Prisma Literário: Resenha: Simplesmente Acontece - Cecelia Ahern

Resenha: Simplesmente Acontece - Cecelia Ahern

Sinopse: Você acha que é possível existir amizade verdadeira entre um homem e uma mulher? O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para a outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Desde crianças, Rosie e Alex viviam juntos. Todo mundo achava que eles tinham nascido para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família de Dublin para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de e-mails, mensagens de textos, cartas, cartões-postais... Ele se tornou um cirurgião renomado... Ela continua correndo atrás do sonho de trabalhar em um hotel luxuoso. Os desencontros, as circunstâncias e uma absurda falta de sorte os mantiveram longe um do outro – até agora. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples. Resta saber se eles vão ter coragem de apostar tudo, inclusive a própria amizade que os une, num amor para a vida inteira. Que tipo de surpresa o destino reserva para eles desta vez? Cecelia Ahern nos presenteia com outra de suas histórias de amor mais do que possíveis, mas não por isso menos mágicas... Os personagens de Simplesmente Acontece são cativantes e supercomuns – e é justamente por isso que torcemos tanto para que sejam felizes. As lições deste livro? A vida passa rápido, e alguns erros, mesmo que pareçam bobos, podem carregar você para longe da felicidade.
Simplesmente Acontece é um livro que narra a trajetória ao longo dos anos de dois amigos: Rosie e Alex. Ambos se conhecem e são melhores amigos desde a infância. Podemos acompanhar não só a amizade deles como a vida no geral por meio de e-mails, cartas, bilhetes e mensagens. Ao chegar da adolescência, ambos passam a traçar caminhos diferentes por acontecimentos na vida, tanto esperados quanto inesperados e o que tentam manter no meio disso tudo, é a amizade que construíram ao longo dos anos.

A adaptação do filme que foi ao cinema há um tempo atrás, fez bastante sucesso por ser uma história tipica de comédia romântica e diga-se de passagem, com muitas reviravoltas. Eu assisti ao filme no cinema, como sempre, quis ler o livro antes mas acabou não rolando e decidi ler o livro agora no fim de 2016. Não sabia que o livro se passava por mensagens, então foi uma surpresa para mim, porém, achei uma ideia diferente.

A diferença entre o livro e o filme é bem grande, contudo, a essência da história prevalece quase a mesma e a construção dos personagens também. Cecelia Ahern criou um enredo onde se mostra como uma amizade pode durar anos a fio, apesar da distância e dos acontecimentos da vida. A autora também mostra que ainda que duas pessoas querem estar juntas, a vida pode demorar para fazer isso acontecer, ou então as próprias pessoas podem demorar para fazer isso acontecer.

Quem conhece a história, sabe como Alex e Rosie custam a entenderem que um gosta do outro e como inúmeros impedimentos acontecem para que ambos não se juntem. É incrível como o mundo vai a favor do casal separado. Além do mais, é algo interessante que mostra o lado bom da amizade mas também as brigas, diferenças e distanciamento que acontece uma hora ou outra em toda amizade, mas que se for verdadeira e se os dois quiserem sinceramente, não acabará.

Não tive como escolher entre o livro e o filme pois tiveram diferenças demais, principalmente pelo livro ser narrado dessa forma mais diferente. Posso dizer que foi uma adaptação de acordo com o livro e para quem adora uma comédia romântica com muuuuitas reviravoltas, esse é um ótimo exemplo tanto de leitura como de filme.

17 comentários:

  1. Eu adorei esse livro mas estranhamente eu gostei mais do filme kkkk Até pq no livro ele só ficam juntos muitoos anos depois já velhos e isso me entristeceu kkk

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    sabe que gostei mais do filme do que do livro? A tradução dele não foi muito boa pra mim, e achei ele confuso por causa da narrativa feito por mensagens.

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?
    Acredita que o livro não rolou pra mim mas o filme é um dos meus favoritos? Estranho eu sei mas achei o livro um tanto enrolado demais quanto que no filme isso não acontece muito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. nunca assisti o filme e nem li o livro mas me parece bem interessante essa historia vou add a minha lista de leituras, bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi!!
    Não sei porque, mas nunca senti interesse em ler esse livro, quando vi que tinha o filme na Netflix eu até pensei em assistir, mas acabei não assistindo.
    A trama dele não me conquista a ponto de procurar para ler, mas quem sabe ainda de uma chance ao filme.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Oiii tudo bem?
    Eu apenas assisti ao filme, então eu não posso falar muito do livro o que me deixou desapontada foi ver essa diferença que possui, quem sabe eu não iria gostar tanto se tivesse lido primeiro o livro, mas como assisti ao filme não pretendo ler.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    Assisti o filme baseado nesse livro há uns bons três anos e adorei!! Mas o texto original em si não gostei, nossa, não consegui ler! Achei a narrativa muito desorganizada e acabei desistindo =/

    ResponderExcluir
  8. Oi Catharina, não cheguei a ver o filme ainda, mas já conhecia o livro, apesar de também não ter lido. Este detalhe da narrativa ser feita em troca de mensagens é bem diferente, gostei de saber,
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Oi, já ouvi falar nos dois mas ainda não li nem assisti, mas pelo jeito acho que vou assistir primeiro, pelos comentários acima acho que foi mais aceito. Adorei sua resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  10. eu li esse livro e vi ao filme, mas não gostei, não sou o público alvo.

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu vi que muitas pessoas comentaram sobre a narrativa do livro se dá de forma diferente e que o filme acaba fugindo disso e tal, mas há muitas formas de contar a mesma história não? Além disso, acho que dá uma dinâmica maior e foge das comparações. Não li nem vi o filme, mas quero fazê-lo em breve. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu adoro essa história, é tão simples mas com um envolvimento enorme rs' o livro foi um custo para terminar, pois era beem extenso, entre idas e vindas, em alguns momentos achava a narrativa tediosa e muito repetitiva, mas finalizei. O filme é meu queridinho, já assisti muitas vezes e sempre que passa dou uma olhadinha hahaha.. a amizade desses dois é linda e tão fofa!

    beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olha, nunca tinha lido o livro porque vi o filme e não achei assim tão legal. Agora, depois de sua resenha, fiquei bem curiosa em ler e ver as diferenças!!!
    Dica anotada!!
    Obrigado! <3

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá! Tenho curiosidade em ler o livro mas ainda não tive oportunidade. Gostei bastante da sua resenha. Acredito que vale a pena conferir, super bjooooo

    ResponderExcluir
  15. Eu tentei ler esse livro mas infelizmente pra mim ele não funcionou achei bem lento e nada fluído mas o filme eu amei horrores kkk coerência nada né? kkk

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Eu já conhecia esse livro por outros blogs, o filme eu nunca assisti. Gostei da sua resenha, ficou muito boa, mas infelizmente a premissa não me conquistou, não me chamou tanta atenção!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Eu já assisti o filme e é lindooo, amo de paixão!!!!
    Adorei sua resenha, me fez matar um pouco da saudade
    Bjs

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo