Resenha: Coração de Aço - Brandon Sanderson

07:14

Sinopse: Tudo começou com Calamidade, que surgiu nos céus como uma estrela de fogo, e que ninguém sabe o que é realmente: seria algo alienígena, ou então um experimento do exército norte-americano? Seus efeitos, entretanto, podem ser sentidos algum tempo após seu surgimento: pessoas comuns passam a ter poderes que desafiam as leis da física e da lógica. Parece que uma nova era está para surgir. E surge: os nomeados Épicos não apenas se tornam poderosos, mas também ganham uma sede insaciável de poder e parecem perder toda sua humanidade no processo, deixando o resto da população à mercê de suas vontades e caprichos. Dentre eles o mais poderoso é Coração de Aço, um ser invulnerável a qualquer tipo de ataque e com capacidade de manipular e transformar objetos inorgânicos em metal, que decide tomar a cidade de Chicago e ali estabelecer seu império. Dez anos se passam e os Épicos governam com poder absoluto, com todos os direitos e nenhum dever, se apossando de tudo o que querem a seu bel-prazer, e matando aqueles que ousam desafiá-los. Não existe nada e ninguém que possa impedi-los. A exceção a essa regra são os Executores, humanos normais, munidos de tecnologia de ponta que se utilizam de táticas de guerrilha para derrubar e matar o maior número possível de Épicos. O sonho de David, um jovem criado em um orfanato/fábrica de Nova Chicago é juntar-se aos Executores e destruir Coração de Aço, o homem que matou seu pai e mudou sua vida para sempre.
*Livro cedido em parceria com a Editora Aleph para divulgação.

Brandon Sanderson já é conhecido por suas incríveis obras de ficção cientifica, horror e fantasia, mas dessa vez ele apresenta algo novo, uma série diferente de tudo aquilo que ele já escreveu e com reviravoltas esplendidas,  Executores chega pela primeira vez ao brasil após 4 anos da estreia de seu primeiro livro no exterior, Coração de aço (StellHeart no titulo original), um livro diferente de tudo que já li até agora.

Um evento aconteceu no mundo, algo até então desconhecido por todos, em um dia como qualquer outro, varias pessoas ao redor do mundo ganharão poderes dos mais diferentes que se pode imaginar, mas algo vem junto a isso, os poderes mudam as pessoas, e todos aqueles que os possuem se tornam extremamente cruéis, antipáticas e dominadoras, e assim um Épico (como são chamados as pessoas com poderes), mas forte que qualquer outro, assumi o controle de Nova Chicago, e instala uma ditadura extremamente cruel na cidade, com todas a pessoas sobre seu comando, seu nome? Coração de aço.

 O livro acompanha a historia de David, um jovem de 18 anos, após ele ver seu pai ser morto pelas mãos do temido Coração de aço, aos 8 anos, ele planeja uma vingança durante 10 anos, passando quase toda a vida estudando os épicos e suas fraquezas, ele tem como foco algo que aconteceu quando seu pai foi morto, algo que apenas ele percebeu, antes de seu pais ser morto por coração de aço, uma bala foi disparada e o temido épico, pela primeira e única vez, sangrou por ter levado um tiro, algo que jamais havia acontecido. David então inicia sua busca por vingança, sendo o único vivo que tinha pistas sobre a fraqueza de Coração de aço, ele vai atrás do grupo Executores, ao qual tem como objetivo matar épicos de maneira furtiva e eficaz, sempre evitando grandes ações, até o dia em que seus caminhos e os de David se cruzam.

O livro é fantástico, com uma historia extremamente bem trabalhada e personagens tão carismáticos que mesmo que você não se identifique com nenhum deles, ainda vai sentir um grande afeto por eles e um aperto no coração a cada perigo que eles correrem, algo que acontece com muita frequência.

O autor criou uma historia cativante e com reviravoltas imprevisíveis, o que proporciona uma eterna vontade de saber mais sobre a historia e cada vez mais querer ler, ler e ler sem parar nenhum momento. Em momento algum a narrativa se mostra chata ou entediante, pelo contrario, é repleta de ação e mesmo nos simples diálogos do grupo, você se diverte muito lendo, como se fizesse parte de tudo aquilo e fosse um membro do grupo dos Executores.

O livro trata de pessoas com super poderes, e apesar do assunto estar super em alta hoje em dia com livro, quadrinhos, séries ou filme, esse livro em especial trás isso de uma maneira muito diferente. Passei mais da metade da minha vida lendo quadrinhos de super heróis, e nenhum nunca retratou uma história como essa, onde não há heróis, há apenas vilões se matando e destruindo cidades e pessoas apenas por prazer, sem nenhum objetivo, matam apenas por matar, onde a ultima esperança da terra são um grupo de pessoas "comuns".

Recomendo esse livro à todos, mesmo você não gostando desse tipo de historia, leia, pois o livro trás muito mais do que apenas pessoas com poderes agindo descontroladamente, o livro apresenta uma realidade que as vezes se equipara muito com a nossa, satirizando de maneira sutil governos e sistemas de administração. Coração de Aço é um dos melhores livros que já li, estou com a ansiedade a flor da pele pela sua sequencia que ainda não tem data de lançamento no Brasil.

Poderá gostar também de

25 comentários

  1. De inicio "Coração de Aço" me lembra o Super homem, tanto pela capa, tanto pela referência com o adjetivo "de aço". Mas, lendo a resenha, me chamou atenção pelo fato de "onde não há heróis, há apenas vilões se matando" - quero muito saber mais desse enredo. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Achei essa premissa de vilões muito interessante e bem diferente. Adorei você recomendar o livro, mesmo para quem não lê muito deste gênero, porque eu não leio, mas fiquei bem interessada neste aqui.
    Adorei a dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiii Larry, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse em nenhum momento, mas fico feliz que tenha trazido a resenha pra nós e gostado da obra.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu já vi outras resenhas dessa obra e a cada uma fico mais ansiosa para conhecer esse enredo, amo muito histórias que envolvem poderes e ditaduras (críticas sociais, amo),e sua opinião de como o autor trabalhou de outra forma nesse título me deixou querendo saber ainda mais sobre quais aspectos ele moldou para deixar a história com essa cara. Espero ler e obter sensações tão boas quanto à suas.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Larry!
    Essa foi a primeira resenha que li sobre esse livro. Sou suspeita, pois adoro um super poder, seja qual for, contudo, fiquei intrigada com essa abordagem de não serem heróis. No fundo, acredito que seria exatamente isso que aconteceria na vida real.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  6. Faz sentido, quer conhecer a face cruel de alguém, dê poder a essa pessoa. Eu não conhecia o livro e nem o autor, mas gostei da resenha e quero poder ler.

    ResponderExcluir
  7. Oiee Larry ^^
    Nossa, que livro! Confesso que não dava nada pela capa, mas a sua resenha me deixou muito curiosa. Principalmente porque eu gosto muito de poderes...haha' e de histórias com ditaduras, apesar de me deixarem revoltada. Ver que você gostou tanto da obra me deixou ainda mais animada. Necessito!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  8. Oooi Larry, tudo bem?
    Adorei sua resenha, muito bem feita, como sempre!
    Vou caçar por aqui porque quero ler <3
    beijoos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Já havia lido outras resenhas a respeito desse livro e assim como a sua resenha, fiquei deveras empolgada pra ler esta obra-prima. Achei bem bolada a estória e acredito que irá me agradar demais.
    Amei.
    Ni
    Cia do leitor

    ResponderExcluir
  10. Este é mais um livro que está na minha lista de leituras. Quando vi o livro, jurava que era o Superman na capa, rsrsr. Depois fui ver que não era. Quero muito ler e estou bem ansiosa para comprar o meu.

    ResponderExcluir
  11. Olá amore,
    Já pela capa e pelo título estou mega curiosa pela leitura. Mas ao ler a sua resenha confesso que minha vontade aumentou ainda mais... dica anotada.
    Sua empolgação me motivou ainda mais!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia essa leitura ainda, mas fiquei bastante encantada com o enredo. É tudo o que eu realmente quero numa leitura e agora eu só preciso muito ler isso.

    ResponderExcluir
  13. Apesar da história ser fantástica e ter te cativado, não consigo me interessar por esse gênero de leitura. Mas, agradeço a recomendação! Essa realidade apresentada me assusta.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  14. Oiee
    Noooossa! Leio muito pouco esse gênero, mas só a capa já me despertou bastante atenção. Depois de ler sua resenha fiquei mais instigada ainda. A sinopse é bem interessante e você levantou pontos que ja quero saber mais.
    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Oi!!
    Eu lembro de já ter visto a capa desse livro, mas é primeira resenha que leio dele, já no início chamou a minha atenção.
    Histórias que envolvem super poderes as vezes fazem eu ficar com um pé atras, mas confesso que gostei tanto da tua resenha que vou anotar o nome da série.
    Adorei a dica!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Olá Larry,
    Vejo muitas pessoas gostando dessa obra por, praticamente, os mesmos motivos que você: por ser uma história diferente, com um tema "batido" mas abordado de uma forma inusitada.
    Sinceramente, não consigo imaginar como vai funcionar essa coisa de não existir herói, de ser apenas as pessoas más querendo se matar, mas parece que a obra foi bem trabalhada e espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  17. Oie...
    Adorei sua resenha!
    Achei tudo muito legal na obra, principalmente, pelo fato de ser um enredo original, porém, não curto muito o gênero portanto prefiro passar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Desconhecia a obra e ainda não tive nenhum contato com a escrita do autor.
    Saber que o enredo é muito bem trabalhado e desenvolvido, além dos personagens serem muito carismáticos me deixou bem curiosa para fazer essa leitura.
    Será que David conseguirá se vingar de quem matou seu pai?! Adorei a dica!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Eu já li uma resenha dessa obra e me parece que ela é realmente boa. Eu não curto muito a gênero, mas como você me recomendou eu devo dar uma chance para obra, mas não por agora. Adorei sua resenha, fico bem claro suas experiências com a história! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Larry, como está?
    O que é esse livro? A trama dele me deixou apavorada, dizendo o mínimo! Vilões se matando uns aos outros e fazendo vítimas inocentes no processo além de gente comum sendo a esperança dos outros? Nossa, se isso não é interessante, não sei o que pode ser. Totalmente me ganhou!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bom?
    Fiquei bem intrigada com a premissa desse rapaz que está buscando por vingança da morte dos pais, com um enredo original, bem trabalhado e bem desenvolvido e indicado até a quem não curte muito o gênero. Fiquei curiosa para saber se o personagem atinge seu objetivo e como os poderes são abordados nesse livro.
    Amei sua resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Infelizmente não me prendeu, mas que bom que curtiu a obra, acho que essa temática não esta na hora no momento.
    Mas sucesso
    Boas leituras

    ResponderExcluir
  23. Recebi esse livro na caixinha do Turista literário mas ainda não consegui ler... agora estou louca pra fazer isso, é tão bom quando a gente encontra algo realmente diferente! Trazer super poderes de outra maneira é algo que me conquistou.

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Gostei bastante do enredo desse livro. Não me pareceu nenhum pouco entediante. E pela sua resenha, tem bastante ação mesmo.
    Fiquei curiosa para conhecer esses personagens tão cativantes. Farei isso em breve.

    ResponderExcluir
  25. Oiee!!
    Achei a premissa bastante interessante, principalmente por envolver as questões do governo e a forma como a sociedade está sendo conduzida.
    Também adoro livros em que as pessoas tem poderes, pois ajuda a nos tirar um pouco da nossa vida real, de correria e pés no chão rs
    Porém, a capa me incomodou um pouco, me fazendo pensar que seria uma HQ do Batman. huahsuhauhsuhas
    De qualquer forma, valeu a dica, e vou procurar saber mais sobre ele!
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

Seguidores no G+

FANPAGE

Veja também