Prisma Literário: Resenha: Eu Estive Aqui - Gayle Forman

Resenha: Eu Estive Aqui - Gayle Forman

Sinopse: Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal? A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos. Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... E de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida. Eu Estive Aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível.

Cody tem como melhor amiga, a animada e engraçada Meg, uma garota super carismática e com uma vida tranquila aparentemente. Tudo estava muito bem entre as duas, apesar de Meg estar longe por causa da faculdade, as amigas continuavam se adorando mas Cody recebe a notícia de que Meg se suicidou num quarto de motel ao tomar veneno.

Narrado em primeira pessoa por Cody, Eu Estive Aqui retrata a história de uma personagem que não está sabendo lidar com a impotência que sente ao perceber que não fazia ideia de que sua amiga era capaz do que fez. Cody instantaneamente cogita que isso tudo foi armado e que na verdade, meg foi morta por alguém pois não consegue aceitar que a amiga se mataria já que nunca percebeu nenhum indicador disso.

O que mais gostei na leitura foi poder me envolver a ponto de me sentir na pele de Cody e me imaginar na situação dela, imaginar o quanto seria difícil perder uma amiga subitamente sem que eu fizesse ideia do que estava se passando na vida dela para que ela chegasse a ponto de se suicidar. Porém, o mais interessante é ainda é poder investigar com Cody se realmente foi um suicídio ou se foi algo propositalmente feito para parecer um suicídio.

A história envolve não só mistério e drama mas também um romance para lá de conturbado e confuso que ajuda a protagonista a amadurecer e se descobrir cada vez mais, algo que instiga o leitor para que avance mais e mais na leitura. Em alguns momento me peguei um pouco distraída e ansiosa para terminar logo por estar sentindo a leitura um tanto monótoma mas ao mesmo tempo fiquei instigada para o final e confesso que não foi algo clichê e sim perturbador e que nos leva a reflexão. A autora soube muito bem conduzir a história de modo que não ficasse algo típico e com o final esperado.

Eu Estive Aqui realmente me fez pensar muito e refletir sobre todos ao meu redor e atenção que depositamos e dedicamos a cada um e o quanto as pessoas se escondem atrás de mascaras de sorrisos e gargalhadas quando na verdade gritam por socorro por dentro.

No geral, com certeza recomendo a leitura. Já tive outras experiencias com a autora e todas muito positivas de modo diferentes pois sempre gosto muito dos temas abordados. Espero sempre poder ler outros e me impressionar com a habilidade da narrativa e potencial de Gayle Forman.

16 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Nossa, como é bom se conectar com o livro e conseguir sentir o que a escritora está dizendo, acho legal quando acontece isso, já li um livro da autora, mas não foi a melhor experiência que tive, vamos ver se consigo ler esse livro. ótima resenha!
    Beijus

    ResponderExcluir
  2. Hey, Catharina!

    Eu já li esse e alguns outros livros da Gayle Forman.
    Essa não foi a minha melhor leitura dela, mas eu também gostei do livro.
    Ele fala sobre um assunto delicado e acho muito legal o fato de a menina se mexer para descobrir o que aconteceu à melhor amiga. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Que bom que vc gostou do livro, eu acabei ficando bem empolgada em ler depois de todo envolvimento que sentiu durante a leitura.
    Vou procurar ler!
    Parabéns pela resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu li esse livro ano passado e eu não gostei dele achei o pior livro dela que eu li, mas que bom que você gostou do livro

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Li o primeiro livro da autora e não sabia direito do que se tratava esse outro. Vendo sua resenha não sei se teria psicológico para ler esse porque passei por uma situação parecia há alguns anos atrás e realmente é bem complicado. Com certeza a autora acertou em nos mostrar como devemos prestar atenção em quem está ao nosso redor para que não seja tarde demais.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nunca li esse livro e na verdade ele nunca me chamou muito a atenção.
    Curti bastante ver seu ponto de vista sobre a obra, sua resenha ficou ótima, mas vou passar a dica dessa vez.

    O que falar de Stephen King? Apenas que AMO ESTE HOMEM??? huahuahuau
    ótima leitura mesmo! Já leu Doutor sono? É a continuação! Gostei mais ainda que O iluminado!
    Parabéns pela leitura e dica!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Eu só li um livro da Gayle e foi 'O que há de estranho em mim' e achei a escrita dela bem cativante, nem sei ao certo porque não li outros. Acho que a temática de fato nos leva a refletir sobre milhões de coisa, já que o suicídio não é algo fácil de lidar em nenhuma situação. Enfim, vou anotar a dica aqui quem sabe em breve eu não realize a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, já ouvi falar muito desse livro e apesar de gostar da premissa, é um tema bastante em voga, mas ainda não tive oportunidade de ler. Pela sua resenha sei que vou me conectar com a leitura. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Ainda não li nada de Gayle mas tenho muita vontade.
    Meg parece ser uma personagem extremamente cativante e fiquei intrigada para saber os motivos que a levaram a tal ato.
    Nem consigo imaginar como Cody deve estar se sentindo com a notícia e deve ser sido muito difícil para ela conhecer esse lado de sua grande amiga e saber que ela foi capaz de se suicidar. Adorei a resenha e pretendo ler no futuro.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  11. Não sou fã da Gayle, e um livro com um enredo tão denso não é o ideal para o meu momento. Mas acho muito válido quando a narrativa envolve o leitor a ponto de você se imaginar na situação do personagem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi.

    Já ouvi muitas pessoas falando desse livro e o quanto ele é bom. Gosto muito do enredo da obra e adoro a escrita da autora. Já li alguns livros dela e este está na minha lista também. Espero conseguir ler o livro no próximo ano.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Eu já li Se eu ficar, da mesma autora, e gostei bastante. Tenho muito interesse de ler essa obra também. Tive muitas recomendações e comentários positivos sobre ela. Adorei a sua resenha.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Acredita que ainda não li nada da autora? Mas o livro que mai tenho curiosidade de ler é esse, fico muito curiosa para saber o que realmente aconteceu e adoro quando são abordados temas como amizade.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  15. já li alguns livros que causaram essa sensação, apesar de estar gostando, queria que acabasse logo, pois em alguns momentos me via entendiada, distraída. Já li alguma coisa da autora, mas não consegui curtir, espero que com Eu Estive Aqui seja diferente.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Ao ver a capa confundi o livro com “Para onde ela foi” da mesma autora. Achei a proposta do livro muito interessante, já curto um pouco a autora, certeza lerei.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliohant.com.br$

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo