Prisma Literário: Resenha: Não Era Você que eu Esperava - Fabien Toulmé

Resenha: Não Era Você que eu Esperava - Fabien Toulmé

Sinopse: Como lidar com uma filha com deficiência? Nesta graphic novel autobiográfica, Fabien Toulmé fala com emoção, humor e humildade sobre um encontro inesperado de um pai com sua filha que possui Síndrome de Down. O casal enfrenta o nascimento de uma criança especial. É como uma tempestade inesperada, um furacão. Quando a menina nasce com a síndrome, até então não diagnosticada, a vida de Fabien desmorona. Indo da fúria à rejeição, da aceitação ao amor, o autor fala sobre a descoberta de como é ser diferente.
*Livro cedido em parceria com a Editora Nemo para divulgação. 







Fabien narra aqui sua própria história, ou melhor, uma parte de sua vida que começou com o nascimento de sua segunda filha, Júlia, portadora da Trissomia 21. Fabien nos conta com uma sinceridade tão forte que em alguns momentos, você se sente quase que como um amigo que está lendo uma carta escrita exclusivamente para você.

Assim que sua mulher engravida, o protagonista se sente empolgado pela segunda filha estar a caminho. Porém, começa a haver uma insegurança grande de sua parte quando assim que a criança nasce, Fabien percebe traços diferentes e particularmente semelhantes a traços de crianças com Síndrome de Down. Logo começa um grande conflito dentro do personagem que não consegue nem ao menos pegar sua filha no colo.

Foi muito difícil ler o livro com um olhar empático e neutro, sem julgar o personagem e tenho que demonstrar aqui minha grande admiração por ele ter sido tão sincero nas páginas mesmo sabendo que poderia ocorrer pensamento ruins de leitores. A relutância em relação que à filha é absurda e eu como leitora, não me senti na posição de julgar, afinal, a situação aconteceu com ele e não comigo. Fabien não se sente conectado a filha, chegando até mesmo a desejar que ela não tivesse nascido e isso foi de grande choque para mim.

Imagino que a intenção do quadrinho tenha sido mostrar o quanto há a desinformação sobre a síndrome e como o pré conceito e senso comum domina o pensamento de muitos, assim como dominou a cabeça de Fabien, fazendo com que ele tivesse preconceito com a própria filha. Imagino que para muitos pais é extremamente difícil lidar com a surpresa de um filho com a síndrome, justamente por imaginar como o mundo, os familiares e todas as pessoas ao seu redor irão lidar com isso, ou até imaginar como a rotina da família será.

O livro tem o poder de mostrar que crianças portadoras da síndrome na realidade podem ter uma vida completamente normal e que quase sempre o desenvolvimento, cognição e comportamento dependem mais do ambiente e criação. E o quanto elas precisam de amor e se mostram crianças carinhosas e amorosas.

Só posso dizer que foi uma leitura incrível, tanto para informações sobre a síndrome quanto para levara  história com carinho e ver o quanto o autor desenvolveu e conseguiu superar seu medos, pré conceitos e etc. Espero com certeza poder ler outras obras que surgirem e amar o tanto que amei essa.

16 comentários:

  1. Olá Catharina você é uma fofa sabia?!
    Flor adorei a resenha e seu post desse livro que ainda não conhecia até vir em seu blog e conhecer. Este livro ao ler a Sinopse: é rico em tristeza, decepção, amor, felicidade e muitos por ques! O Título do livro é bem forte e impactante... "Não era você que eu esperava... Quem ler esse livro vai aprender muito a lidar com criancinha anjinhos com essa doênça que já declararam os especialistas que tem como eles conviver com essa Sindrôme sem problema algum! Eles não tiveram culpa e nem os Pais deles nascerem assim não é verdade?!
    Bjos.:
    http://keilyces.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu realmente adoraria ter a oportunidade de ler um livro desses menina, é superação e um tapa na cara na cara da sociedade sobre o maldito preconceito com seres tão indefesos. Também seria ótimo para quem possui filhos com sindrome e quer aprender a superar, dica anotada e pretendo ler assim que possível.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Não conhecia a obra e já coloquei na meta de leitura, afinal sou formada e em educação especial e nada melhor do que um olhar verdadeiro sobre a situação, mesmo que ele tenha sido bem duro consigo e com a criança. Obrigada pela dica Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Não fazia ideia da existência desse livro.
    Adorei a sua resenha, e já estou curiosa para conferir a leitura. Sei que é o tipo de livro que irá me deixar muito sensível durante a leitura.
    Ótima dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Catharina, este livro é incrível mesmo, fiquei de boca aberta quando o li. Não esperava a reação que o Fabien teve no início, e fiquei muito brava com ele. Mas foi um belo caminho que ele percorreu. Uma lição de vida.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Muito interessante a temática do livro, principalmente por tratar mais da inclusão das pessoas que possuem essa sindrome. Com certeza é uma obra que darei uma chance.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  7. Olá Cath, tudo bem?
    Mulher, preciso desse livro.
    Sou professora e estou tentando me especializar na área de educação inclusiva. Claro que toda informação é bem vinda e esse livro me pareceu maravilhoso.
    Claro que vou adquiri-lo só tenho a te agradecer pela super dica
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie amore,

    Pela capa parece se tratar de um livro bem leve e gostoso de ser lido.
    No entanoto ao ler sua resenha vi que o livro é bem interessante e com uma temática bem bacana.
    Gosto desses livros que mostram crianças especiais, vou anotar a dica por aqui!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  9. Achei incrível o autor ter sido tão aberto e sincero ao escrever essa obra. Já vi gente tendo a mesma reação que ele, mas felizmente depois tudo se acertou. Muitos pais acham que é o fim da vida ter uma criança com a síndrome, muito por causa de desinformação mesmo. Gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  10. Ai que amor, nunca tinha ouvido falar, mas só pela sua resenha eu já me apaixonei <3 quero pra ontem!!!

    ResponderExcluir
  11. Já me emocionei só pela resenha e a parte da rejeição. Eu não li ainda, acho maravilhoso trabalhos assim que vem e descomplicam os julgamentos e pensamentos que temos de pessoas gente como a gente. A síndrome de Down é algo tão comum mas que tem muitos olhares tortos ainda... Eu já conheci crianças assim e elas são tão amorosas! Amei

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Amo livros que abordam temas do cotidiano, apesar deles sempre serem extremamente forte e real. Mas é algo que me agrada muito <3

    ResponderExcluir
  13. Oii
    Que livro incrível! Já tive a chance de ler um livro sobre esse tema e simplesmente amei! Vou anotar a dica com certeza ainda mais que é quadrinho.
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Nossa, muito obrigada por apresentar esta obra, é o que estou procurando, parece uma leitura mais que motivadora, necessária e indispensável.

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu não conhecia esse quadrinho, mas pelos seus comentários parece estar muito bom além de falar de forma sincera de um tema serio =) Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  16. Acho lindo esses livros que mostram a deficiência não como algo de ser impossível de se viver, mas como algo que podemos nos adaptar, são poucos autores que sabem trabalhar com isso, fico feliz que você tenha gostado da leitura, sério.

    Beijos

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo