Prisma Literário: Resenha: Duna - Frank Herbert

Resenha: Duna - Frank Herbert

Sinopse: A vida do jovem Paul Atreides está prestes a mudar radicalmente. Após a visita de uma mulher misteriosa, ele é obrigado a deixar seu planeta natal para sobreviver ao ambiente árido e severo de Arrakis, o Planeta Deserto. Envolvido numa intrincada teia política e religiosa, Paul divide-se entre as obrigações de herdeiro e seu treinamento nas doutrinas secretas de uma antiga irmandade, que vê nele a esperança de realização de um plano urdido há séculos. Ecos de profecias ancestrais também o cercam entre os nativos de Arrakis. Seria ele o eleito que tornaria viáveis seus sonhos e planos ocultos? Ao lado das trilogias Fundação, de Isaac Asimov, e O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien, Duna é considerada uma das maiores obras de fantasia e ficção científica de todos os tempos. Um premiado best-seller já levado às telas de cinema pelas mãos do consagrado diretor David Lynch.

*Livro cedido em parceria com a Editora Aleph para divulgação.

Frank Herbert, autor da grande serie de livros Duna, tem a primeira edição da serie relançada 50 anos após o lançamento de sua primeira edição, com uma arte de capa fantástica e historia cativante, essa obra atemporal retorna para uma nova geração poder conhecer essa consagrada obra que lhe faz sentir como se lesse um livro sobre a terra-media de Tolkien.

O livro acompanha a historia de  Paul Atreides, que tem sua vida mudada após conhecer uma mulher com conhecimentos mágicos (ou seriam tecnológicos?) desconhecidos por ele, e que o inicia em uma jornada pelo árido e hostil Planeta Deserto, Arrakis, onde passara por uma serie de desafios para se mostrar digno de pertencer a uma antiga irmandade que dizem que ele jamais conseguiria fazer parte.

Apesar da historia parecer simples, ela não é tão simplória assim. Duna apresenta uma serie de jogos políticos e historias paralelas que se intercalam e forma uma única linha histórica, é difícil não comparar o livro a Senhor dos Aneis, pois sua escrita, narrativa e complexidade em historia se assemelham de maneira espantosa, pois assim como "Frodo deve apenas levar o anel até Mordor", Paul deve apenas concluir os desafios no planeta Arrakis, o que não quer dizer que as historia iram se resumir apenas a isso, pois quem conhece senhor dos anéis sabe a quantidade de historias paralelas que circulam a historia principal ao longo da narrativa.

O livro tem sua narração em terceira pessoa, com um foco em diversos personagens, cada um com um perfeito desenvolvimento e propósitos que lhe levam a considerar até o mais coadjuvante tão importante quanto o personagem principal, apesar de não ter me identificado com os personagens, eles me cativaram de uma maneira tão incrível que senti que eu estava vivendo aquela historia e estava em meio a ela, sentindo medo da grande criatura de Arrakis e sendo cortado pelos ventos e a areia fina do planeta.

o livro pode ser considerado atemporal pois aborta uma serie de questões politicas e sociais que podem ser colocadas em qualquer era de nossas vidas, além de ter partes filosóficas que lhe fazem refletir sobre se não estamos vivendo dentro do livro, o que eu torna fascinante é que você irá pensar assim independente de onde você mora, ou em que ano você o esta lendo, ele consegue se encaixar perfeitamente em qualquer situação.

recomendo essa obra a qualquer um, porem ele tem uma leitura que pode ser cansativa para quem não esta acostumado a livro longos e detalhados (como Senhor dos Aneis, O nome do vento, As crônicas de gelo e fogo, etc) porem se esse tipo de livro lhe chama a atenção, você estará fazendo a melhor escolha dessa vida ao ler esse livro, pois ele irá te marcar e você conhecerá uma historia e um universo que jamais esquecera, repleto de aventuras, ação e momentos aos quais você irá querer reler e viver varias e varias vezes.

13 comentários:

  1. Que incrível menina, eu não conhecia esse livro por mais que ele tenha um nome tão conhecido na fantasia, com toda certeza adoraria lê-lo e conhecer o porque de ser assim, ótima resenha e queria vê-lo em edição física para ver se vale a pena comprar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. oiiii tudo bem ?
    ainda não conhecia , achei bem interessante mais irei passar, gostei bastante da resenha mais realmente não rolou.

    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, e apesar do enredo me interessar, acabei ficando com um pé atrás por conta desta leitura cansativa por conta dos destalhes. Não que eu não goste de detalhes, mas tem autores que acabam errando a dose, pelo menos para mim.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Hey!
    Sou louca para ler esse livro, desde o seu lançamento tenho visto muitas coisas que com certeza me deixaram super empolgada com a leitura. Ultimamente tenho lido muitas obras atemporais e tenho ficado muito encantada com a qualidade. Dica anotada, o livro já está na minha lista.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá, achei a premissa interessante e graças a god não tenho problemas com leituras longas, especialmente as que valem a pena e essa parece ser uma delas. Fiquei curiosa para saber mais sobre a obra. BJs

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser muito interessante, apesar de não ser bem um gênero que eu tenha o hábito de ler, fico curiosa em relação a essa premissa,
    Adorei a resenha, esclarecedora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Achei a premissa interessante, mas não sei se leria, pois sai totalmente da minha zona de conforto. Mas não descarto a leitura futuramente.
    Gostei muito da resenha e dos pontos que você ressaltou.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Amei, amei, amei.
    Já quero ler.
    Essa série ganhou capas incríveis, e todo o cuidado da editora.
    Sei que amaria a história. Preciso desse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. essa capa é belissima, desde que vi o lançamento fiquei a fim de ler...adoro o gênero, e faz um tempo que nao leio nada nessa vibe... curti a comparação com LotR <3
    bjs...

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Primeiramente devo dizer que amei a capa do livro.
    Não conhecia a história, mas fiquei muito interessada, principalmente pelo fato de poder ser comparada a Senhor dos Anéis.
    Espero poder ler futuramente. Beijos

    ResponderExcluir
  11. O livro parece ser bem interessante, mas não me chama muito atenção para ler, pois não gosto muito de livros que tratem de política.
    Porém sei do quanto ele é famoso e acho que vale a pena ser lido.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Sabe que eu não conhecia esse livro ainda e para ser sincera não chamou minha atenção, não é um gênero que me agrada e um livro que eu passaria na frente dos outros para ler. Uma pena que não me interessou. Então eu não leria ele ainda, mas talvez um dia daria uma chance.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, acredita? Agora estou super curiosa para ler hahaha A comparação com Tolkien atiçou ainda mais minha curiosidade, sou muito fã de Senhor dos Anéis. Adorei a resenha, espero poder ler esse livro o quanto antes.
    Beijos,
    Karina.
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo