Resenha: Tudo que se Perde, Tudo que se Ganha - Clarissa Corrêa

06:15

Sinopse: Se tem algo que não existe é a perfeição! Mesmo assim, estamos sempre correndo atrás da última novidade para secar a barriga ou para deixar o cabelo perfeito. Ser mulher muitas vezes parece ser um desafio diário que requer paciência, motivação e, principalmente, força de vontade! Força de vontade para lidar com as eternas insatisfações femininas, motivação para manter a autoestima em alta, paciência para lidar com quem ainda não percebeu que a beleza vai muito além daquilo que foi definido como padrão. Atenta a todas essas angústias que povoam o universo das mulheres, Clarissa Corrêa nos envolve com suas divertidas narrativas que mostram tudo o que se perde ao assumir que estamos infelizes e tudo o que se ganha ao se concentrar na mudança.
*Livro cedido em parceria com a Editora Gutenbeg.





Clarissa Côrrea é uma autora que já está na minha estante há um bom tempo por conta das publicações de suas crônicas que sempre conseguiram me trazer reflexões, lágrimas e sorrisos. Então assim que soube do lançamento desse livro, já o quis na estante apesar de não se tratar de um tema com o qual me identifico, já que nesse livro a Clarissa está focando em dietas, dicas e desabafos sobre estar acima do peso.

O livro é composto por diversas crônicas que falam sobre a época em que Clarissa estava acima do peso e o quanto foi impactante e difícil para ela superar essa fase e voltar ao seu peso normal. Apesar de deixar claro que não tem nada contra pessoa gordas, a própria não se sente bem ao se olhar no espelho e ver que engordou muito.

Como sempre, suas crônicas conseguem atrair a atenção e prender bastante e como ressaltei acima, não era bem um livro que eu me identificava por na verdade, me considerar abaixo do peso. Mas ainda assim, o livro se mostrou acolhedor por retratar questões do dia a dia e até mesmo apresentar um depoimento de uma modelo que sempre esteve abaixo do peso para poder desfilar na passarela, e o quanto isso a incomoda.

O livro consegue nos fazer refletir sobre como estamos levando a comida na nossa vida e a alimentação no geral, afinal, não é segredo para ninguém que somos o que comemos. Ao ler umas páginas, me senti tomando bronca ao ver o quanta besteira como, por mais que eu não engorde, obviamente a alimentação reflete na minha saúde. Você não precisa ser gorda para ter uma saúde ruim ou ser magra para ter uma saúde boa.

O livro atrairá mais pessoas que estão querendo emagrecer e posso dizer que é uma leitura legal para se identificar, pegar umas dias e principalmente para refletir sobre o amor próprio. Gosto muito da Clarissa por ela sempre ressaltar o quanto devemos nos amar independentemente da opinião alheia, afinal, ninguém veste nossos pés para andar. Então foi uma leitura mega válida para afirmar ainda mais minha autoestima e o quanto ela precisa estar presente em todos os momentos da nossa vida. Só assim é possível amar o próximo e mostrar o quão bonita você é.

Apesar de ter sido uma leitura satisfatória, não foi o melhor que li da Clarissa. Pois senti que em outros livro a abordagem dela era mais séria e nesse ficou algo informal demais, porém, pode ter sido realmente a intenção da autora e eu que não consegui me conectar justamente por não ter passado por situações semelhantes.

A edição, como sempre, está maravilhosa. Editora Gutenberg capricha tanto nas capas quanto nas folhas tão gostosas de se ler e na fonte de tamanho perfeito. São crônicas mega rapidinhas de serem lidas, eu li o livro em duas noites mas é uma dica perfeita para se ler naquelas viagens de ônibus e metro depois de ter pensado o dia inteiro e está procurando algo para distrair.

Poderá gostar também de

26 comentários

  1. Oi tudo bem,
    a capa desse livro é muito bonitinha, mas não e bem o tipo de livro que eu faria a leitura no momento, geralmente não tenho tido boas experiências com crônicas, por isso vou deixar a dica passar
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ah que capa lindinha menina, eu fiquei apaixonada com toda certeza, eu gosto muito de livros de crônicas e até o momento pretendo ler, ótima resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. oiii tudo bem ?
    a capa e linda, mais infelizmente o livro não me chamou atenção mais irei da uma chance futuramente. parabéns pela resenha...

    bjssss

    ResponderExcluir
  4. Olá adorei a proposta que o livro traz, a capa é linda, e fiquei bem interessada em conhecer o trabalho da autora, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Que enredo interessante este mesmo que não tenha sido o melhor que vc leu da autora , seria para mim o primeiro abordando a estima através do peso. Amei a dica e já foi para listinha! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Amei a capa e a tua resenha.
    Não tinha visto ainda esse livro por ai, achei bem interessante o tema abordado. Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Conheço o trabalho da Clarissa, e gosto dos textos dela, mas este livro não me interessou, justamente por conta do tema de dietas ou que envolvam este tema.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito de crônicas, mas acho a capa desse livro linda!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Confesso que eu ainda não conhecia a autora, provavelmente pelo fato de que não tenho muito o hábito de ler crônicas. No entanto, achei muito interessante a temática do livro, ainda mais pelo fato da autora ressaltar a importância do amor próprio e de se amar independente da opinião dos outros.
    Adorei a resenha e vou deixar a dica anotada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oiiie!

    Que capa mais fofa!! Acho que este livro não leria, mas fiquei curiosa e vou buscar seus outros textos.

    Parabens pela resenha

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, adorei a capa desse livro, ficou muito fofa! E parece ser muito interessante, essa questão de peso é complicado, e uma publicação assim é bem interessante, pois alem de dicas, ajuda a elevar a autoestima. Valeu a dica! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não conhecia o livro nem a autora, e gostei da proposta. Esse livro vai servir como uma luva pra mim, já que tenho hábitos errados em questão de alimentação. gostei da dica.
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  13. Olá, nunca li nada da autora, mas adorei a reflexão contida no livro, desde a capa e acredito que uma leitura importante, pois vivemos nessa ditadura de corpo. Inclusive eu, me submeti a uma cirurgia bariátrica, por não consegui chegar a um peso considerado normal. Com certeza um ótimo livro. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu amo crônicas <3 mesmo mesmo! Achei a pegada desse livro muito bacana, ainda mais num momento como esses em que se fala tanto de empoderamento, aceitação e busca da autoestima. Lembrei de conversas que tive com uma amiga gorda que passou por abalos em relação ao peso... é um tema bem sensível mesmo e que precisamos conhecer e conversar mais sobre. :)

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Adorei a capa, não sei se leria porque não quero ficar levando bronca também kkkk
    Achei muito interessante por ser um livro de crônicas, certeza que iria me gostar muito.
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  16. Oie amore,

    A capa desse livro sempre me chamou a atenção... mas não lembro de ter lido nenhuma resenha dele até então.
    Gostei do que vi por aqui e anotei a dica aqui, ainda mais por você ter comentado a preocupação da autora em relação ao amor próprio, algo que vai me fazer bem ler no momento.
    Adorei a resenha!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  17. Olá! Tudo bom?
    Não conheço a autora, mas me pareceu um ótimo livro, realmente a capa está maravilhosa. Gostei dessa temática sobre como estamos levando a comida, bem bacana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Oi tudo bem, Odeio quando a autora muda o jeito que escreve, pois você já está acostumada e até gosta de uma leitura um pouco mais séria.

    ResponderExcluir
  19. Clarissa Côrrea escreve umas coisas bonitinhas para o público jovem, leve, fluida e agradável.

    ResponderExcluir
  20. Oi Cath,
    Como você mesma disse, o importante é ter saúde e estar bem consigo mesma.
    Não é um gênero que me agrada tanto, então vou deixar a dica passar. Valeu!
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos
    www.garotosperdidos.com

    ResponderExcluir
  21. Acho leve a escrita da Clarissa, me agrada. E como também escrevo crônicas, não resisto ao que leio. Valeu a dica!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Ainda não li nada da Clarissa, mas tenho muita curiosidade, Esse livro está na minha lista no skoob, mas ainda não tive oportunidade rs' gosto quando as autoras trás assuntos como esse em seus livros, pois tem muita gente que pode se identificar. Espero ler em breve! Essa capa é muito fofa!

    beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem? Acho que comigo aconteceria ao contrário, rolaria uma identificação maior com o tema afinal passo por isso. Não conhecia a autora e suas crônicas e por isso fiquei meio (?) no início mas depois fui conhecendo melhor. Com certeza para mim é uma dica anotada e a capa é bem bonitinha.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Não sabia sobre esse livro e achei a capa tão fofinha e o tema tão interessante, irei procurar mais sobre o livro, creio que realmente precisamos pensar melhor no que comer, Dica anotada meu bem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá; Tudo bem??
    Eu não conheço os trabalhos da autora... achei a capa uma gracinha, mas não curto muito esse estilo literário..
    Fico feliz que tenhas gostado da leitura.
    Bjoo

    ResponderExcluir
  26. Olá...acho a capa dessa obra muito linda. Já vi algumas resenhas e curti muito a sua, parabéns.

    Abraços

    ResponderExcluir

Seguidores no G+

FANPAGE

Veja também