Resenha: Segredos e Mentiras - Diane Chamberlain

08:04

Sinopse: "Cara Anna, Já comecei esta carta várias vezes e aqui estou, começando-a novamente, sem fazer a mínima ideia de como lhe dizer..." A carta não terminada é a única pista que Tara e Emy têm para entender o que levou sua amiga Noelle ao suicídio. As três eram inseparáveis desde a faculdade e tudo a respeito de Noelle – seu trabalho de parteira, a forma como se dedicava apaixonadamente a diversas causas sociais, seu amor pelos amigos e a família – se encaixava na descrição de uma mulher que amava a própria vida. Só que havia muitas coisas que Tara e Emy desconheciam. Por exemplo, quem é Anna e por que Noelle nunca a mencionara. Com a descoberta da carta e do terrível segredo que a motivou, as duas começam a desvendar a verdade sobre essa mulher forte, independente e gentil que entrou em suas vidas trazendo amor e compaixão, mas que também pode ser a responsável por muitas tristezas e ilusões. Com delicadeza e equilíbrio, Diane Chamberlain constrói uma história sensível sobre amizade e relacionamentos e levanta a pergunta: até que ponto você seria capaz de perdoar alguém que ama?
*Livro cedido em parceria com a Editora Arqueiro para divulgação. 

Tara, Emy e Noelle são amigas desde há muito tempo. Cada uma leva sua vida mas sempre estão juntas, compartilhando momentos, risadas e tudo aquilo que grandes amigas compartilham juntas. Noelle é uma mulher que aparentemente tem tudo que deseja, é feliz e tem sua profissão que sempre sonhou: parteira. Já Emy e Tara possuem a família formada, com filhos e muito amor dos maridos.

Noelle, a mulher que parecia tão forte e segura de si, acaba cometendo um suicídio. Após esse episódio, Tara e Emy procuram entender o porquê Noelle teve essa atitude já que em ennhum momento parceia deprimida. Buscando respostas em cartas, documentos e fatos sobre o passado, as amigas descobrem que Noelle escondia muitas coisas sobre sua verdadeira vida, muitas coisas que poderiam levar uma pessoa a se deprimir.

Esse era um daqueles livros que possuem um enredo que chamava a minha atenção, até que finalmente o solicitei e comecei a mergulhar nesse drama recheado de surpresas do inicio ao fim, sem ser previsível ou clichê, temos aqui um exemplo maravilhoso de uma mistura com drama e romance.

Inicialmente, o livro é narrado por Emy e Tara em primeira pessoa, mostrando como cada uma está lidando com a dor após o suicídio de Noelle e a rotina de cada uma. Em terceira pessoa, é mostrado um pouco do passado de Noelle, que sinceramente nos faz ficar boquiaberto por inúmeros fatos, por ela se mostrar uma pessoa totalmente diferente do que aparentava com uma vida cheia de segredos e mentiras. Ainda temos em alguns momentos, narrativas das filhas das personagens que passam a estar bem envolvida no enredo. A autora consegue mesclar presente e passado sem confusão além de distinguir muito bem cada personalidade, o que é essencial para nos conectar a história.

O livro conseguiu me prender de uma forma tão forte que esquecia que estava no hospital tomando conta da minha sobrinha., Foi uma leitura que veio super bema  calhar pois estava procurando por algo chocante e emocionante, algo que cativasse e posso dizer que a autora conseguiu me fazer sorrir e vir a lágrimas em certos momentos. Cada revelação, era um choque. Diane criou protagonistas muito fortes e cativantes, heroínas que nos faziam realmente torcer e ansiar por um desfecho marcante.

O livro foi uma mistura de sentimentos e lições. Consegui tirar aprendizados sobre segredos, amizade, família e suicídio. Além de também poder sentir empatia pelas personagens e entender o lado de cada uma, entender como era o sentimento de perda, solidão e cansaço, uma narrativa que te faz refletir e se sentir acolhida.

Poderá gostar também de

37 comentários

  1. Ola
    Eu também ja fiz essa leitura e gostei bastante. Ha mesmo muitos sentimentos e lições nessa obra, o que torna tudo ainda mais especial. Concordo plenamente sobre cada revelação ser um choque e que bom que curtiu a leitura.
    Beijos, F
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Que capa linda!!! Não conhecia o livro e agora já quero, porque essa coisa de família, segredos e lições é muito a minha cara. Fiquei sensibilizada com a emoção que você passou na resenha e espero poder ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiii, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse, peguei uma vez na biblioteca e acabei desistindo, ótima resenha!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  4. Achei a capa do livro e o seu design para resenhas super fofo, combinou totalmente. Você parece ter realmente apreciado o livro e o resultado da resenha não poderia ser outro, não é? Gostei muito!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Hey, Catharina!

    Quando eu li a sinopse desse livro no e-mail da Arqueiro, eu não me interessei muito. No entanto, agora, depois da sua resenha, me arrependi. Eu não esperava que o livro fosse tão legal!
    Quero ler assim que tiver a oportunidade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Cath, tudo bem?
    Menina que livro lindo.
    Amei a premissa e se ele é metade do que você expõe na sua resenha, é certamente uma leitura maravilhosa. Amei a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Esse enredo parece interessante, achei a capa bem feia, um dos motivos para eu não ter me interessado, mas lendo sua resenha, acabei mudando de ideia.

    ResponderExcluir
  8. OOi Cath, tudo bem? Adoreei a reenha. muito bem feita e explicada, já entrou na minha lista de livros para serem lidos!
    Beijoos!!

    ResponderExcluir
  9. Olá amore,
    Que capa mais amorzinho.
    Adoro dramas e romance, já quero ler e anotei a dica por aqui.
    Adoro ainda mais por saber que é um livro que trás inúmeras lições pra nossas vidas.
    Beijoka!

    ResponderExcluir
  10. Hummm já gostei do clima de mistério rs livros assim conseguem me prender tanto que as vezes leio em um dia.ts

    ResponderExcluir
  11. Já li algumas resenhas desse livro,mas não tive vontade de ler,mas a sua experiência com o livro resultou em uma ótima resenha!

    ResponderExcluir
  12. Oii
    Eu não conhecia o livro. Não sei se leria, mesmo achando que seria uma leitura interessante. Gosto de livros com revelações surpreendentes!
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. O enredo me lembrou um pouco do seriado Desperate HouseWive que também tem como pontapé inicial o suicídio de uma mulher e então se desenvolve a trama em cima da vida das amigas, tanto em um contexto pessoal quanto em descobrir o que aconteceu. Pelo drama e mistério (essa capa é bem interessante) já entrou para minha lista. Adorei a resenha.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  14. Oi, ainda nao conhecia o livro e pelo que vi aqui parece ser bom, e levanta bons quesitos para analisarmos em relação a relacionamentos e confiança.

    Bjs Jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  15. Pra ser sincera, achei esse livro a minha cara. Quero muito!! Principalmente pelo fato de eu ser a louca das cartas, rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Catharina, tudo bem?
    É a primeira vez que vejo esse livro e ao conferir a premissa, fiquei bem interessada. Para começar, adoro livros que abordem o suicídio de alguma forma, esse é um tema que merece ser debatido muitas e muitas vezes na literatura. E o fato da mulher ter sempre aparentado que tudo estava bem, perfeito e em ordem na vida dela é algo bem impactante e já estou curiosa para descobrir como as duas amigas irão resolver esse mistério e como as filhas delas entram no meio disso. Adorei! Dica anotada!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  17. Oi Catharina,
    Adorei sua resenha e fiquei bem curiosa a respeito do livro. Quero saber quais mistérios essa mulher esconde e que a fizeram sofrer tanto a ponto de tirar a própria vida. Fico um pouco receosa de ler, achando que o livro tem uma carga emocional muito forte (o que eu menos preciso no momento). No geral gostei bastante e irei adicionar à minha lista do skoob.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  18. Sempre fui curiosa sobre esse livro, mas acho que o conteúdo dele é meio pesado demais por agora, já me basta os conteúdos tensos da faculdade kk.

    ResponderExcluir
  19. Oie! Tudo bem?

    Diferente de você não gostei da leitura desse livro, acredito que devo ter pegado ele num momento errado, mas a leitura infelizmente não me prendeu, mas fico feliz que tenha gostado da história!

    Bjss

    ResponderExcluir
  20. ooi, como vai?
    Primeiro: amei a capa (e super tem a ver com a protagonista, né!)
    Você resenhou muito bem! gostei dos detalhes do livro ao lado da capa, do destaque da sinopse e também do destaque sobre ser uma cortesia.
    Dá pra ver perfeitamente que você foi sincera e mergulhou na historia!
    Parabéns, Beijinhos ღ

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Fazia tempo que não via esse livro e agora lembrei que queria muito ler ele! Eu adoro esse tipo de trama e ver que fluiu bem com vc me reforça que preciso ler! Quando a trama envolve luto sempre chama minha atenção.

    Bjus

    ResponderExcluir
  22. Oi, gostei bastante de ver que essa história tem uma trama profunda e que mostra o que muitas vezes ninguém nota. Não é porque uma pessoa parece bem por fora que ela realmente está bem ou feliz, muitas vezes as mascaras são colocadas e só caem quando já é tarde demais. Outro fato que gostei é que apesar de ser um tema que muitos já abordaram, essa faz de uma forma totalmente diferente e instigante. Já fiquei com vontade de conhecer e gosto de saber que tem primeira pessoa, uma vez que não me dou bem com terceira. Definitivamente quero ler e espero poder fazer em breve!
    Um beijo
    http://www.brookebells.com/

    ResponderExcluir
  23. Olá!!
    Por não seu um gênero que eu não curta muito nem me interessei em saber mais sobre o livro quando foi lançado só sabia por cima que contava a estória de 3 amigas e uma delas cometeu suicídio e apesar da sua resenha ser bem detalhada ainda assim não me despertou muito o interesse na leitura..quem sabe mais pra frente eu resolva sair da minha zona de conforto e começar essa leitura :)

    https://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/03/resenha-ao-seu-encontro-abbi-glines.html

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro por ai e fiquei curiosa, mas confesso que nunca busquei saber nada sobre ele e agora lendo sua resenha fiquei animada. A premissa é muito interessante, mas deve ser angustiante acompanhar essa busca das amigas para saber o motivo da outra ter se suicidado. Gostei bastante de saber também que não é uma história previsível ou clichê, pois estou meio enjoada de histórias assim. Enfim, imagino que seja uma boa leitura mesmo, por isso vou marcar a dica.


    Beijos :*

    ResponderExcluir
  25. Olá, tuudo bem? Espero que sim.
    Eu sou super suspeita para falar, pq sempre estou por aqui procurando suas resenhas. haha Mas, tirando esse fato esse livro já chamou a minha atenção pela sinopse. Eu já li um bem parecido. Adooro suas resenhas bem centradas e completas. Parabéns!!
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Infelizmente ainda não li esse livro por falta de vergonha na cara. =P
    Já li algumas resenhas sobre ele, e como sou apaixonada por drama, logo, fiquei interessada nele.
    O que mais achei interessante nesse livro foi esse tema tão chocante: Suicídio. E de como nem sempre as pessoas são o que aparentam ser.

    ResponderExcluir
  27. Oiee!!
    Já tinha lido uma resenha desse livro, e achei a premissa bastante interessante.
    Acho que esse enredo nos faz pensar no quanto não percebemos o que se passa na vida até das pessoas mais próximas de nós, não percebemos suas angústias e sofrimentos, mesmo achando que conhecemos tudo sobre ela.
    Suicídio é um tema muito delicado, um tabu. Mas que precisamos compreender.
    Parabéns pela resenha e obrigada pela dica!
    Um beijo.

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas me chamou muito a atenção porque soube misturar esses dois elementos sem criar um clichê, que é muito difícil. Fiquei bem curiosa para realizar essa leitura e espero que fique imersa na história assim como você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Olá! Que bom que a autora consegue mesclar o presente e passado sem confusão e também que consegue distinguir muito bem cada personalidade e conecta o leitor a história. Aah que bom que o livro conseguiu te prender de uma forma forte. Muito bom ler um livro que além de trazes uma mistura de sentimentos trás lições. Que bom que conseguiu tirar bons aprendizado dele. Apesentar ser um livro muito bom, tem assuntos bem forte, dica notada. Beijos'

    ResponderExcluir
  30. Sabe que amo livros que misturam drama e romance??
    Esse já está nos meus desejados faz tempo, espero conseguir ler logo.
    Adoro livros que nos causam várias emoções, que fazem sorrir e chorar e que também nos fazem refletir.

    ResponderExcluir
  31. Oie! Pra ser bem sincera, acho que eu não leria se me baseasse pela capa da obra, porque logo que entrei na resenha, ela foi a primeira coisa que eu vi e que não me agradou muito. Mas depois de ler a sinopse, tive que correr para ler sua resenha, porque fiquei muito empolgada e curiosa para saber o que aconteceu com a personagem e todos os fatos que levaram a isso. Acredito que seria uma experiência fantástica ler a obra, pois estou querendo uma leitura que me faça gargalhar e chorar. Vou anotar a indicação, com certeza!

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart

    ResponderExcluir
  32. Ja tinha visto esse livro por ai mas a capa não tinha me chamado atenção mas com sua resenha eu percebi que ele.realmente parece ser um drama maravilhoso e que com certeza irei me emocionar, estou procurando um livro que me emocione assim, ótima dica

    ResponderExcluir
  33. Oi Catharina, eu conhecia esse livro, mas até hoje eu não tive a oportunidade de ler nenhuma resenha dele.
    Adorei a história e Jesus, quero ler! Adoro livro nesse estilo... principalmente quando um livro nos trás uma lição, como hoje.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  34. Oie, assim como você, também amei esse livro e me senti presa da mesma forma, com uma mistura imensa de sentimentos. Também gostei dessa narrativa de várias pessoas, e acaba que no final compreendemos o lado de cada uma. Queria que essa autora escrevesse mais obras tão incríveis como essa.

    ResponderExcluir
  35. Que capa fofinha!!!

    Mas fica dificil imaginar pra mim sonhar em ser parteira...

    Adulto: O que você quer ser quando crescer?
    Menina: Enche o peito de orgulho e diz: parteira!!!

    XD nunca vi ninguém desejar ser parteira! Mas tudo bem, não é esse o caso.

    Gosto de livros de mistério, pois prender o leitor e faz criar teorias atrás de teorias para resolver o livro antes de chegar ao fim. Claro que ele não ser prevísivel ou clichê realmente ajuda, né?

    Gostei da indicação!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  36. Sempre em interesso por livros que falam sobre suicidio, mas achei que neste aí pela sua resenha ficou muito boa pela mistuira de elementos. Fiquei animada em ler o livro.

    ResponderExcluir
  37. Olá! Adorei o enredo do livro,parece ser uma história muito bem construida e cheio de segredos. Claramente a capa não prenderia a minha atenção, mas sua resenha foi muito bem construida e deixa o leitor com aquela vontade de ler o livro só para descobrir os motivos que levaram ao suicídio de uma mulher aparentemente feliz. O enredo até me lembrou um pouco de os 13 porquês. Dica anotada!

    ResponderExcluir

Seguidores no G+

FANPAGE

Veja também