Prisma Literário: Resenha: Eu e Você - Niccoló Ammaniti

Resenha: Eu e Você - Niccoló Ammaniti

Sinopse: Tímido, anti-social e neurótico, mas também sensível, meticuloso e perspicaz, Lorenzo tem dificuldade de se comunicar com o mundo. Para realizar seu sonho de viver isolado, sem conflitos e sem colegas irritantes, esconde-se no porão de casa durante a semana branca – sete dias de férias que os jovens têm direito na Itália. Assim, cria um mundo particular onde pode ouvir música, assistir a filmes no computador, ler e se sentir à vontade. Sua semana de sonhos está pronta para começar quando, de repente, chega uma visita inusitada: a rejeitada meia-irmã Olivia. Em Eu e você, o talento de Niccolò Ammaniti para criar personagens fortemente humanos, pelos quais é fácil afeiçoar-se, e sua capacidade de contar histórias comoventes reúnem-se em um relato sobre mentiras tão pueris quanto inescapáveis, promessas nunca cumpridas e tudo aquilo que se quer, mas não se pode ter. Ou ser. O autor é conhecido por sua escrita corajosa. Em seu primeiro romance publicado pela Bertrand Brasil, Como Deus manda, expôs o mundo dos excluídos, dos marginalizados e dos brutalizados italianos em uma sociedade consumista. Depois, em A festa do século, o autor apresentou a sociedade da vaidade em que as importantes personalidades vivem. Com apenas uma ressalva: não da maneira que elas esperavam.
Eu e Você narrado em primeira pessoa por Lorenzo, um garoto de quatorze anos que tem uma certa dificuldade de se comunicar com as pessoas ao seu redor além de sua família. O garoto não tem nenhum amigo na escola e sua mãe sempre sofreu por conta disso, até que Lorenzo inventa que foi convidado pela colega para uma viagem  com os pais e outros amigos da escola, a mãe de Lorenzo não poderia estar mais feliz.

O garoto logo começa a se questionar pela mentira que contou e não faz ideia de como falar a verdade sem decepcionar sua mãe, até que encontra a saída perfeita: o porão de sua casa. Assim, Lorenzo poderá ficar sozinho o quanto quiser, o que ele mais gosta de fazer na vida, sem decepcionar seus pais.

O livro sempre chamou minha atenção, até que o consegui em uma troca do Skoob e ficou um tempinho parado na minha estante, mas resolvi finalmente lê-lo e fiquei impressionada como um livro tão rápido pode nos fazer ficar refletindo por horas a fio.
"Por que eu devia ir á escola? por que o mundo funcionava assim? A gente nasce, frequenta a escola, trabalha e morre. Quem tinha decidido que esse era o jeito certo? Não se podia viver de maneira diferente?"
Lorenzo é um protagonista que me conquistou muito, adorei seu modo de ver o mundo e algumas críticas que ele faz a rotina em geral, sem contar seu jeito peculiar. Logo também iremos conhecer uma personagem que apesar de diferente, torcemos para ela até o fim.

O livro como eu disse acima, é mega rápido, o li em meia horinha durante uma viagem de ônibus e o único defeito é que a autora poderia ter se aprofundado mais em muitos assuntos super fortes, mas imagino que a intenção era uma leitura mais rápida. O final do livro é totalmente triste e chocante e nos deixa em estado de tristeza por um bom tempo.

Após um bom tempo que li o livro, também consegui ver o filme inspirado no roteiro. Adorei a adaptação por se mostrar tão diferente e inteligente quanto o livro. Os personagens são muito fiéis e assim como no livro, Lorenzo é um menino que por se mostrar tão diferente dos adolescente, acaba sentindo-se também, deslocado e isso foi retratado muito bem na história.

Uma leitura maravilhosa e que recomendo à todos os amantes de um bom drama.

14 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Não conhecia a obra e fiquei bastante intrigada sobre esse jeito Lorenzo de ver o mundo. O fato de ser uma leitura rápida é outro diferencial pra mim. Amei as suas impressões, por isso vou add a minha lista de leitura
    Bom saber que tem um filme baseado na obra, vou procurar depois da leitura também
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, que interessante, um livro que nem conhecia e que também tem uma adaptação :o A história do Lorenzo me parece interessante.
    Por ser uma leitura rápida, acho que seria ótimo para mim, já que ando super ocupada, vou procurar ♥

    ResponderExcluir
  3. nossa, vc leu super rápido mesmo :O a história deve ser bem impactante... fiquei curiosa com o enredo, e ando atrás de leituras italianas... anotei a sugestão... depois procuro o filme tb...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu não conhecia a obra ainda mais fiquei bem curiosa com essa premissa e legal que você leu bem rápido pois mostra que a leitura é instigante e envolvente! Eu achei o livro bem interessante e com certeza vou querer ler.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, não conhecia a história, mas achei a premissa bem bacana e fiquei curiosa pra ler. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, nem mesmo o autor, porém a história parece ser bem envolvente e instigante! Fiquei aqui ja com muita vontade de ler !

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar deste livro. Ainda bem que gostaste e aconselhas a leitura!

    Enfim, eu devo dizer que adoro que a leitura seja tao instigante. Mesmo que não aprecie muito dramas...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro e fiquei bastante interessada na história! Parece ser bem interessante!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Fiquei bem curiosa quanto a história, ainda não conhecia, e me interessei bastante principalmente por dizer que a personagem te conquistou bastante e por ser um livro rápido. Quem sabe não curo uma ressaca aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Esse título não me é muito estranho e nem o personagem do Lorenzo, mas não me recordo de onde já vi ou ouvi falar. Fiquei intrigada para conhecê-lo de forma mais profunda, pois achei a personalidade dele interessante e gosto de livros narrados por personagens jovens.
    Vou anotar a dica para ontem.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia a obra, mas como gosto de drama e leitura rapida, super vou anotar a dica!!
    Obrigado!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Oie,
    Nunca tinha ouvido falar do autor e dos livros dele, mas pelo que foi dito todos são espetaculares. Não gosto muto de leituras curtas, gosto que desenvolvam mais o assunto, mas achei legal o livro e vou anotar a dica.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Não conhecia a obra, mas a premissa é bem interessante e fiquei intrigada para saber como terminou essa história de Lorenzo inventar uma viagem para ficar no porão de casa sozinho. Será que sua mãe descobriu?
    Adorei a resenha e anotei a dica.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  14. Oi! Não conhecia o livro nem o filme, mas achei interessante a premissa, por tratar de assunto bem polêmico. Fiquei triste por causa do final ser triste, e a questão de ser uma leitura rápida me deixou intrigada (de quantas páginas seria?) Vou tentar ler! Beijos!

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo