Resenha: Um Certo Verão - David Baldacci

08:47

Sinopse: Diagnosticado com uma doença terminal, Jack passa seus últimos dias se despedindo da esposa Lizzie e de seus três filhos. Inesperadamente, uma nova tragédia se abate sobre a família: Lizzie sofre um acidente de carro e morre. Com isso, as crianças são obrigadas a morar com outros parentes. Quando tudo parecia perdido, Jack se cura e reencontra seus filhos. Num verão inesquecível, ele luta para reconstruir a família e reaprende a amar.
*Livro cedido em parceria com a Editora Arqueiro para divulgação.








Jack é um homem feliz com sua esposa Lizzie e seus filhos, leva uma ótima vida mas logo tudo isso é colocado em provação quando Jack é diagnosticado com câncer que está avançando cada vez mais rápido, logo os médicos lhe dão apenas alguns meses de vida. Quando Jack já está se acostumando com a ideia e tentado aceitar sua morte, Lizzie morre em um acidente, então Jack é mandado para uma casa de repouso enquanto seus filhos vão morar com os avós.

Ao passar dos dias, o protagonista está cada vez mais angustiado por ter que morrer ali sozinho sem estar ao lado das pessoas que ama e não querendo aceitar a morte repentina de Lizzie e a ideia de seus filhos crescerem órfãos. Em uma noite, Jack acaba sentindo uma melhora e no passar dos dias, essa melhora se avança ainda mais e acontece o que ninguém esperava: Jack está curado.

Narrado em terceira pessoa, o autor nos apresenta um drama onde a superação é o ponto principal do enredo, já que Jack estava esperando sua morte e agora terá que aprender a lidar com seus filhos sem a esposa e passar por cima de muitas barreiras para isso. Jack se mostra um pai dedicado e mesmo assim é difícil para os filhos aceitarem uma realidade sem a mãe e Jack fará de tudo para sustentar as crianças mesmo que isso signifique não ser presente na vida deles.

O livro sempre chamou muito a minha tenção, tanto por essa capa tão bonita quanto pelo enredo em si, eu não dispenso um drama. De fato, é uma leitura que conseguiu me prender bastante, tanto pelos capítulos rápidos e bem divididos quanto pela narrativa super leve e tranquila. Esperava algo um pouco mais tranquilo e recheado de detalhes e nessa parte confesso que em decepcionei um pouco. Diria que foi uma leitura menos emocionante do que esperava, mas mesmo assim, não deixou de ter seu valor e sua marca.

Ao longo do enredo, podemos conhecer personagens cativante e importante para a história que logo conquistam nossa simpatia, mas como eu disse, poderiam ser melhor desenvolvidos. O foco da história passa a ser o modo que Jack encontra para sustentar e criar os filhos da melhor forma e ás vezes torna-se difícil de encontrar, além da superação da morte da esposa e principalmente as surpresas de sua vida nova.

O final do livro é daqueles típicos e clichês mas que nos fazem sorrir e suspirar. O livro vale bastante a pena, ainda mais por ser algo tão rápido e singelo de ser lido, sempre quis ler algo do autor e estava precisando de uma leitura mais desse gênero, então para mim foi uma ótima escolha.

Poderá gostar também de

32 comentários

  1. Olá
    Sempre quis poder fazer essa leitura, e adorei conferir suas impressões a respeito. Por mais que apresente um final clichê, imagino mesmo que seja de suspirar, conforme pude compreender em seu texto. Fiquei com mais vontade de conferir!
    Beijos,F

    ResponderExcluir
  2. Oi! Esse livro é tipo ACEDE, quando você acha que uma pessoa vai morrer e na verdade quem acaba partindo é outra. Mas essa história de recomeço é muito legal, ainda mais para um pai que precisa lidar sozinho com os três filhos, tentando a todo custo sustentá-los e seguir em frente. Talvez eu leria!
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Fiz a leitura da sinopse e terminei com a seguinte frase: ai que lindo! O livro parece ser um drama lindo, surpreendente e diferente dos quais estou acostumado a fazer a leitura. Já anotei ele para a minha lista de desejados e estou esperando uma oportunidade surgir urgentemente, amei! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  4. Eu também adoro um bom drama. Confesso que a capa e título não chamaram minha atenção, mas, com certeza leria. Histórias com superação sempre vale uma tentativa. ;)

    ResponderExcluir
  5. Só a sinopse já me deixou: Meuu Deus! tenho que ler, que coisa linda!
    Parabéns pela resenha! Amei!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá; ainda não conhecia esse livro e a capa já me chamou muito a atenção. Que situação tensa a que o personagem vive! Gostaria de realizar essa leitura.

    ResponderExcluir
  7. Oiii!
    Que história incrível. Eu ainda não conhecia esse livro. Fico imaginando o quando deve ter sido dificil descobrir que tinha câncer e pouco tempo depois a esposa dele morrer. Deve ter sido devastador, mas sempre há uma luz no fim do túnel, não é mesmo? Achei bem interessante, e com certeza eu faria a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Catharia, achei a capa bem parecida com os livros do Nicholas Sparks e saber que o final é um pouco clichê, mas que te fez suspirar, me deu uma baita vontade de ler agora!!!
    Amei a dica
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Que livro mais lindo, com toda certeza eu adoraria ter a oportunidade de realizar a leitura, sua resenha me deixou bem animada, por mais que achei meio clichê, ainda quero ler.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Drama demais para o meu gosto... apesar disso o livro parece ótimo e tem vários pontos positivos, não faz meu estilo, mas é um prato cheio para qm gosta

    ResponderExcluir
  11. Oie! Tudo bem?

    A capa é linda não nego, mas infelizmente a proposta e o gênero do livro não fazem a minha cabeça! Por isso irei deixar passar a dica, mas fico feliz que por mais que você esperasse algo a mais na história, ela no final tenha tido o seu valor e você tenha gostado de realizar a leitura!

    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Assim que comecei a ler a sinopse, eu pensei comigo mesma "esse é um livro que eu adoraria ler". A tragédia de surpresas da vida realmente é algo que pode render uma boa narrativa. Fiquei um pouco desanimada ao saber do desenvolvimento dos persoangens, que não ocorreu tão bem quanto poderia ser, já que é algo que eu particularmente prezo bastante (até mesmo como uma autora), mas um bom livro ainda é um bom livro e esse com certeza me parece um!
    Já está na minha lista de leitura :D
    Beijos ~

    ResponderExcluir
  13. Olá! Que reviravolta na vida do protagonista! Confesso que gosto bastante de histórias assim. Que tenha superação e crescimento dos personagens, fiquei interessada em conhecer o livro. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. E não é que essa sinopse e resenha me deixou curiosa para conhecer o desfecho? Adoro livros com reviravoltas <3

    ResponderExcluir
  15. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste da leitura! :) Contudo, ao contrario de ti, não costumo ler assim dramas...

    Que bom que os capítulos são tao curtos e bem divididos, e que as personagens são cativantes! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Gostei bastante da sua resenha :) Confesso que há um tempinho atrás vi o lançamento dele, mas não tinha me interessado e agora fiquei curiosa com a resenha :)
    Quero ler! Vou procurar ele por aqui.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Acho que esse será o próximo livro que vou solicitar da editora, apesar de clichê, talvez seja uma boa leitura de entretenimento.

    ResponderExcluir
  18. aah,pena o final ser clichÊ... isso me desanima um bocado...
    mas me parece ser uma boa história, com uma carga dramática na medida certa pra emocionar o leitor...
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi.
    Eu não conhecia o autor, mas achei o enredo interessante.
    Eu tenho que estar no clima para ler dramas. E esse livro parece refletir bastante sobre vida e morte. Ele diagnosticado com câncer, aguardando a morte chegar e a esposa saudável morre em um acidente. Realmente complicado.
    Gostei do enredo e vou anotar a dica para leitura futura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro! Acho que tramas sobre superação super válidas e adoro conhecer novas, então esse livro foi uma ótima dica para mim. Adoro livros clichês, principalmente esses que nos fazem sorrir.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Oi Cath,

    Esse livro é um daqueles que a gente lê em dias tranquilas e leves. Apesar da história ser previsível, eu achei bonitinha a capa e acho que vou adorar ler, porque temas com superação sempre me chamam a atenção. Anotei a dica, com certeza. Parabéns pela resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  22. Oie Cath, tudo bem? Gostei bastante da proposta do livro e da sua resenha, fiquei com vontade de ler. Será que tem ebook?

    ResponderExcluir
  23. Olá Catharina, tudo bem?

    Eu não me recordava do livro, mesmo depois de vários anos de parcerias, rs. Acho que foi no período que eu acabei me afastando um pouco do blog por conta das parcerias. Mas sabendo que ele é aquele típico clichê, vou deixar ele aqui anotado, para uma próxima.

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Que pena que você achou o livro menos emocionante, mas pelo menos o apanhado geral foi positivo. Eu gosto de histórias assim, mais familiares, mas estou em um outro momento, então não leria por agora, mas não descarto o livro.

    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Oi, confesso que essa capa não me chama a atenção nenhum pouco e apesar de achar a história dramática e interessante. Eu acho que essa fuga da realidade onde o câncer dele simplesmente melhora magicamente... Não sei, isso me incomoda bastante. Mas gosto de tratar do fato de um pai ter que aprender a ser um pai solteiro, em uma situação totalmente nova. Sinceramente, eu não sei se eu leria no momento, mas talvez eu leia mais para frente!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    E que drama... Me pareceu tão pesado, por tudo: pelo câncer, pela morte da personagem em um acidente, pelo "abandono"...
    Enfim, parece um livro bem intenso. Salvei nos meus favoritos para depois conhecer um pouco mais dessa estória.

    ResponderExcluir
  27. Oie, tudo bem??? Assim que comecei a ler pensei: putz, vou chorar pra caramba huahuahauha parece ser uma história bem densa até pelo tema abordado. Fiquei curiosa com a cura misteriosa do Jack e o porqueê dele ir parar num asilo depois da morte da esposa (não fez sentido pra mim) mas isso é algo que eu só vou descobrir lendo né? Boa indicação, gostei! Bjossss

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  28. Oii Catharina, tudo bem? Eu também queria muito ler algo desse autor, e esse romance parece ser encantador. Gostei muito da resenha e saber que gostou tanto da obra :D Espero ler logo!! Ah, acho essa capa maravilhosa <33
    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Oi.

    Só pela resenha, parece ser um livro bem emocionante. Ainda não o conhecia, mas adorei saber dele agora. Faz bem meu estilo de leitura, então, é claro que já vou adicionar o livro à minha lista de futuras leituras.

    ResponderExcluir

  30. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda e confesso que sua resenha me animou muito, ainda mais que o livro tem essa carga de drama. Fiquei bem curiosa para conhecer mais dos personagens e da trama, estou precisando de um livro que traga essas propostas no momento e acredito que ele seria uma boa pedida. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  31. Oii, tudo bem?
    Eu tenho que concordar com você, a capa é realmente belíssima. E é muito bom saber que a historia também é maravilhosa e o final é daqueles que nos fazem suspirar.

    ResponderExcluir
  32. Quando vi a capa pensei logo que era algum livro do Nicholas Sparks que eu não estava sabendo do lançamento, eu também adoro um bom drama, mas confesso que os que tem câncer eu até que dispenso um pouco, gosto sim, mas leio bem raramente pois a maioria deles me deixam bem mal kkk

    ResponderExcluir

Seguidores no G+

FANPAGE

Veja também