Resenha: Por Enquanto, Adeus - Janda Montenegro

13:17

Sinopse: Quando Sofia acorda na manhã do seu décimo oitavo aniversário, tudo que ela pensa é se, dessa vez, vai ganhar o presente dos seus sonhos. E é exatamente isso que acontece: seus pais a surpreendem e ela ganha um intercâmbio de três meses para os Estados Unidos. Cheia de sonhos e expectativas, Sofia embarca nessa aventura, que marcaria uma etapa de transição em sua vida após o ensino médio. Longe dos pais e dos amigos, ela tem de lidar com o choque cultural, procurar um emprego e tentar tornar essa experiência a melhor possível antes de voltar para o Brasil e começar a faculdade. Mas, então, ela conhece Tristan, e tudo muda. Será que Sofia conseguirá dizer adeus a ele quando chegar a hora?
*Livro cedido em parceria com a Editora Generale para divulgação. 




Sofia é uma jovem que sempre sonhou em fazer um intercâmbio e é o que deseja em todos os seus aniversários. Ao acordar em seu aniversário de dezoito anos, não acredita quando seus pais finalmente lhe dão de presente uma intercâmbio de três meses para os Estados Unidos. Nunca esteve tão feliz e logo embarca nessa viagem que irá mudar sua vida.

Sofia nos narra em primeira pessoa a experiência de estar com morando com uma família que não é a sua mas que a  acolhe muito bem, tirando sua companheira de quarto que não acha muito legal a ideia de ter que dividir o quarto já que sempre foi filha única. Além desse conflito com a "irmã" de outro país, ela terá que correr atrás de um emprego pois não quer ficar dependendo do dinheiro de seus pais e também se acostumar com a cultura de um novo país.

Eu tenho curiosidade pelo livro faz um tempo mas sabe quando começamos a ler um livro e já nos acostumamos com a ideia de que infelizmente criamos expectativas demais? Foi o que aconteceu aqui, pois Sofia não é protagonista cativante, tanto por alguns pensamentos que não concordo quanto por certas atitudes.

A autora não soube construir os personagens de modo que os destacassem, Tristan por exemplo era um personagem que muitas vezes não parecia ser tão principal pois não tinha aquele jeito marcante e cativante, assim como todos os personagens do livro que não tinham um diferencial e não maioria das vezes pareciam simples demais e até mesmo fúteis.

Alguns acontecimentos são totalmente inacreditáveis, coisas que pensamos: "até parece que seria assim na vida real" e esse distanciamento causou uma certa antipatia pelo enredo, pelo menos pela minha parte, não sei se outras pessoas que leram pensaram isso também. Além do mais, o casal avançou rápido demais sem explicação algumas. Em uma página estavam apenas se conhecendo e de repente eles já estavam namorando, isso me incomodou bastante.

O final do livro apesar de ser delicado e sensível pelo tema, senti que não combinou com a história, Foi legal ter um acontecimento inesperado, porém corrido, sem uma explicação realmente boa do porquê aconteceu e senti que foi algo meio forçado para ser um livro marcante somente por causa de um acontecimento chocante.

Então, no geral, infelizmente não foi bem uma leitura que me despertou grandes sentimentos pelos motivos que citei aqui e por muitos outros. Recomendo a leitura sim para quem quer um romance simples com um final triste mas não vão com muitas expectativas.

Poderá gostar também de

29 comentários

  1. Olá
    Eu nao conhecia esse titulo, mas preciso confessar que essa premissa não chamou a minha atenção. Os elementos não conseguiram me deixar curiosa e estou fugindo de finais tristes. É uma pena que você não tenha curtido tanto a leitura.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    A capa não me chamou a atenção, e eu ADORO (venero) protagonistas cativantes. Sem isso, a gente pouco sei importa com a história ou com o que acontece ao redor dele. Acho que é algo necessário para o enredo se desenrolar bem.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Catharina!
    Uma pena o livro não ter suprido as expectativas. Também não gosto quando o livro tem um foco e de repente tudo muda de maneira brusca. Gosto quando ocorre uma preparação para o caso, mesmo que a gente só perceba isso quando já ocorreu a revelação ou momento inesperado.
    No estilo que ocorreu comigo em "Mentirosos". Não esperava aquele final, aquele reviravolta, mas se você voltar a história, já perceberia indícios dos acontecimentos.
    Enfim, uma pena a leitura não ter sido tão boa.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com.br

    ResponderExcluir
  4. que pena que não foi uma boa leitura, talvez faltou amadurecer mais o texto.... eu fiz intercâmbio pro Canadá, e acredite, as coisas podem sim fugir do controle e coisas que vc acha que não podem acontecer, podem acontecer sim! digo por mim mesma, mas não posso contar aqui.... :)))))))
    abraços litérarios!

    ResponderExcluir
  5. Olá ♥
    Não conhecia o livro, mas mesmo assim não me senti tão instigada a fazer a leitura, ainda mais depois de ler suas considerações.É muito ruim quando temos expectativas e elas não são supridas.Imagina uma protagonista que não consegue cativar o leitor? Acho que se fosse no meu caso não ia nem terminar o livro. Pelo fato de ter algumas coisas superficiais ficaria muito irritada,e pensando igual você que na vida real seria bem diferente. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi linda, que pena que o livro não te convenceu. É realmente ruim quando lemos alguma coisa e não acreditamos que aquilo poderia acontecer na realidade. Gostei da capa, apesar da simplicidade.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Catarina

    Que pena que a experiencia não foi muito satisfatória. Eu acho que um dos piores defeitos que um livro pode ter é a má construção dos personagens. E o fato da protagonista não ser cativante também é um problema sério, né?
    Não fiquei com vontade de ler...

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu ouvi falar desse livro em um evento que fui, a própria autora quem falou dele e na época me despertou muito interesse, mas agora não sei mais se leria, sei la! Uma pena que o desfecho não tenha convencido. Mas amei sua resenha, muito completa e sincera!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  9. Eu como autora, quando vejo leitores querendo finais diferentes, sempre imagino, que as histórias sempre poderiam ter mil finais, pra agradar a todos... mas a verdade é que quem escreve o pensa baseado na sua vivência e quem lê faz o mesmo... As vivências são diferentes e essa é a beleza da literatura, com um mesmo livro eu posso ter milhares de experiências diferentes...
    Bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Não conhecia a obra, mas confesso que já desanimei pela premissa, capa e também por esse distanciamento que você sentiu com a história. Realmente se os acontecimentos são muito absurdos, acabamos ficando desanimados e por isso eu não daria uma chance a essa história no momento. Ainda assim gostei muito de conferir suas impressões.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  11. Oi, já tinha ouvido falar nesse livro, mas não é a primeira vez que vejo alguem comentar sobre a falta de apreço pelos personagens... Acabei não me interessando, pena que vc não curtiu a leitura. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Catharina, como está?
    Achei a premissa até boa a despeito de ter visto umas quantas parecidas e que me deixam meio assim para fazer uma leitura dessas. A minha não tão positiva impressão piora um pouco depois de ler a tua resenha, que devo dizer, achei ótima. Se bem que a vida real anda tão cheia de coisas absurdas (vide a eleição do Trump nos EUA) que eu não duvidaria de muita coisa que tu diz ocorrer no livro.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oiiii,

    Menina eu tinha super curtido a sinopse e ai você me diz que os personagens não são bem construídos e que o final meio que não condiz rs, me desanimou bastante.
    Que pena que foi um livro que te decepcionou, é a pior coisa quando nos criamos um mundo de expectativas em cima da história e ela não é aquilo tudo :(

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?
    Tinha achado a temática até bem interessante até ler em sua resenha que os personagens não são bem construídos e que o romance acontece meio do nada.
    O romance com final triste até me agradaria, mas, os demais elementos me fariam abandonar a leitura. Gostei muito da resenha e da sinceridade e é uma pena que o livro não tenha funcionado para você!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Que decepção. Quando li a sinopse, pensei : UAU, quero agora. Uma temática diferente, achei que ia ser muito bacana poder ler sobre algo que conheço de certa forma, fiquei muito interessada, mas daí li a resenha e pluft, estorou meu balão de alegria.
    Mediante sua resenha, já sei que o livro não me agradaria, então eu nem vou arriscar. Uma pena que não funcionou para você.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie,
    Ai essa história de ir com sede demais ao pote, eu conheço e muito bem.
    É tão triste quando a gente pega um livro cheio de expectativas positivas e o autor ou autora não sabe desenvolver a história muito bem, ou um personagem.
    É frustrante mesmo :/
    Mas vida que segue, porque existem milhares de livros ótimos aí pra gente ler (risos)
    Beijos, parabéns pelo Blog :3

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?

    A temática do livro parece ser bem legal, uma pena os personagens não serem bem desenvolvidos. O romance até me chamou a atenção, mas não gosto muito de livros com personagens que não bem desenvolvidos.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  18. Olá! Que pena que alguns acontecimento criaram uma certa antipatia com o enredo. É chato mesmo quando o casal avança rápido demais, é bom poder ver o amor surgindo aos poucos. Aaah que triste que você acho que o tema do livro e o final não combinaram. Tomara que o próxima leitura que você possa está vindo fazer da escritora Janda Montenegro seja melhor. Beijos'

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Que pena que você não curtiu a leitura. Realmente, criar expectativas é bem chato porque são bem difíceis de serem supridas. Infelizmente, por causa de todos esses pontos negativos que você destacou, a leitura não seria nada legal para mim, então prefiro deixar essa dica de lado, por ora.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia o livro e de cara torci o nariz para a premissa. Tudo estava indo bem até que o Tristan foi inserido e eu já soube como tudo iria desenrolar.
    Que pena que você não gostou tanto assim do livro.
    Acho que seria mais bacana se a autora tivesse focado apenas no intercâmbio de Sofia, mostrando os problemas e as barreiras culturais.
    Dessa vez vou passar a dica, mas gostei bastante de conferir suas impressões.
    Bjs,
    http://esquadrao-literario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oie! Tudo bem?

    Eu achei a capa muito linda, mas não foi um livro que me chamou a atenção e depois de ler a sua resenha vejo que tomei uma decisão correta em não me interessar por ele. as vezes a mal construção dos personagens ocorre pela euforia de escrever um livro etc, eu sempre tomo cuidado em relação a isso, mas espero que a autora aprenda e evolua para os próximos livros!

    Bjss

    ResponderExcluir
  22. Oi, Catharina!
    Nossa, ele livro teve tantos pontos negativos que não sei se leria, rs, mas isso já aconteceu comigo, saber que não vou gostar dele, assim que começo a ler. Também não gosto de acontecimentos absurdos na história, isso tira toda a minha vontade de continuar a leitura.
    Parabéns pela resenha sincera.

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  23. oie, é péssimo quando criamos inúmeras expectativas e elas são decepcionadas. Pelo que você comentou, eu não gostaria da obra, porque já não gosto muito de livros abordando adolescentes, e se foi tudo muito corrido e surreal, me atrai ainda menos. Mas quem sabe um dia dou uma chance..

    ResponderExcluir
  24. Oiee!!
    À primeira vista, a sinopse pareceu interessante, afinal, mostra uma personagem com desejo de sair de sua zona de conforto para conhecer novos lugares, uma nova cultura e novas pessoas.
    Se ainda assim, os personagens não são cativantes, já desanima a leitura né?
    Uma pena ele não ter atingido suas expectativas...
    Um beijo!!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Eu já não tinha me interessado pelo livro logo de cara, depois de ler sua critica sobre os personagens e a história em si, eu desanimei ainda mais. Quando os personagens não são marcantes, a história acaba se tornando muito chata. Eu odeio fatos que acontecem rápidos demais, porque sempre fico perdidona, tipo: "What is it?". Esse com certeza é um livro que eu não leria.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  26. Não conhecia a obra ou a atora, e a sinopse e a capa não me atraem muito.

    Não gosto muito de livros de romance só, e os pontos negativos que você citou - a ausencia da presena forte dos personagens, a fuga da realidade - realmente me desestimulam a ler livros assim... Não gosto quando tudo se acelera e fica sem jsutificativas para tal.

    Passo a indicação!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    É horrível quando a gente julga um livro pelo que ele aparenta ser e descobre que era isso mesmo. Só de ler o primeiro parágrafo do enredo eu já esperava tudo o que você colocou na resenha sobre ele, parece tudo adolescente demais, imaginado demais. Maas vida que segue né hahaha vou deixar passar porque ele tem tudo o que eu não gosto em um livro.
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  28. É por isso que não gosto de "ir com muita sede ao pote", criar expectativas de um livro que depois nos decepciona é muito chato. Ver como você ficou descontente com a protagonista, que não é cativante, e com uns acontecimentos "nada a ver" que ocorrem na narrativa, já me deixam bastante ressabiado.

    ResponderExcluir
  29. Olá Catharina,

    Parabéns pela sua resenha, ser sincera sobre livro que não gostamos costuma ser bem mais difícil do que resenhar livros que gostamos. E eu achei sua crítica super interessante, já não sou muito fã de livros desse gênero e ainda mais quando os personagens não são bem construídos, o tema é legal mas.... não pretendo ler.
    Beijos e obrigada pela resenha
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seguidores no G+

FANPAGE

Veja também