Prisma Literário: Resenha: Na Ilha - Tracey Garvis Graves

Resenha: Na Ilha - Tracey Garvis Graves

Sinopse: Anna Emerson é uma professora de inglês de 30 anos desesperada por aventura. Cansada do inverno rigoroso de Chicago e de seu relacionamento que não evolui, ela agarra a oportunidade de passar o verão em uma ilha tropical dando aulas particulares para um adolescente. T.J. Callahan não quer ir a lugar algum. Aos 16 anos e com um câncer em remissão, tudo o que ele quer é uma vida normal de novo. Mas seus pais insistem em que ele passe o verão nas Maldivas colocando em dia as aulas que perdeu na escola. Anna e T.J. embarcam rumo à casa de veraneio dos Callahan e, enquanto sobrevoam as 1.200 ilhas das Maldivas, o impensável acontece. O avião cai nas águas infestadas de tubarão do arquipélago. Eles conseguem chegar a uma praia, mas logo descobrem que estão presos em uma ilha desabitada. De início, tudo o que importa é sobreviver. Mas, à medida que os dias se tornam semanas, e então meses, Anna começa a se perguntar se seu maior desafio não será ter de conviver com um garoto que aos poucos torna-se homem.
Anna é uma professora na casa dos 30 que está a caminho de uma ilha tropical para dar aulas ao adolescente TJ de 16 anos, já que o garoto acabou ficando doente e perdendo muito conteúdo. Os pais de TJ então a contratam para dar aulas particulares ao garoto enquanto eles passam o verão na tal ilha. Pelo menos essa era a ideia inicial, até que o inesperado acontece.

Durante a viagem de avião, o piloto começa a ter um ataque cardíaco, perdendo o controle e assim o avião cai em uma ilha que apesar de linda, tem seus perigos já que tubarões rondam por ai. O piloto morre na hora e sobra apenas Anna e TJ que não sabem como sair dessa ilha. Os dois começam a ter esperança de que logo iram ser resgatados mas conforme o tempo passa, começa a ficar claro que não irão mandar resgate.

A história narra então como TJ está evoluindo como homem e a atração que começa a ficar cada vez mais forte entre os dois. O mais interessante é ver a rotina dos protagonistas fazendo de tudo para sobreviver e com certeza foi de impressionar como se viraram tão bem com o que tinham para sobreviver e o quanto a convivência os fez ficar cada vez mais próximos, servindo-se de apoio um ao outro.

Na Ilha é um drama com um enredo diferente e que nos faz ficar vidrados a cada página não só para acompanhar o relacionamento dos personagens mas também o modo como eles lidaram com a solidão e isolamento, e o quanto foram forte já que se pensarmos bem com certeza o ambiente levaria muitos a loucura ou até mesmo a morte. Sei que estamos falando apenas de ficção aqui mas não consigo expressar o quanto pareceu real para mim por conta do talento da autora de criar uma narrativa tão envolvente com personagens tão reais.

Narrado pelo ponto de vista de ambos os personagens, podemos ver e sentir como foi a experiência para cada um. Em determinado momento, a história começa a ficar polmica já que é claro que há um envolvimento entre eles, afinal de contas, eles passam tempo demais na ilha somente com a companhia um do outro. Talvez há quem leia e julgue, mas eu li e consegui entender os fatos, absorver o ambiente e o que dava para ser feito com o que eles tinham para não enlouquecer e para deixar um pouco a tristeza e a solidão de lado.

O livro consegue me surpreender por determinado fatos que acho melhor não mencionar, pois estragaria a leitura de quem pretende ler. Adianto que o livro foca exclusivamente na relação dos dois, os pós e os contras e claro, o que eles enfrentam para ficar juntos. Fiquei bem surpresa com tudo que a leitura me proporcionou e confesso que estava com o pé bem atrás antes de inciar, que bom que arrisquei e tive minhas expectativa superadas.

12 comentários:

  1. Olá tudo bem? gostei bastante da proposta do livro, a capa é linda e acredito que daria uma chance pra leitura, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu já tive esse livro em mãos, mas dei para um sorteio antes mesmo de ler. Li opiniões divergentes nas resenhas, mas é uma leitura que eu gostaria de ter lido na época e sua resenha despertou minha vontade... quem sabe. Bjs

    ResponderExcluir
  3. oii tudo bem ?
    eu já tinha visto esse livro faz um tempo apesar da capa ser linda não me chamou tanta atenção, mais depois da sua resenha fiquei curiosa para conhecer irei procurar o livro pra ler.

    bjsss

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo?
    Não conhecia esse livro, mas achei interessante a história dele. Essa capa está muito linda, mas a história parece nos carregar por poucas e boas já que os dois estão sozinhos nessa tal ilha. Gostei de saber também que o livro intercala a visão dos personagens sempre conseguimos ter uma perspectiva melhor desse jeito certo? Enfim, gostei da dica.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Tenho muita curiosidade de ler esse livro. Acho a premissa bastante interessante.A história parece intensa e retratar muito bem o envolvimento entre Anna e TJ.
    Gostei da resenha e dos pontos que você ressaltou. Espero ler em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Teve uma época em que esse livro esteve bem baratinho nas lojas virtuais, mas acabei não comprando nem sei bem o porquê (e olha que eu estava mega interessada em ler). O tempo passou e até hoje a curiosidade aperta, principalmente por conta da "polêmica" que o livro causou.
    A história parece ser bem intensa, o tipo que consegue me prender. Quando tiver oportunidade, com certeza lerei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Estou com esse livro aqui, já li muitas resenhas sobre esse livro e a cada uma fico mais curiosa. Gosto dessa premissa de mistério e acredito que esse envolvimento polemico seja natural, devido estar somente os dois ali. Tentarei ler ainda esse ano..

    beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, não conhecia o livro, mas depois da sua resenha fiquei bem curiosa para saber como os protagonista vão lidar com essa situação e como o romance vai se desenvolver =) Dica anotada.

    ResponderExcluir
  9. Quando peguei esse livro para ler, não esperava nada dele, e a surpresa de encontrar uma história maravilhosa foi grande. Amei demais os personagens e sofri junto com eles quando passaram por todas aquelas dificuldades. Uma história que recomendo sempre!

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Eu gostei muito da proposta do livro e da sua resenha. Gostaria de saber como a autora abordou um tema polêmico assim. Beijos <3

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Nossa esse livro já vi eles diversas vezes em promoção mas nunca comprei. Confesso que tenho um certo incomodo do relacionamento e ao mesmo tempo tenho curiosidade em conhecer porque quero ver como a autora trabalhou. Sua resenha me deixou bem curiosa sobre isso, ainda mais que você disse que foca no relacionamento. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Desculpa, mas a premissa deste livro não me interessou. Não acharia interessante nem se fosse o contrário.
    A sua resenha foi muito bem escrita, muito detalhada.
    Beijos, Lari (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo