Prisma Literário: Resenha: Como Folhas Secas - Júlia de Oliveira

Resenha: Como Folhas Secas - Júlia de Oliveira

Sinopse: Em Santa Heloísa, interior de São Paulo, crescia cercada de conforto e afeto a pequena Ana Carolina. Comemorações cheias de alegria, música, amigos e parentes eram parte do cotidiano dessa adorável e sensível menina. Enquanto isso, vivia na metrópole do Estado um garoto quieto e solitário, que numa manhã de agosto se mudou com a família para o interior. Foi ele, Antônio Guerra, que apresentou para Ana Carolina uma realidade que ela ainda não conhecia. Aos poucos a garota foi se aproximando do menino enigmático e descobrindo seus segredos, pesadelos e a dolorosa verdade que sua família escondia. Carinho, amizade e confiança se tornaram laços que uniram essas duas crianças, ensinando-as como a vida poderia ser bela, mas também injusta. Juntos eles construíram uma história que nem as reviravoltas e imprevistos do futuro poderiam apagar.
*Livro cedido em parceria com a autora para divulgação. 


Como Folhas Secas é narrado em primeira pessoa primeiramente por Carolina, uma criança que tem tudo que poderia querer, desde pais amorosos até uma vida completamente estável com uma ótima condição financeira. Antônio também tem voz em primeira pessoa no livro, porém, ao contrário de Carolina, Toni não teve a melhor das infâncias por ter um pai completamente machista/sem noção/neurótico e milhares de outro piores adjetivos.

Quando Antônio se muda para a casa em frente da de Ana Carolina em Santa Heloísa, as duas crianças logo criam uma linda amizade e Ana passa a ser o refúgio de Antonio, a unica coisa boa em sua rotina enquanto Ana passa o admirar pela sua história e pelo passado conturbado que o garoto carrega. A partir daí a história passa a narrar grande parte da vida de ambos; infância, adolescência e reviravoltas que os levam a se separar.

Quando recebi o livro em parceria com a autora, fiquei encantada com essa capa tão lindinha e também com a sinopse em geral e principalmente o fato da autora ter apenas quinze anos. Preciso manifestar aqui o quão boquiaberta fiquei ao terminar o livro e saber que essa obra vinha de alguém com apenas quinze anos pois é uma narrativa muito bem escrita e melhores do que autores com trinta, o que nos faz ver que certas pessoas nasceram para escrever.

O livro mostra a vida de Antônio e de Ana Carolina e é incrível o rumo que cada vida toma, quão divergente são os caminhos e como me senti tocada pelos fatos que aconteciam a Antônio e o que esses fatos o levaram a ser. A história não se mostrou nada previsível, principalmente aquele final,  eu realmente não esperava aquele final. Eu realmente queria muito falar sobre o final e sobre como me senti aqui, porém, irei evitar spoiler e só declarar que foi algo extremamente satisfatório e real para mim.

O enredo como eu disse acima, é cheio de reviravoltas e diversos acontecimentos já que se passa em vários anos, o que infelizmente não nos faz de fato ter os detalhes de cada acontecimento, apenas dos mais importantes e talvez para alguns isso possa causar uma falta de conexão com os personagens, eu mesma não consegui em conectar muito à eles e confesso que Ana Carolina não foi uma de minhas protagonistas favoritas mas mesmo assim, a leitura em si conseguiu sim me cativar bastante.

A autora está de parabéns pois para um livro que foi escrito por alguém de quinze anos, superou minha expectativas e aquele final me conquistou bastante por fugir muito do comum e mostrar que é possível superar certas coisas e ser feliz com outras pessoas. Leitura altamente recomendada para amantes de romance e drama.

23 comentários:

  1. Assim que esse livro foi lançado, tratei logo de comprar. Não vou mentir que a capa me influenciou muito, mas até do que o enredo. Porém, nesse carnaval ele será minha leitura.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia a obra e muito menos a autora, senti a falta da ficha do livro, mas irei no Skoob conferir mais informações. Achei sua resenha maravilhosa, fiquei encantado com a obra apresentada a sinopse chamou muita a minha atenção e a capa é realmente "lindinha", o fato do Toni ter um pai machista chamou a minha atenção, pois eu odeio pessoas machistas e sempre quis entender o que passa na cabeça dessas pessoas — caso a autora aprofundou nisso —, mas do mesmo jeito eu estou com vontade de fazer a leitura da obra, fiquei maravilhado com ela, a idade da autora colaborou com a minha curiosidade e ela me lembrou bastante a Ana Beatriz Brandão. Ana é autora de três livros e começou com Sombras de um Anjo publicado pela mesma editora que ela, ainda nova ela fez sucesso e hoje com quase 17 anos — eu acho — ela está fazendo mais sucesso ainda. Amei conhecer a obra e a autora ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Olha, é muito difícil ver obras passadas aqui no Brasil, até mesmo autores daqui escrevem a história se passando em outro lugar, na maioria das vezes. Achei a história bem lindinha, com certeza um romance que vem desde a época da infância, parece ser lindo! E realmente, uma autora de apenas 15 anos e realmente talentosa, é um tesouro nacional <3

    ResponderExcluir
  4. Oi. É a primeira vez que vejo falar sobre a autora e o livro. Gostei bastante da forma que você descreveu sobre a história e deixou bem claro sua opinião. Dramas de infância mexem muito comigo,e como sou emotiva, creio que iria ler o livro todo chorando rsrs Fico tão feliz quando vejo talentos brasileiros se destacando no mercado literário. Se com 15 já está esse sucesso, imagina lá pra frente. Sucesso com a parceria!
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  5. Olá! Eu não conhecia nem a trama e nem a autora.. ... não estou num momento de ler esse tipo de leitura nesse momento, mas só de saber que uma jovem de 15 anos tem a coragem de escrever uma história que poderia acontecer e que já pode ter acontecido Mesmo! O enredo é lindo.... talvez um dia eu leia.... a capa está maravilhosa! Desejo sucesso para a autora! ❤

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu não conhecia o livro e fiquei curioso, mesmo que não fala o meu tipo romance, pelo menos nos últimos tempos! :)

    Acho ótimo que tenha reviravoltas também! E que cative o leitor! Como assim, foi escrito por uma jovem de 15 anos?? ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Que autora jovem haha mas que maravilha ler jovens escritores! Não conhecia o livro, mas sua resenha me causou interesse!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia essa obra, realmente a capa é muito lindinha. Fiquei curiosa pela trama, adorei saber que Antônio tem Ana como refúgio, deve ser uma relação muito linda. E fazia tempo que não lia uma história com um personagem machista, já sei que vou odiar esse pai. rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Gosto de romances simples assim, por mais que este tenha uma ponta ali no drama. Por conta da passagem de tempo e tal, mas eu leria sim!

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia a autora, ma aja gostei tá capa e sinopse. Através de sua resenha pude conhecer um pouco dessa história e com certeza leria, pois gosto de livros com reviravolta e cheio de dramas. Curiosa para saber um pouco mais sobre essa história.
    Beijo
    Cássia Pires

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não conhecia o livro ainda, mas só essa capa já me conquistou. Achei a premissa muito fofa, fiquei curiosa pra ver essa amizade crescendo e lidando com várias reviravoltas. Adorei a resenha!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  12. Oi tudo bem,
    Não conhecia o livro e nem a escritora, mas confesso que a sua resenha conseguiu me deixar curiosa, a premissa do livro é no minimo interessante e eu fiquei bastante curiosa em conhecer o talento dessa jovem autora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Li o livro há pouco tempo e devo dizer que também ameii o final. A autora desconstruiu um monte de esteriótipos com ele. Realmente fugiu muito do comum.
    E eu também fiquei impressionada com o talento e a maturidade de escrita da autora. Sem contar os temas pesados que ela abordou tão bem.
    De fato nos faz pensar que algumas pessoas nasceram para escrever.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Gosto de livros com a narrativa do ponto de vista de crianças, mas pelo que posso entender eles vão amadurecer juntos e isso ´[e bom. Pois, vemos o desenvolvimento e envolvimento dos protagonistas. Gosto disso.
    anotei a dica, ótima resenha!
    Ni
    Cia doLeitor

    ResponderExcluir
  15. Que pena que não conseguiu sentir muita conexão com os personagens, isso é algo que me faz muita falta em uma leitura, e confesso que gosto dos acontecimentos bem detalhados também... Rs...
    Mas com certeza é uma obra que tem seu valor, principalmente a autora tendo apenas 15 anos.
    Fiquei com receio de descobrir as coisas que acontecem ao Antônio, mas talvez eu me anime a ler sim.

    ResponderExcluir
  16. Oi.

    Não conhecia ainda o livro, mas adorei a premissa dele. Faz muito meu estilo de leituras e vou adorar lê-lo. Às vezes sinto uma pontinha de inveja dessas pessoas que com tão pouca idade já escrevem super bem, rsrrs. Não tenho esse talento. Mas isso é muito bom, são dessas pessoas que no futuro sairão obras incríveis.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tenho que dizer que a primeira coisa que me chamou atenção foi essa capa e o quão linda ela é <3 Realmente é um encanto e nos faz ter vontade de ver a história que tem por trás. Achei bem legal isso da história ir se mostrando desde que eles eram crianças até crescerem, e também gostei de saber que os personagens são reais, não tendo uma família perfeita. Fiquei curiosa para saber qual é esse final inesperado e ainda mais por saber que a autora tem apenas 15 anos :o Realmente existem pessoas que nascem com o dom para escrever, espero ler em breve e sucesso a autora!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu fiquei apaixonada pela capa desse livro, sério! E também fiquei de boca aberta ao saber que a autora tem apenas quinze anos, realmente nos mostra que quando a pessoa nasceu para aquilo, a idade não importa. Adorei poder conferir a sua resenha, e apesar de alguns pontos negativos em relação à protagonista, acho que seria uma obra muito gostosa de ser lida. Dica mais do que anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Olá Catharina,
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei encantada com a capa, como você. Gostei, ainda mais, de saber que o livro é repleto de reviravoltas e que superou suas expectativas.
    Vou anotar a dica, pois acho que vale muito à pena fazer.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, nossa, que bacana saber que um livro tão bom foi escrito por alguém tão nova, e que ela também inovou, não permanecendo somente no típico clichê e no felizes para sempre. confesso ue já tinha visto essa sinopse por aí e tenho vontade extrema de ler essa obra. espero ter essa oportunidade em breve.

    ResponderExcluir
  21. Que legal uma autora tão jovem e com tanto talento! É sempre bom quando nos surpreendemos, tanto com a história em si - que parece ser fofa e espero que o pai de Antonio leve uns chutes na bunda pra parar de ser machista, quanto a autora ser tão jovem e escrever de modo que prenda o leitor!

    Ótima resenha!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Que livro mais lindo! Tanto a capa quanto o enredo me encantaram. Estou impressionada com tantos elogios a uma autora tão novinha. É o que sempre dizem "há almas velhas em corpos novos". Pelo que li da sua resenha a autora conseguiu transmitir uma história linda e cheia de amor para seus leitores.
    Adorei a dica.
    Bjs.

    www.salaliteraria.com.br

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo