Prisma Literário: Resenha: Síndrome Psíquica Grave - Alicia Thompson

Resenha: Síndrome Psíquica Grave - Alicia Thompson

Sinopse: Leigh Nolan, estudante de psicologia, tem tendência a analisar demais as coisas, especialmente quando isso envolve o sexo oposto. Exemplo: por que Andrew, seu namorado de mais de um ano, nunca a convida para passar a noite com ele e dar o próximo passo no relacionamento — leia-se transar? E por que ela passou a ter sonhos eróticos com Nathan, o colega de quarto de Andrew que tanto a odeia? Fatos agravantes incluem: outros alunos de psicologia supercompetitivos, uma professora que precisa urgentemente de análise e uma colegial que acha que a Leigh é ingênua. Diagnóstico? Síndrome psíquica grave: uma aflição na qual uma aluna de psicologia, sobrecarregada por condições, efeitos e desordens, começa a analisar exageradamente a própria vida.









Leigh é uma estudante de Psicologia que está em seu primeiro ano. Entrou na faculdade junto com seu namorado, Andrew que estuda Filosofia. Apesar de ser caloura, Leigh começa a notar que todos já estão pensando na conclusão do curso e nos temas da pós graduação quando Leigh ainda não sabe bem o que quer fazer além de falar/tratar sobre bulimia e outros aspectos do corpo.

Leigh tem notado que Andrew está se tornando um namorado que não faz mais questão da sua presença, pois é um aluno focado nos estudos e textos, esquecendo-se de que tem uma namorada, sem contar a parte da ausência sexual no relacionamento que já existe há um ano. Talvez seja por conta disso que a protagonista começa a prestar atenção de mais no colega de quarto do namorado, Nathan, estudante de matemática que possui uma aparência de metido mas que por algum motivo, faz com que Leigh fique nervosa com sua presença.

Pensem como eu surtei quando um livro com esse título foi lançado, eu, uma estudante de Psicologia que estava justamente no primeiro ano (só não tinha um namorado na época hehe). Foi amor à primeira vista mas infelizmente demorei bastante para adquirir o livro e quando finalmente o fiz, deixei na estante parado por meses à fio, até que tomei vergonha na cara e realizei a leitura com sorriso no rosto a cada página.

Para começar, a cada inicio de capítulo, a autora que também é psicóloga, destaca uma palavra no mundo da psicologia, explicando o significado e relacionando com o capítulo. Ou seja, além de me divertir lendo também aprendi novos termos na área em que estudo.

Sobre a história, só consigo destacar o quão legal foi ver autores, psicólogos e termos da Psicologia sendo usados o tempo todo e poder me identificar bastante com a protagonista em alguns aspectos. O pior da história foi com certeza Andrew, o namorado. Quando li que o tal fazia Filosofia, imaginava um personagem maravilhoso e desconstruído, mas se mostrou um garoto rude, indiferente ao seu namoro e típico. Torcia imensamente o tempo inteiro para Leigh abrir os olhos e cair fora.

Com o passar dos capítulos, a leitura foi me conquistando cada vez mais, entretanto, o ponto alto para mim foi lá para depois da metade, que senti a guinada que Leigh começou a dar na sua vida e então não conseguia mais largar o livro, ia dormir lendo e acordava lendo. Queria falar um pouco mais sobre o porquê fiquei tão feliz e o quanto o final me deixou realizada mas não posso, leiam e saberão.

A edição está muito caprichada. A capa por si só já conquista muitos leitores por ser tão linda e chamativa. Os capítulos são bem divididos, não sendo tão extensos e nem tão breves. A edição do texto no geral está impecável. Por favor, leiam esse livro que apesar de despretensioso e leve, conseguirá te conquistar com personagens bem construídos e termos que você ficará feliz de conhecer sobre psicologia.

16 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    Eu realmente não conhecia esse livro e fiquei louca para ler já menina, gosto de tudo que envolve a psicologia e pode-se perceber esse acontecimento, pode ter com várias pessoas e espero que tenha sido muito bem abordado, pois pretendo ler e achei uma fofura a capa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Tudo?
    Então achei essa capa muito louco e o título bem complicadinho de se falar.rs. Amei a sinopse e sua resenha, rs. Acho que deve ser daqueles livros que vai me abrir um pouco mais a mente para termos e situações e gosto de leituras assim. Tenho uma amiga minha que super curte essa pegada psicológicas ela também é estudante de psicologia então além de anotar para mim repassarei sua dica.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Essa capa é linda e a sinopse me chamou bastante a atenção, eu adoro personagens que tendem a ser estranhas e sua estranheza as torna unica e vez ou outra engraçadas. Sei que irei adorar esse livro :)

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro ainda mas ainda bem que gosatste de fazer a leitura!! :)

    Acho ótimo que ele te tenha conquistado em crescendo ate ao final! E, sim, a capa esta linda! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Catharina!
    Nossa, o livro combinou muito com você!! Achei a capa linda também, mas mesmo assim o enredo não me despertou a vontade de ler. Mesmo assim tenho certeza que ele foi uma leitura ótima, da pra ver pela sua resenha e porque ele tem muito a ver com você!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  6. Oi Catharina! Há uns 6 anos, passei pra 2 vestibulares e tive que escolher entre o jornalismo e psicologia. Acabei indo pro jornalismo, mas hoje continuo com a ideia da psicologia, nem que seja só pra estudar. Me despertou uma curiosidade muito doida esse livro, porque sou eu todinho! kkkkk tenho uma leve tendência a superanalisar tudo ao meu redor. Me identifiquei num nível que tu não entende, sério. Tô evitando comprar livros, mas esse já vai estar na lista de Black Friday :)

    PS: que embuste esse Andrew! Pior que tem mesmo caras assim nas áreas essencialmente humanas (Ciências Sociais e Filosofia). Logo onde a gente acha que vai encontrar uma galera bacana, tem uns e outros machistas escrotinhos pra estourar a bolha... Triste.

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu confesso que já tinha ouvido falar do livro e que ate já estou com vontade de fazer a leitura! :)

    A capa agradou me e o tema também! Acho ótimo que o livro te tenha conquistado tanto!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, é bom ler livros relacionados a área que estudamos né. Eu fico feliz quando aparece uma protagonista que está fazendo o mesmo que eu. Mais eu não tinha conhecimento sobre esse livro vou procurar por ele amei a resenha

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não sou psicóloga, mas adoro psicologia por isso a premissa da obra me chamou bastante a atenção, além de ter achado a capa linda.
    Curiosa para saber como termina a história de Leigh.
    Espero ler em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Adoro livros ambientados na universidade! E essa capa é tão amorzinho que chama ainda mais minha atenção. Gosto de psicologia e espero não ficar perdida com os termos hehe
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro... Fiquei bem curiosa!
    Sua resenha está ótima sua empolgação me deixou ainda mais curiosa com a leitura!
    Parabéns pela resenha e obrigado pela dica! Anotada com certeza!
    Beijo!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Adoro quando as resenhas conseguem passar o que a pessoa que escreve sente com relação ao livro!!! Nunca tinha ouvido falar do livro e nunca li um livro que se passe na universidade, acho que vou dar uma chance pra ele! Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  13. Olá, pela sua resenha o livro parece ter um enredo bem bacana e apesar de não conhecer quase nada de psicologia eu fiquei bastante empolgada para lê-lo.

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Não conhecia o título e achei uma tremenda coincidência eu ter acabado de ler uma outra obra onde a protagonista também faz psicologia.
    Achei incrível saber que entre os capítulos podemos conhecer um pouco mais sobre alguns termos e não sabia que a autora também era psicóloga!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  15. A capa é bem atrativa, mas já vi muitos comentários ruins sobre a leitura que me desanimaram um pouco. O fato dela ser estudante de Psicologia (como eu) foi o que mais me interessou. Vou tentar ler, mesmo assim.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  16. Ainda não conhecia a obra, mas me chame atenção pelo seu conteúdo. Amo a psicologia, apesar de ser formada em outra área, e sempre gosto de ler obras que tratam um pouco desse universo.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo