar bastante com a maioria dos personagens e realmente imagina-los como meus amigos pois me identificava pelo fato de estar na faculdade e de muitas vezes me sentir como Cath. Então foi uma leitura extremamente valida e preciosa para mim.

A edição está como sempre muito caprichada. A capa com uma cor maravilhosa, a fonte de letra única exclusivamente para os livros da autora e os capítulos muito bem divididos. Espero poder ler mais livros da autora, demorei bastante para conseguir ler esse mas valeu a pena. Recomendo a leitura para todos que procuram algo que te faça refletir e sair um pouco do comum.

12 comentários:

  1. Já escutei Far muito sobre essa autora e seus livros. Ainda não li nenhum deles mas foi bom saber os pontos positivos e negativos desse livro. Obrigada pela sinceridade.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi linda, tudo bem?
    Por mais que este livro não tenha despertado muito meu interesse, gostei de saber os seus pontos positivos, acho uma fofura essa capa!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li nada dessa autora e só escuto e leio coisas positivas sobre o livro. Estou em dúvida de qual ler primeiro. Mais eu amei a sua resenha

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li esse livro, mas tenho curiosidade. Da autora, eu já li Anexos e Eleanor e Park, e, apesar de ter odiado o final de Eleanor e Park, gostei muito da escrita dela em ambos os livros. Gostei muito da premissa de Fangirl e acho que pode vir a se tornar o meu favorito da autora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu tenho esse livro há um tempo, mas nunca consegui engajar a leitura.
    Quando decidi comprar amei a premissa, me parecia uma leitura divertida e leve, mas ao passar do tempo sempre coloco outros livros na frente e nunca leio esse, não sei, não tá me chamando muito a atenção, mas como curto livros que trazem reflexão através de uma boa história por isso acho que vou embarcar na sua resenha e dar uma chance a essa leitura
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Adoro os livros da Rainbow, são únicos, a forma como ela escreve é cativante, seus personagens são gente como a gente. lembro que achei essa parte da fan fic bem monótona, as vezes lia e não entendi muito bem rs, mas a história de Cath e sua nova vida na faculdade é algo bem legal de acompanhar. Estou querendo reler Eleanor e Park, já tem um tempinho que li essa história.

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Taí um livro que nunca tive vontade de ler....não consigo te explicar o motivo kkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Olá, nunca li nada da autora, mas sempre ouço fala de seus livros e já li algumas resenha desse em especial que parece ser uma boa leitura, mas que não faz muito meu gênero. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi! Estou com Eleanor & Park há um tempão para ler, mas não consigo achar tempo para encaixar nas minhas leituras rsrs
    Mas sempre vejo ótimos comentários sobre a escrita da autora, e tenho grande curiosidade sobre essa obra em questão, pois a premissa de uma fangirl tentando escrever um spin off de seu personagem querido deve ser hilário. Proposta bem interessante da Rainbow Rowell.
    Dica anotada! Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Esse livro está no topo da minha listinha de desejados <3
    Gostei de saber que recomenda ele para quem procura refletir haha, me motivou ainda mais a compra-lo. Acredito que por eu estar nessa fase de amadurecimento ele será de grande importância. :)

    ResponderExcluir
  11. Vejo muitas pessoas falando super bem do livro e da autora, mas acho que por ser um livro jovem, não me atrai muito a leitura.
    Curti bastante conhecer um pouco do enredo aqui no seu blog e fico feliz que tenha te ganhado, mas dessa vez, infelizmente, vou passar a dica!


    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Ola, tudo bem?
    EU AMEI FANGIRL !!!!
    Ele é um dos meus livros favoritos e a Rainbow uma das minhas autoras favoritas também!
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo