Prisma Literário: Resenha: Watchmen - Alan Moore

Resenha: Watchmen - Alan Moore

Sinopse: Uma das Graphic Novels mais influentes de todos os tempos e um eterno bestseller, WATCHMEN só cresceu em estatura desde sua publicação original, como minissérie, em 1986. Esta edição de luxo, com capa dura, papel especial e formato diferenciado, traz a lendária saga escrita por Alan Moore e desenhada por Dave Gibbons, totalmente recolorida digitalmente por John Higgings, o colorista original. Não apenas isso, o volume de 460 páginas também apresenta uma quantidade de extras jamais vista no Brasil, trazendo trechos do roteiro original, esboços de Gibbons, comentários sobre os personagens, textos dos criadores e mais. Uma edição primorosa que não pode faltar na estante de nenhum colecionador. O ano é 1985. Os Estados Unidos são uma nação totalitária e fechada, isolada do resto do mundo. A presença de arsenais nucleares e dos chamados super-heróis mantém um certo equilíbrio entre as forças do planeta... até que o relógio do fim do mundo começa a marchar para a meia-noite e a raça humana para um abismo sem-fim. A sombria e inigualável trama tem início com ilusões paranóicas do supostamente insano herói Rorschach, um dos Watchmen que patrulhavam os EUA décadas atrás. Mas ele estaria realmente insano ou na verdade teria descoberto uma sórdida conspiração para assassinar super-heróis -- ou, pior ainda, milhões de civis inocentes? Fugindo da lei, Rorschach junta-se a ex-companheiros do passado em uma desesperada tentativa de salvar suas próprias vidas... e o que acabam descobrindo, além de abalar suas estruturas, poderá alterar o próprio destino do planeta Terra! Seguindo duas gerações de heróis mascarados, desde a Segunda Guerra até os tensos anos da Guerra Fria, surge esta pioneira epopéia de ódio, amor, reencontros impossíveis, grandes reviravoltas e muita ação, como só a criatividade de Alan Moore e Dave Gibbons poderia conceber! WATCHMEN foi considerada pela revista TIME uma das cem melhores obras em língua inglesa de todos os tempos.


Watchemen, talvez a melhor historia em quadrinhos já escrita, sendo considerada uma obra literária por muitos, é em minha opinião uma obra perfeita e obrigatória para todos, e garanto, não importa quem você seja, será algo que mudara a maneira como você tudo. Watchmen, foi escrito por Alan Moore em 1986, é obra que se divide em 3 tipos de narrativa, hora é em 1ª pessoa, hora é em 3ª pessoa.

Sendo em grande parte uma historia em quadrinhos, a obra na se limita a isso, tendo varias partes apenas com textos corridos como livro e algumas vezes como um artigo cientifico, o qual ela consegue mesclar todos de uma maneira pura e suave, que faz com que o leitor não se perca em meio a leitura.

A historia se passa nos Estados Unidos, em plena guerra fria, mas com uma diferença, nessa realidade, os EUA ganharam a guerra do Vietnã devido à uma força mais poderosa que qualquer outra conhecida, um “homem”. Alguns anos após o banimento da lei que proibi a ação de pessoas mascaradas combatendo o crime. Um homem, Edward Blake, é assassinado em seu apartamento, com isso uma investigação é iniciada por um homem conhecido como Rorschach, um justiceiro encapuzado que acredita fortemente em teorias conspiratórias, isso e vários outros fatores o levam a crer que alguém esta eliminando todos os antigos justiceiros encapuzados.

A partir dai a trama começa a desenrolar em uma serie de revelações e mistérios que te surpreenderam a cada pagina. Cada capitulo do quadrinho emite um foco diferente e vai variando de personagem, uma hora temos narrativas fortes com Rorschach, outra diálogos longos com Coruja e Espectral e outras com vários monólogos de Manhattan contemplando o funcionamento do universo e do tempo.

Os desenhos foram feitas por Dave Gibbons, que tem traços fortes e cores que remetem à personalidade de cada personagem, junto ao roteiro de Alan Moore. Watchmen é uma obra que se deve ser apreciada. Para aqueles que não quiserem se envolver com a obra por meio da historia em quadrinho, por não gostar desse tipo de leitura, em 2009 foi adaptado um filme dessa obra pelo diretor Zack Snyder, o mesmo diretor de Batman Vs Superman, 300, liga da justiça e outros filmes.

O filme de Watchmen se destaca por sua trilha sonora e efeitos especiais, além de uma fidelidade ao quadrinho que se achava ser impossível de se alcançar, em minha opinião, sem um dos melhores filmes já feitos. Então caso a historia em quadrinhos não lhe atraia, sugiro que dê uma chance ao filme, e caso ele chame sua atenção, parte para a leitura do HQ, pois garanto que não irá lhe decepcionar.

14 comentários:

  1. Só assisti o filme e lembro da briga dos estudios hehehehe.. O quadrinho deve ser incrivel, Watchmen tem uma história muito rica e faz uma bela critica a guerra e EUA , pelo menos entendo isso

    ResponderExcluir
  2. Sempre tô de olho nesse quadrinho nas promoções, tenho muita curiosidade, parece ser uma obra prima mesmo, já que parece que o autor/artista soube criar uma realidade incrível.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia e super me interessei. Com essa explosão que retornou da febre de quadrinhos e hq's já adicionei para uma leitura futura <3

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?
    Não sou muito fã de quadrinhos por esse motivo dispenso a dica. Mas que bom que a leitura lhe agradou.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Sua resenha me deixou culpada por não ter interesse nesse quadrinho, mas em minha defesa vou confessar que não costumo ler HQs de modo geral haha. Normalmente, me limito só aos filmes mesmo e, no caso de Watchmen, nem isso.
    Mesmo tendo gostado de ler sua resenha, é uma dica que vou passar. Mas para diminuir o peso na minha consciência, vou procurar o filme. Quem sabe não acabo me interessando pelos quadrinhos né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar, pra você ver como sou ligada nesse universo de quadrinhos... Rs... Achei bem grandinho pra me animar a ler, mas anotei a dica do filme aqui... Quem sabe ele não faz com que eu me interesse pela leitura.

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu sempre ouvi elogios a esse quadrinho e até comprei uma edição para ler, mas ainda não tive a oportunidade de começar. De acordo com suas impressões, parece ser uma leitura que me agrada, pelo gênero e ambientação. Me deixou com vontade de tirar o meu do plástico hehe. BJs

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Conheci Watchmen justamente pelo filme, e sendo mais especifica por uma música tema dele, e concordo com você em gênero e grau. É um quadrinho belíssimo, não só falando visualmente mas como uma história nunca antes vista. É com certeza uma ótima recomendação para todos.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Eu já vi muitas pessoas falando do filme, mas não fazia ideia de que era uma HQ, eu confesso que fiquei bem curiosa para conferir ambos, acredito que iria gostar.

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    Nunca tinha ouvido falar de Watchmen e adorei a história! Nunca li Graphic Novels e fico receosa, mas me animei porque parece ser muito interessante. Vou anotar a dica!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu já assisti o filme varias vezes e gostei bastante por isso essa é uma HQ que tenho muita vontade de ler *-* Dica anotada.

    ResponderExcluir
  12. Olá.,
    Não tenho o hábito de ler muitas HQ's de modo que, acredite ou não, desconhecia o título.
    Fico imensamente feliz por saber que é tão bom e que consegue surpreender a cada página.
    Achei curioso o fato de as cores refletirem a personalidade das personagens e de como isso foi trabalhado.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  13. Sobre o filme já tinha escutado falar, mas não fazia ideia do HQ, que interessante, adorei poder conferir isso, obrigada pela informação.
    Parabéns pela resenha, está ótima.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá! Não conhecia e fiquei no mínimo curiosa, parece instigante e com uma crítica pertinente para o momento atual, mas, independente disso, acho que preciso ler. Excelente resenha.

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo