Resenha: O Pequeno Principe - Antoine De Saint-Exupéry

06:15

Sinopse: Livro de criança? Com certeza. Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi. Como explicar a adoção deste livro por povos tão variados, em tantos países de todos os continentes? Como explicar que ele seja lido sempre por tanto milhões e milhões de pessoas? Como explicar a atualidade deste livro traduzido em oitenta línguas diferentes? Como compreender que uma história aparentemente tão ingênua seja comovente para tantas pessoas? O Pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia a dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.

Resenhar esse livro talvez seja uma das tarefas mais difíceis que já tive, afinal quase todos conhecemos essa obra e falar sobre requer cuidado. É um livro que, mesmo que você tenha lido apenas uma vez na vida, se torna importante e inesquecível a partir do momento em que ele te cativa. O Pequeno Príncipe foi lançado pela primeira vez em 1943, nos EUA e desde então, já ganhou inúmeras adaptações e novas edições, tendo sido traduzido em mais de 200 línguas diferentes. O enfoco que quero dar é apenas ao simples livro de 93 paginas, com aquelas belas aquarelas e textos bem encaixados, escrita simples e que, para muitos, é o primeiro contato que se tem com o pequeno garoto de cabelos dourados e feições inocentes.

O Pequeno Príncipe foi escrito pelo francês Antoine De Saint-Exupéry, durante seu exílio nos EUA, sendo a única edição lançada com o autor ainda vivo, lançado apenas cerca de 3 anos depois na França, em uma edição sem as aquarelas. O livro ao qual temos acesso nos dias de hoje, pela editora Agir, foi baseado na edição americana, com as aquarelas originais do autor, mas com um vocábulo e escrita que nos da a possibilidade de sentir o sotaque francês nas palavras.

O livro conta a historia do ponto de vista de um aviador (que pode-se deduzir, como sendo o próprio narrador se pondo na historia), contando como foi sua experiência ao conhecer o Pequeno Príncipe, após sofrer uma queda de avião no deserto do Saara.

Abordando uma serie de pensamentos e colocando o leitor para pensar a cada pagina lida, o autor nos faz refletir sobre coisas simples mas ao mesmo tempo importantes, e garanto à vocês, se não leram ainda, ao lerem, irão chorar pelo menos uma vez durante a leitura.

O livro recebeu varias adaptações diferentes, tendo um filme em stop-motion em 1974, uma série animada na década de 80, varias peças de teatro nos tempos atuais, e talvez a adaptação mais importante que já teve, que foi o filme de 2015. O filme inovou no quesito de adaptar a obra, não adaptando ela diretamente, mas colocando duas pessoas como protagonistas, uma que esta crescendo rápido demais e O aviador, que conta para essa criança a historia do pequeno príncipe. Assim vemos a obra pelo olhar de alguém que a esta conhecendo pela primeira vez, o que torna esse filme uma animação fantástica, é como ele é bem dividido entre computação gráfica e um stop-motion todo pintado em aquarela.

Recomendo o livro á todos, crianças ou adultos, qualquer um, se você gosta de ler ou não. Conta apenas com 93 paginas, não vai levar mais de uma horinha do seu dia, e eu garanto que será memorável. Se já leu o livro, já conhece bem a obra, assista ao filme de 2015, pois irá amar, não conheço ninguém até hoje que tenha lido o livro e feito uma critica negativa sequer ao filme.

Poderá gostar também de

14 comentários

  1. Amo esse livro, e também recomendo a todas as idades e diferentes pessoas. Esse livro nos ensina muito!
    É um dos meus livros favoritos.

    Beijos
    http://descobrindolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Larry tudo bem?
    Eu sou apaixonada por essa obra menino, todo ano é um ritual meu ler e me encantar, o pequeno principe incentiva a gente para tantas coisas lindas e é sempre bom incentivar a leitura do mesmo, ótima resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?
    Vou te confessar mesmo sabendo de todo o sucesso desse livro acredita que eu ainda não li? Poise tenho que criar vergonha na cara e fazer essa leitura em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, Larry! Tudo bem?
    Você acredita que eu nunca li esse clássico? Pequeno Príncipe é um livro que quero ler tem tempos, preciso dar um jeito de ler antes de terminar o ano. Gostei da sua resenha, está de parabéns!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Com certeza resenhar essa obra é muito difícil. Isso é certo. Eu, pelo menos, tenho muita dificuldade em colocar em texto os sentimentos que me arrebataram durante uma boa leitura. E com esse, não seria diferente.
    Porém, sua resenha está incrível e foi uma delícia relembrar essa história incrível.
    Parabéns, me emocionei mais uma vez,
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Acredita que ainda não fiz essa leitura? Uma falta de vergonha na cara rsrs
    Assiste a animação de 2015 e gostei demais da forma como a obra foi apresentada.
    Tenho certeza que a cada página somos levados a refletir e acho isso muito interessante na leitura.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  7. Olá, quero assistir o filme. Li o livro só esse ano, nessa mesma edição, e é uma leitura bem rápida mas que pode trazer reflexões interessantes para o leitor.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Ah Pequeno Príncipe <3 Um clássico para mim, cheia de lições e coisas a se refletir. Com certeza é indicado para todas as idades. Adorei <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Já li esse livro e o achei tocante e reflexivo. Dizem que a cada releitura reformulamos a nossa impressão, cada vez que lemos, mudamos o nosso conceito e o nosso ponto de vista. Estou dando um tempo pra reler e vê se isso de fato funciona. rsrs
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Peguei este livro emprestado para ler e quase não o devolvi...
    É encantador e tem muitos pensamentos que não passam de uma grande verdade
    Me apaixonei por ele literalmente quando li.
    Bjos.:
    http://keilyces.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
  11. Ólá! Esse é um dos livros mais lidos e apaixonantes. Um clássico que deve ser compartilhado e lembrado sempre. Ótima sua resenha. Ótimas leituras, bjoooooo

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Esse livro é uma lindeza e concordo que é bem difícil falar sobre ele, eu até hoje não consegui escrever uma resenha dele rs' as vezes bate aquela vontade de reler.. quem sabe ainda esse ano eu não releia... adorei a sua resenha!

    beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Larry,
    O Pequeno Príncipe é daqueles livros que a cada etapa da vida que você o lê, tem uma percepção diferente. Ele te toca de maneira diferente! Uma obra prima pra ser lida e relida diversas vezes. Amei a sua resenha!
    Abraços,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Esse livro é muito fofo, mas apesar de gostar, nunca parei pra assistir nenhuma adaptação. Acho que vou procurar uma hora dessas :)
    Adorei a resenha!

    Bjs:*
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seguidores no G+

FANPAGE

Veja também