Resenha: A Fila - Ana Esterque

06:53

Sinopse: O livro A Fila é composto por 10 narrativas, permeadas por temas polêmicos – como incesto e violência contra a mulher. Além disso, as histórias levam o leitor a uma reflexão sobre o vazio e a delicadeza da alma.
* Livro cedido em parceria com a autora Ana Esterque para divulgação. 














Ao me deparar com esse livro, imaginei que seria uma leitura fácil e simples em 10 contos diferentes escritos por Ana Esterque mas me surpreendi ao acertar somente a parte de ser 10 contos escritos por Ana Esterque pois de fácil, a leitura não tem nada.

Ana Esterque nos narra em diversos contos, situações completamente peculiares, desde uma simples fila que na verdade tem muitos significados nas entrelinhas até o pensamento de uma coelhinha que vive em uma gaiola.

São contos curtos que retratam diversos temas como violência e desvalorização a mulher, mas tudo isso de modo muito sutil, pois se não prestarmos atenção e pararmos para refletir, irá parece ser apenas um conto normal e sem sentido. Eu mesma demorei para entender o real sentido de muitos contos pois não é algo que eu esteja acostumada a ler, porém, foi uma leitura muito inteligente.

Foi uma leitura extremamente rápida que decidi começar e terminar em uma madrugada e isso talvez tenha tirado um pouco do sentido da leitura pois não é uma leitura qualquer, é algo para apreciar, parar, pensar e refletir sobre cada conto, então confesso que talvez por isso alguns contos não tenham feito sentido para mim e eu não tenha entendido.

Para quem gosta de contos com muita reflexão e gosta de sentir diversos sentimentos ao longo da leitura, é um livro altamente recomendado. A autora tem um grande talento e isso é visível logo nas primeiras linhas, pois sua narrativa se mostra peculiar e singela á todo momento. Eu espero poder reler em um outro momento com mais calma.

Poderá gostar também de

27 comentários

  1. Oi, Catharina!
    Pela capa eu jurava que eram quadrinhos. Não conhecia a obra e adorei saber que os contos tratam de temas extremamente relevantes. :D Livro assim são sempre bons para conscientizar, não é? Espero um dia ter a oportunidade de ler esses contos.
    Obrigada pela dica.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Adoro contos recheados de reflexões complexas, a capa desse livro é uma belezinha também, estou muito curiosa por ele, tentarei lê-lo logo!

    -Nicoli Alexandre, As Meninas Que Leem Livros.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Não gosto muito de contos, mas amo histórias reflexivas e que tem conteúdo, principalmente quando o assunto é agressão contra a mulher, pois é um caso que deve ser atento. Adorei conhecer o livro, adicionei à minha lista de desejados e irei fazer a leitura na primeira oportunidade, adorei, adorei e adorei! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua observação sobre apreciar a leitura. Às vezes nos animamos ao ver que será uma leitura rápida mas esquecemos do essencial. Fiquei super curioso por ler esse livro.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi Catharina, não conhecia o livro e como gosto muito de contos, quero elr este aqui também. Acho que os temas são realmente polêmicos, mas acredito que a leitura deva agregar bastante.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Já tinha ouvido falar da obra, mas ainda não tive nenhum contato com a escrita da Ana.
    Fiquei curiosa para saber o que cada conto tem a nos ensinar e a nos fazer refletir.
    Pelo que pude notar, é uma leitura mais densa mesmo se tratando de contos e creio de necessite realmente de mais calma para a leitura.
    Anotei a dica e espero poder fazer a leitura.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  7. Ah que amorzinho de capa menina, em relação ao enredo me senti bastante atraída e sei que seria uma ótima pedida para mim, ainda mais que a obra é curtinha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá Catharina,
    Sou a louca dos livros de conto e fiquei bem curiosa para conhecer esse, principalmente, por conta das reflexões que o livro parece trazer. Também achei um ponto mega positivo ser um livro rápido de ser lido.
    Claro que vou anotar a dica.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    Confesso que livros de conto não me interessam tanto, porque quando me apego ou entendo já acabou. Mas adorei saber que são contos reflexivos e que é um livro rápido de ser lido. Quem sabe mais para frente não dê uma chance? Parabéns pela resenha.

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, realmente existem leituras que merecem ser feitas sem pressa, se não o livro perde não só o sentido, mas no meu caso, até o interesse.
    Em já tinha lido uma resenha desse livro e bem disseram que ele é bem impactante e que trás uma mensagem intrínseca forte. Tô louca pra conferir esse.

    ResponderExcluir
  11. Oie! Tudo bem?

    Amei a capa e a proposta desse livro, mas infelizmente não é uma leitura que eu realizaria, mas concordo com você que certas leituras devem ser feitas com calma, como aparentemente é o caso desse livro, por abordar assuntos complicados etc!

    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Olá! Não conhecia o livro e o título e capa já chamaram atenção, as a sinopse me ganhou totalmente, os temas e o fato de ser contos para mim é o grande diferencial.

    ResponderExcluir
  13. A capa já apresenta um contexto bem reflexivo. Gostei muito de ter conhecido a obra e a autora, fico feliz quando me deparo com tanto talento de um escritor brasileiro que é tão desvalorizado em nosso país. Os temas que ela trata nos contos são bem fortes, e pelo que li ela soube trabalhar com maestria esses temas. Espero ter a oportunidade de poder ler esse livro em breve! Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  14. Adoro contos, principalmente os que nos levam a refletir! É a segunda resenha que leio sobre este livro e fiquei ainda mais curiosa! Dica anotada!

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura, e que leste assim tao rápido! :)

    Realmente, se e um livro de ler tao calmamente, não sera ma ideia uma releitura mais calma e atenta! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  16. Preciso ler mais contos, sempre torci a cara rs
    E sua resenha me deixou com vontade, apesar de entender que parece algo complexo rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oie...
    Não conhecia a obra resenhada, mas, fiquei bastante interessada em ler! Acho legal ler livros mais polêmicos, que fogem da nossa zona de conforto de vez em quando só para não cair na rotina, portanto, vou anotar esse nos meus desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Vou ser bem sincera, não gosto muito de contos, ainda mais alguns que tenham temas tão pesados assim. Eu tô procurando leituras bem mais leves no momento.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Catharina!
    Gosto de narrativas que nos fazem refletir, mas confesso que contos não é meu tipo de narrativa preferido. tenho um sério problema de resistência a narrativas curtas e isso acaba me impedido de ler contos. Achei premissa curiosa e talvez eu dê uma chance quando tiver oportunidade de ler.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  20. Oiee Catharina ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, e, mesmo não sendo muito de ler livros de contos, fiquei curiosa. Ver que é uma obra que traz tanta reflexão e que aborda temas, que infelizmente são tão comuns. E eu gosto quando as coisas ficam na entrelinhas, mesmo que demore para entender o real significado delas...haha'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Não estou muito na vibe de contos reflexivos, mas acho uma boa para presentear amigos. É uma escolha segura e que vai acrescentar algo na vida de quem ler. Adorei a sua sinceridade e a resenha.

    ResponderExcluir
  22. hi baby, tudo bem? não conhecia o livro mas achei a premissa muito interessante, apesar de não serem pra qualquer um graças aos temas mas gosto de conhecer essas historias e aprender com elas, gostei da resenha e obrigada pela dica, vou add a minha lista de futuras leituras

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Oi Cath,
    Não sou muito fã de contos, por isso não me interessei muito pela obra. Apesar de perceber que os contos tratam de temas importantes e que merecem ser discutidos.
    Beijos, André
    Garotos Perdidos || Participe do sorteio da série Stage Dive no IG do canal

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem? Geralmente livros de contos com temas para refletir devem ser lidos com calma, respeitando o tempo de cada um e nos fazendo pensar neles de forma individual. Ainda não conhecia o livro mas achei a temática forte e interessante. Resenha bem escrita. Beijos, Érika ^.^

    ResponderExcluir
  25. Oi, adoro obras que nos levam a reflexão e certamente esse livro me chamaria atenção. Entendo muito bem quando você fala sobre ter lido rápido e não aproveitar como deveria, acho que livros de contos são assim, precisamos absorver com muita calma, por isso raramente os leio. Gostei muito de conhecer o tema do livro e também essa autora, que eu nunca tinha ouvido falar sobre ela.

    ResponderExcluir
  26. Não conhecia a autora e sua obra, a capa é bonitinha... E o título em nada condiz com a sinopse, huahuah!

    Apesar de não gostar muito de contos, por serem coisas rápidas demais para se apreciar, os temas retratados parecem ser muito interessantes.

    Dica anotada!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Catharina, tudo bem?
    Não conhecia o livro e nem a autora, mas tenho que confessar que aparentemente ele não é um livro para mim, uma vez que eu tenho um certo problema com contos, não consigo ler... não sei :/
    Mas obrigada pela dica :D

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Seguidores no G+

FANPAGE

Veja também