Prisma Literário: Precisamos Falar Sobre Mérli

Precisamos Falar Sobre Mérli

Olá galera, como estão?
Hoje vim para fugir um pouco do assunto livros e falar sobre uma série muito especial: Mérli. A série é original Netflix e descobri bem por acaso com meu namorado. Sabe quando você lê a sinopse e pensa: por que não arriscar? Então descrever um pouco sobre a história e minha relação com ela.

Mérli é o personagem principal que é um professor de filosofia na escola onde seu filho estuda, inclusive, ele dá aula justamente na classe do filho Bruno (que diga-se de passagem, para mim é o pior personagem da série). Mérli é totalmente diferente dos professores convencionais já que além de se mostrar amigo dos alunos, tem um jeito descontraído e irônico de dar aula, o que logo conquista a sala toda mas afasta os outros professores.

Ao longo da série acompanhamos não a rotina de Mérli na escola, mas também a rotina de cada aluno e o quanto o professor influencia na vida pessoal deles. Também conta com bastante intriga e drama entre os adolescentes da sala, seja romance ou vida familiar de cada um. E o mais legal é que cada episodio aprendemos um pouquinho sobre filosofia e filósofos, que foi um dos motivos que a série chamou minha atenção. É muito difícil não conseguir gostar um pouco que for de Mérli, pois é notável a dedicação a amor as aulas e ao mesmo tempo seu jeito completamente oportunista, cínico e irônico mas que ainda assim te fará rir e desejar ter um professor como ele ao longo da vida.

A série aborda diversos temas: homossexualidade, fobia, romance, adolescência e por vezes quebra da ética por parte de Mérli como professor. Me envolvi horrores com cada personagem, seja aluno ou professor e até mesmo pais de aluno, com sentimentos diferentes para com cada um. A ideia de juntar filosofia numa série adolescente foi brilhante já que o tempo todo se destaca o quanto devemos ser livres para pensar e não simplesmente pensarmos oque nosso esperem que pensemos, isso para mim foi o mais forte da série. Pensar fora da caixa, ter opiniões e argumentos válidos e correr atrás de sempre saber mais, é um pouco do que aprendemos sobre filosofia ao longo de capítulos tão envolventes, engraçados e marcantes.

Por hoje foi isso, galera. Daria para falar sobre a série o dia inteiro mas isso traria spoiler a tiraria a emoção de quem irá ver, então arrisquem pois vale a pena.
Por favor me contem se já conheciam a série já que pelo que vejo, não é muito divulgada e pouco conhecida. Ficaram curiosas para ver?
Até maaaais.

15 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Gostei bastante dos assuntos ricos e que merecem ser mais discutidos nesta série! Já faz um bom tempo que desejo conhecer ela, acho que desde o lançamento para ser sincero! Vou ver se dou uma chance em breve, tá bom? Adorei os comentários a respeito!

    Allons-y,

    JUSTIFICOU ♡

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a série, mas ja vi ela no catálogo da Netflix. Achei interessante conhecer um pouco sobre a história.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  3. Sempre vejo essa série nas minahs lsitas da Netflix, mas nunca assisti, vou ver, sim!
    Tem uma série que também aborda sala de aula e relação de professores, é Rita, é uma série norueguesa, muito boa por sinal.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Já vi essa série nas sugestões da Netflix algumas vezes, está sempre aparecendo, basicamente. Já quase comecei a assistir uma vez, principalmente por envolver filosofia, mas só porque achei bem interessante de se abordar numa série, até porque nem sou muito fã de filosofia. Além disso, adoro séries/filmes de ensino médio. Adorei seu post e fiquei mais instigado em assistir.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  5. Uaaaaaau, adoreeei essa dica!!!
    Sou professora e me interesso muito por livros, séries e filmes que retratam nossa rotina! Com certeza vou assistir, até porque adoro Filosofia também =)
    Super obrigada pela dica!! =D

    ResponderExcluir
  6. Nunca ouvi falar nessa série, mas acho que não a veria. Ao menos não agora. Tô numa fase mais medieval no quesito séries e acho que não quero sair desse universo no momento. Porém, gosto de tramas com contexto escolar - como já fui professora, é algo que sempre me traz muitas lembranças.

    ;*

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Eu não conhecia essa série legal saber que é da Netflix, confesso que fiquei um pouquinho curiosa sim para assistir, porém agora estamos com várias outras em andamento, mas vou colocar na minha lista mental e quem sabe dar uma chance vendo o primeiro capítulo um dia desses.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que bacana, sou professora e fiquei interessada, também adoro filosofia e como você, também acho que parece uma boa ideia misturar filosofia e adolescentes, me fez lembrar de O Mundo de Sofia

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de assistir à série! :)

    Acho ótimo quando a serie aborda tantos temas e nos envolvemos assim com as personagens!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. já vi aparecer em indicações mas não dei essa chance como você fez, mas agora fiquei bem curiosa poq gosto desse tipo de série, numa vibe mais reflexiva.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia essa série ainda, mas já vou correr para adicionar na minha lista na Netflix. Adoro séries mais adolescentes e achei a trama dessa incrível. Adorei os temas abordados e saber que tem um professor no papel principal. Além disso, achei bem bacana a série proporcionar tantas reflexões.
    Enfim, adorei a dica e espero conseguir assistir em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post e a dica já estar anotada! Já vou adicionar na minha lista na Netflix.
    Até

    Papo Inverso

    ResponderExcluir
  13. Olá, não conhecia a série é vou da uma conferida nela fiquei curiosa para assistir

    ResponderExcluir
  14. Oie amore,

    Estou vendo tantas séries que está tô querendo zerar elas primeiro antes de começar outras.
    Não conhecia essa até o momento, mas, parece se tratar de uma série bem bacana, estou curiosa por aqui.
    Vou deixar anotada por aqui, obrigada!

    Beijokas!
    Blog Faces de Uma Capa

    ResponderExcluir
  15. Olá, poxa, uma série tão interessante e tão pouco conhecida.Nunca tinha ouvido falar, mas gostei da premissa, da temática e vou anotar essa dica para ver e mostrar a minha irmã que é professora e vai se identificar. Ótima dica!! Bjs

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo