Prisma Literário: 5 Graphic Novels com Temas Sensíveis e Tocantes

5 Graphic Novels com Temas Sensíveis e Tocantes

Olá pessoas.
Como estão?
Eu sempre gostei muito de ler graphic novels mas infelizmente não faço o tanto quanto gostaria, ainda assim, tenho algumas que se destacam na minha estante e que gostaria de falar sobre com vocês. Estou tentando inserir mais na minha rotina de leitura e conforme eu for lendo, com certeza trarei aqui para vocês. Quem lê sabe o quão gostoso é, quem não leu, deveria tentar.


Retalhos foi o primeiro que me despertou curiosidade e que eu realmente queria ler. Depois de muito tempo, consegui compra-lona época que trabalhava na Cultura e deixei o livro parado durante um boooom tempo. Quando finalmente dei uma oportunidade, foi o tipo de leitura que me prendeu e que consegui matar em duas tacadas. O livro nos faz pensar sobre o quão difícil é crescer, sobre mudanças no nosso corpo, amor e todos esses temas sobre rotinas. Ou seja, é o tipo de livro que parece que nós mesmos escrevemos e desenhamos. RESENHA

Já com Parafusos foi amor à primeira vista. Afinal de contas, estamos falando de um quadrinho que apresenta o tema depressão e bipolaridade e eu sou uma estudante de psicologia, então com certeza quis para ontem. Demorei muito para iniciar a leitura, e confesso que demorei para engatar já que a autora tem um modo peculiar mas ainda assim, quando dei por mim, já estava hipnotizada pela narrativa, pela arte e pela história que nos faz se colocar no lugar dela o tempo todo.

Pílulas Azuis é uma graphic novel que irá ter como assunto principal a AIDS. Eu não sabia bem do que se tratava, fui totalmente cega e com certeza se tornou uma de minhas favoritas por retratar o tema de forma tão aberta, com informações e uma história extremamente envolvente que nos faz se conectar com o protagonista quase que instantaneamente. RESENHA

Minha leitura mais recente foi Não Era Você que eu Esperava. A Editora Nemo tem um grande diferencial por abordar temas bem específicos em quadrinhos e eu gosto muito disso,. Dessa vez, o tema foi sobre Trissomia 21. Além de ser uma história tocante e sensível, também conseguimos ter informações muito importante sobre portadores da Trissomia 21. quase como se fosse uma cartilha dinâmica. Uma leitura maravilhosa.

Daytripper eu ganhei de um amigo que praticamente me obrigou a fazer a leitura e só posso agradece-lo pois foi uma experiência unica e deliciosa. Cheio de acontecimentos, reflexão, originalidade e diversos adjetivos que nos fazem querer ler tudo dos autores da história. A arte é simplesmente linda e delicada, que nos faz admirar cada desenho como se fosse único.

Por hoje é isso, galera. Espero que tenham gostado das minhas dicas, tentarei trazer mais ao longo dos dias, pois estou disposta a conhecer ainda mais sobre o gênero. Me contem se possuem o costume de ler graphic noval, se já leram algum desses e claro, por favor, me ddem dicas pois serão muito bem vindas.
Até a próximaaaaaaa.

20 comentários:

  1. Olá
    Algumas GN da sua lista estão na minha lista de desejos. Eu não tenho nenhuma GN e quero mudar isso o quanto antes, pois adoro esse tipo de história.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. Oii!!! Gostei muito dos temas dos livros e me parecem interessantes. esse mês estou me dedicando mais a leitura, o tempo mesmo que eu gostaria, e estou aproveitando para fazer tudo que gosto esse mês, porque depois a rotina volta rs
    Beijos.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse retalho é o que mais tenho vontade de ler menina, uma amiga minha leu e amou muito e sempre acaba me recomendando, gostei de ver suas diversas dicas e adoro tudo que tenha um tema sensível.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Infelizmente eu tive pouco contato com esse tipo de livro, no entanto, acho que estou perdendo uma boa leitura. Adorei as dicas e vou anotar algumas.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  5. oiii tudo bem ?
    eu ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma delas mais conheço duas que me chamaram atenção algum tempo , Pílulas Azuis e Daytripper agora me deu vontade de ler HAHAHA.


    bjss

    ResponderExcluir
  6. Olá, como vai?
    Eu nunca li nada nesse estilo, mas fiquei bastante curiosa para conhecer. Gostei das dicas que você deu e vou procurar saber mais sobre elas, tenho certeza de que será um pontapé para me aventurar nas graphics noval.

    Bjins! <3

    ResponderExcluir
  7. Hey, Catharina! (Eu acho linda a sua foto de perfil)

    Não sou muito fã de Graphic novels, nem HQ', mangás, nem nada do tipo... rsrs
    Porém, tenho muita vontade de ler Pílulas Azuis, pois vejo muita gente recomendando e falando muito bem sobre a história.
    Já as demais não me chamam muito a atenção.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. oi, adorei todas as indicações, quero ler Pílulas Azuis, já li resenhas sempre positivas sobre.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Confesso que não tenho uma opinião formada. A única que li foi de Crepúsculo e eu até gostei, acho que precisaria tentar mais vezes para saber se gosto ou não.
    Eu gostei bastante das capas dos livros, sou daquelas que escolhe livros pelas capas, infelizmente. Gostei das dicas que deu e vou procurar mais a respeito.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oii
    Adorei suas indicações! Eu já tenho Daytripper e todas as outras já estão na minha lista de desejados.
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Amei as suas dicas!
    Eu só li Pílulas azuis e gostei muito, é um tema muito delicado e pouco trabalhado.
    Tenho curiosidade, muita, em ler Retalhos.

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ler Retalhos e Pílulas Azuis, me parecem ser histórias maravilhosas.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  13. Olá adorei conhecer um pouco sobre os livros, confesso que nunca ouvi falar de nenhum mais já anotei todas as dicas, beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu só conhecia a penúltima, mas depois de ler seus comentários fiquei curiosa para ler todas *-*

    ResponderExcluir
  15. Oi!!
    Nossa eu não sou de ler esse tipo de livros, mas você citou alguns bem interessantes.
    Vou anotar o nome de duas que mais chamaram a minha atenção, Pílulas Azuis e Daytripper, vou ver se encontro elas na livraria.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  16. adorei essa postagem. Daytripper me deixou numa bad por semanas, que quadrinho fdp de bom... mas infelizmente ainda nao possuo a versão fisica dele...
    tenho vontade de ler Retalhos e Pílulas azuis... os outros dois nao conhecia mas me deixaram curiosa...
    bjs,Cath...


    p.s: curti o novo visu do blog... ^^

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Sobre ver Daytripper aqui, ADOREI <3 Peguei as outras como dicas, apesar de já ter ouvido falar, e principalmente por causa dos temas que trazem pois me identifico. Ótima postagem <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Das que você citou eu só li Pílulas Azuis, achei ela muito sensível. Vou procurar ler as outras.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Acompanho somente algumas da DC, então não conhecia as suas indicações. Me interessei bastante por retalhos.
    Gostei muito do seu post!
    Beijos, Lari(laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  20. Oiiii tudo bem??
    Acredita que eu ainda não li nenhuma GN??
    Achei super interessante o seu post e suas dicas, vou procurar saber mais desses livros porque me pareceram muito bons. :)

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo