Prisma Literário: 5 Livros que Podem ser Substituídos pelos Filmes

5 Livros que Podem ser Substituídos pelos Filmes


Muitas vezes por acharmos um livro muito grande ou um pouco caro para ser comprado, optamos por suas adaptações cinematográficas, mas até onde isso é viável? Entenda: não digo que todo o livro deve ser substituído pelo filme. Muitos filmes pecam muito e acabam afundando a historia e certas vezes até fazendo possíveis leitores rejeitarem o livro, como ocorreu com Percy Jackson. Também existem filmes fantásticos, mas que são completamente diferentes de seus livros, com o caso de Jurassic Park I e II. Porem, existem filmes que foram adaptações tão boas que muitas vezes compensa assistir o filme caso você não tenha um interesse tão grande no livro, ou então leu o livro mas tem medo de ver o filme e acabar se desapontando, aqui apontarei os cinco que, em minha opinião, poderiam ser trocados por seus filmes sem estragar a experiência do leitor.


Harry Potter

Apesar de não ser um guia tão completo quanto é seus livros, o filme apresenta toda a história do livro de uma maneira ótima, sendo adorado pelos fãs e considerado uma ótima adaptação. Todos os filmes foram gravados com a presença da escritora J.K. Rowling, o que facilitou para que o filme seguisse em cima da linha de uma boa adaptação, contendo cenas que inclusive são exclusivas de sua versão cinematográfica e que viraram cenas marcantes para os fãs da saga. Apesar de ter iniciado a franquia de filme com tropeços, logo os filmes se arranjaram e conseguiram se manter firmes aos livros, se tornando marcante até para os que nunca nem sentiram o cheiro dos livros.


Senhor dos Anéis

Talvez uma das maiores adaptações já feita na historia do cinema, Senhor dos Anéis é um filme gigante que mundo a indústria do cinema e a abriu um leque de possibilidades para os diretores que tem a missão de adaptar livros. O filme tem uma trilha sonora que jamais poderia ser pensado em um livro, e cenários gigantescos que fazem você questionar como podiam ter feito melhor, o filme é magico e uma ótima adaptação, talvez uma das melhores já feita, em certos momentos posso dizer que o filme supera o livro, não pela historia, mas pois há cenas que não há como descrever em um livro, como uma cavalgada até a morte em câmera lenta ao som de um canto doce de um hobbit. essa cena faz o coração do espetador partir devidos os vários tons misturados, algo que talvez não tenha o mesmo efeito no livro para alguns. Apesar de sua "sequencia" O Hobbit, não ter sido considerada boa, acho que vale a pena ser vista também, porém seu terceiro filme desfoca muito do livro, tendo muita historia extra sem nada a acrescentar na historia principal.


2001: Uma Odisseia no Espaço
Um livro talvez não muito conhecido por alguns, que apenas acreditavam que existia apenas o filme, mas uma surpresa, o livro também existe (clique aqui para ler a resenha), então depois não deixe de dar uma conferida. O filme é um marco para o seu ano, sendo um dos responsáveis por uma das trilha sonoras mais marcantes da história do cinema. O livro transmite de forma simples e pura o enredo do filme, sem acrescentar ou remover muita coisa, tirando todo o sumo do livro e o apresentando ao espectador, de maneira que ele compreenderá perfeitamente sem dúvidas adicionais ou questionamentos sobre algo que está acontecendo. Dirigido pelo inesquecível Stanley Kubrick, adaptou através do enredo do livro de Arthur C. Clarke, quis transmitir com seu livro que virou símbolo e referencia para a cultura pop. O único problema da adaptação é que foi feita apenas para a primeira obra, enquanto o livro é composto por 4 livros separados, o que deixa um espaço para, talvez, futuras adaptações.



It: a coisa
Esse ficou famoso recentemente por sua adaptação, mas sabia que havia uma versão anterior a essa de 2017? O filme It: Uma Obra Prima do Medo, foi feito em 1990, um filme fantástico. Futuramente haverá um texto comparando as duas adaptações, mas por enquanto vamos tratar apenas da adaptação de 1990, onde foi apresentado um longo filme de mais de 3h de duração para um livro de mais de mil paginas! O filme é uma adaptação digna, bem feita para a época e retrata o terror transmitido pelo livro de uma maneira ótima, tendo seus personagens bem feitos e interpretados, com as clássicas transições temporais que são características do livro. O filme só não foi melhor feito por causa da época, em que a censura não permitia que muitas cenas fossem mostradas devido seu teor sexual e violento, mas isso não faz o filme ser menos macabro. Tendo durante toda a sua extensão, o gosto que só o Stephen King consegue deixar na nossa boca e os pensamentos que nos fazem cogitar absurdos, o filme é um livro colocado em uma tela, com cor, textura. som e muitos gritos.





O Guia do Mochileiro das Galáxias

Esse talvez seja o que mais divide opiniões entre todos aqui da lista, sendo adorado e odiado por fãs. Mas explico o motivo pelo o qual o coloquei na lista. Assim como Harry Potter, o filme teve a presença do escrito, Douglas Adams, durante suas gravações. O fato fez com que a linha de adaptação fosse mantida, porém, certas partes foram mudadas pelo próprio escritor, ao qual queria que fossem retratadas de outra maneira, por se tratar de um meio de mídia diferente do livro, com ferramentas que ele jamais teria a sua disposição durante a criação de um livro. No livro A espetacular vida de Douglas Adams e do Guia do Mochileiro das Galáxias (clique aqui para ler a resenha), o autor descreve a dificuldade que foi para adaptar o livro de maneira que ficasse bom. Também se sentiu satisfeito da maneira como foi feita, pois se seu livro fosse um filme, seria exatamente da maneira como aquele filme foi. Apesar dos outros quatro livros não terem sido adaptados devido problemas com a produtora, o filme único mostra seu valor como sendo uma adaptação forte e digna.


Apesar dos livros serem "substituíveis" por seus filmes, sempre é bom manter a leitura, nunca um livro conseguirá sobressair seu livro, mas se você procura boas adaptações para fazer sua vontade de ler o livro aumentar ainda mais, essas foram os cinco que eu recomendo que faça isso.

14 comentários:

  1. Ola,
    Achei muito interessante seu post, concordo com você em vários. Amei a adaptação do Senhor dos Anéis achei que ficou explendida, tentei ler o livro, mas não consegui Hobbits cantando me dão coisas rs. Gostei muito do It e da adaptação também vou querer conferir sua comparação sobre os dois me avisa quando sair.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2017/09/outlander-viajante-do-tempo-de-diana.html

    ResponderExcluir
  2. Super concordo contigo menina, eu sou louca por HP, já li os livros e fiquei fascinada, mas o harry do filme faz parte da minha infancia com toda certeza, it a coisa ainda não assisti e nem li, mas pretendo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu post, apesar de não trocar o livro It a coisa e Harry Potter por nada, os filmes são ótimos porem tem coisas nos livros que gostaria que tivessem sido repassados para as telonas kkk <3

    ResponderExcluir
  4. Olá! Amei esse post, eu as vezes opto por assistir, claro que prefiro livro mas é como vc disse, falta grana, o interesse não é tão grande e as vezes precisamos até estar por dentro para poder trocar ideias nos blogs e redes sociais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Eu confesso que estou a ler HP 5, e que realmente os filmes não poderão ser um guia tao completo... Afinal de contas, são 750 paginas!

    Mas compreendo que a experiencia e o sentimento passado seja semelhante. QUero ver também Senhor dos Aneis (ou ler, não sei bem.. ahahah).

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Ai eu senti uma dor no coração quando li o título da sua postagem, mas te entendi. Eu primeiro vi HP pra depois ler. Não consigo nem ver nem ler O senhor dos anéis. Estou lendo It e adorando!
    Quero muito ler/ver 2001: uma odisseia no espaço.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Achei legal a lista! Sempre vou preferir Harry Potter em livro, apesar dos filmes serem maravilhosos (excluindo Ordem da Fênix) e até hoje não assisti os filmes de O Senhor dos Anéis, apesar de ter curtido bastante os livros. Não sabia que 2001: Uma odisseia no espaço tinha filme, sou bem curiosa com o livro e tenho um misto de amor e ódio com o Guia.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Que post polêmico haha. Com exceção de Crepúsculo, cujos livros acho péssimos, não acredito que algum filme consiga substituir o livro que o originou.
    Mas o que me incomodou na sua lista foi ver Harry Potter aí. Não só acredito que os filmes não chegam aos pés dos livros, como acho que as adaptações foram se tornando menos fiéis ao longo do tempo. Os três primeiros são muito próximos aos livros. Já o quinto filme omite informações essenciais e o sexto é praticamente outra história. Desculpa, mas nessa discordo tive que discordar totalmente de você.
    Com relação aos outros citados, não li os livros e alguns nem vi o filme, então, não vou emitir opinião haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oiee! São aqueles filmes que tem um fandom imenso hein? Alguns eu tentei ver mas não curti, mas It A Coisa eu tô louca pra assistir. Haha.

    ResponderExcluir
  10. OIe,
    Concordo com o que você falou no final a respeito da leitura ser sempre melhor e mais completa. Não vi todos os filmes citados, mas acho O Senhor dos Anéis bem fiel aos livros, o mesmo não posso dizer sobre O Hobbit.
    Harry Potter também é bem fiel, não tenho do que reclamar.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  11. Oi, adorei a ideia do post.
    It é um que nunca lerei ou assistirei a qualquer filme.
    Mas Senhor dos Anéis é meu amor. Tanto os filmes que são bem fiéis quanto os livros. Mas ainda assim acho que o entendimento dos livros é muito mais completo, principalmente as tradições e acontecimentos base. Não podemos dizer isso do Hobbit, infelizmente.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi. Então, eu concordo que os filmes do Harry Potter é um resumo muito bem feito, e como a maioria dos resumos falta algum detalhe importante, ou sei lá. Eu não diria que seja substituível, mas enfim.
    Já O Senhor dos Anéis eu li, e estou adiando para ver a adaptação, não sei porque, pois adoro o Ian, meu eterno Gandalf *-*
    2001 só vi ao filme, e sabia do livro, inclusive quero ler.
    Comprei It do Stephen King pq amo a escrita dele, mas também adoro os papéis do Tim Curry no cinema então pretendo assistir essa obra em breve.

    E O Guia do Mochileiro só li também, então não posso opinar. Mas sei que o Martin Freeman é um dos principais, e eu também adoro esse baixinho hihi
    Adorei o post! 😘

    ResponderExcluir
  13. O Guia do Mochileiro eu só li, mas achei o livro incrível. Que bom que o autor acompanhou a adaptação e concordou com as mudanças. Em Harry Potter passei muita raiva com coisas esquecidas, então não aconselharia a trocar os livros pelos filmes, mesmo em geral sendo boas adaptações. Senhor dos Anéis eu li antes dos filmes começarem a ser lançados e acho tanto a experiência de leitura quanto a de assistir incríveis, mas sei que tem gente que fica mega entediada com a escrita do Tolkien, então pra essas pessoas acho válido ver os filmes.

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo