Resenha: Lúcida - Ron Bass & Adrienne Stoltz

07:20

Sinopse: Um thriller psicológico eletrizante, do roteirista de Rain Man e O casamento do meu melhor amigo. Sloane é uma aluna nota 10, com uma grande e amorosa família. Maggie vive uma existência glamorosa e independente, como aspirante a atriz em Nova York. As duas não poderiam ser mais diferentes. A não ser por um pequeno detalhe, algo que não têm coragem de revelar a ninguém. À noite, cada uma sonha que é a outra. Os sonhos são tão vívidos que as garotas sentem e experimentam o que a outra está passando naquele momento. Seriam as duas reais? Uma delas estaria mentalmente instável e imaginando a outra? Seriam ambas a mesma pessoa? Qual delas é real?
*Livro cedido em parceria com a Editora Galra Record para divulgação. 




Lúcida é um livro narrado por Sloane e Maggie. Sloane é uma típica adolescente comum, vai bem no colégio, tem uma família bem estruturada e feliz com seus pais e irmãos enquanto Maggie é uma glamourosa e famosa atriz de Nova York, não tem a melhor das relações com sua mãe e família no geral, ambas nunca se viram e não tem nada em comum, exceto o fato de que todas as noites cada uma sonha que é a outra, desde sempre e já não sabem como resolver isso pois o medo de se tornarem loucas e dependerem uma da outra para sempre é muito grande.

Ao começar o livro, criamos mil teorias do que poderia ser, desde algo sobrenatural, uma ligação entre as duas até mesmo a suposição de múltiplas personalidades. Ao ver essa capa tão linda, quis ler o livro imediatamente e imaginava algo mais puxado para o psicológico, e de fato encontrei porém, a história mostra muito mais que isso.

O enredo se mostrou bem confuso em diversos momentos, principalmente a partir do meio da história, pois são vários personagens para cada protagonista, então acabamos nos perdendo, pelo menos foi o que aconteceu comigo. Ao longo da história, já temos uma ideia do que acontece mas ainda assim pareceu algo meio confuso e que foi se perdendo no caminho. O final ficou um pouco aleatório e eu acabei me dispersando em vários capítulos pois a leitura custou a me prender.

A narrativa está bem escrita e ops personagens foram super bem construídos, mas como citei acima, o enredo em geral se perdeu em vários momentos, talvez fosse o objetivo dos autores nos deixar confusos, mas chegou uma hora que eu estava tão confusa que já não entendia mais nada do que se passava no livro. É uma leitura que pode vir a agradar certos tipos de leitores assim como pode incomodar outros, então para quem quer arriscar, saibam que não é leitura fácil e despretensiosa. Exige atenção, raciocínio e muita paciência para encarar até o fim e tentar entender o lado de cada personagem.

A edição está impecável fora alguns errinhos de digitação que encontrei. A capa como eu disse, está simplesmente maravilhosa. Os capítulos são alternados entre as protagonistas e as páginas são amarelas, perfeitas para leitura. A Record arrasou na edição, como sempre. Recomendo para quem gosta de algo mais forte e diferente.

Poderá gostar também de

37 comentários

  1. Olá
    Eu também já fiz essa leitura e particularmente achei bom (mas esperava mais), a premissa é curiosa também, apesar de que devo concordar que me confundi sim em alguns momentos, talvez falta de percepção mesmo. A capa é mesmo maravilhosa!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Vixi, já li um livro assim, dispenso kkk Sla não faz a minha cabeça principalmente por ser psicológico, mas amei a capa do livro!
    Bjss, http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/01/um-porto-seguro.html

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser do tipo bem confuso mesmo, e é exatamente por isso que eu quero lê-lo. Aliás, essa capa é toda maravilhosa então acredito plenamente em você a respeito da edição. Adorei o fato de poder criar teorias a respeito da história.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  4. Se os personagens são bem desenvolvidos, porque será que o enredo se perdeu? Fiquei curiosa quanto a isso e achei a capa linda também. Talvez eu d~e uma chance.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Essa capa é tão linda, uma pena ser um livro tão confuso, infelizmente não curto livros confusos, passarei bem longe!

    www.ocasulodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Catharina, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas a temática me pareceu interessante. Uma pena que a editora não tenha se preocupado o suficiente com a revisão, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Acredita que não gostei desse livro? Confesso que o inicio me animou, mas depois fui perdendo o interesse na história.
    Uma pena, pois esperava mais da história.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Oie amore,
    Nossa vi a capa desse livro, não lembro onde e definitivamente é linda demais!!!! Só pela capa já quero ler.
    O que me preocupa é o fato do enredo parecer confuso em alguns momentos, isso me tira a vontade de continuar a leitura quando pego um livro nas mãos. Mas talvez dê uma chance mais pra frente. Dica anotada!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Amei essa capa e o enredo me chamou bastante atenção! Até me lembrou de um filme onde um homem e uma mulher sonham um com o outro durante um período e, no final, acabam se apaixonado e se encontrando. Sei que é diferente do livro da resenha, mas tem a ver com sonhos e isso que me deixou instigado. Bom, adorei a resenha e espero poder ler o livro ><

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Eu quero muito ler este livro, ate porque gostei da historia (e da capa também!!) e ainda da resenha que apresentaste! :)

    Bem, acho ótimo que os personagens estejam bem construídos, mas e uma pena que o enredo se perca... por vezes, os autores, ao quererem causar aquela "causar", fazem pior..! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Esta muito interessada nesse livro, mas vi comentários tão negativos sobre ele que acabei desanimando. É uma pena o enredo ter se perdido um pouco e ficar confuso, isso realmente desaponta em uma leitura. Ainda assim, a premissa é boa, a capa e qualidades gráficas parecem excelentes e talvez só por isso, eu dê uma chance.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  12. Pena que no meio do caminho o enredo foi se perdendo, pela sinopse, me parece um livro bem instigante. Se tiver oportunidade, lerei.

    ResponderExcluir
  13. Estou doida de vontade de ler este livro, a capa é absolutamente linda!

    O gênero dele me agrada bastante, o mistério que o cerca parece nos prender! Mesmo que possa parecer confuso, como você disse, me agrada bastante!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Catharina,
    Tenho visto muitas opiniões sobre essa obra e a maioria são como a sua, de que o livro é bastante confuso, mas que, acredita-se que é vontade do autor de fazer isso. Confesso que não me sinto impelida a ler uma obra assim e vou deixar a dica passar por enquanto, pelo menos.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  15. Oii
    Também li o livro e achei confuso. Na verdade até mais da metade parecia um Young adult comum, dai mais para o final achei tudo confuso. Uma pena, pois a premissa era boa.
    Bjus

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Pelo que entendi essa leitura realmente não é para qualquer leitor e exige um pouco mais de atenção em sua leitura.
    Achei a premissa bem interessante e fiquei intrigada para saber o motivo de uma personagem sonhar com a vida da outra. Você não nos deixou nenhuma pista sobre isso rsrs
    A capa é muito bonita e estou ansiosa para fazer essa leitura e ver se consigo encarar até o fim.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Uma colaboradora minha que resenhou esse livro e gostou bastante do enredo, mas não é muito um livro que eu leria. Eu até me atraio pelo gênero, mas é como você falou na resenha, o enredo se perde muito.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Peguei um livro parecido, com essa coisa de muitos personagens, acho que fica mal estruturado como você mencionou.
    Já achou a sinopse confusa, imagino como deve ser o livro hahaha

    http://euinsisto.com.br/

    ResponderExcluir
  19. É uma pena que em certos momentos da leitura o enredo se perda, é bem chato quando isso acontece com qualquer livro, eu achei essa capa linda, esta foi minha primeira resenha sobre o livro, não fiquei tão curiosa assim, mas quem sabe um dia eu de uma chance não é mesmo??

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi!

    Muita gente tem reclamado mesmo do enredo confuso desse livro. Confesso que eu tinha mais vontade de lê-lo antes, hoje em dia, sei que só leria se o ganhasse. A história até parece cativante, mas não sei, perdeu um pouco a graça para mim, mas que bom que os personagens são bem construidos, isso é um ponto bem positivo. :)

    Parabéns pela resenha.

    bjs!

    ResponderExcluir
  21. Olá Catharina! Quanto as edições da Record, elas tem andado muito boas, salvo alguma ou outra capa que surge por aí. Quase solicitei esse livro a editora justamente por causa da capa e a sinopse que nos instiga, mas talvez eu não fosse gostar de sua narrativa como pude perceber pelos pontos que você ressaltou. Vou deixá-lo para mais adiante :)

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Agora você me fez ter um arrependimento. Vi esse livro na livraria por 18 reais em uma promoção. Ainda cheguei a pegar e pensar na capa bonita e deixei lá. Agora quero ler. Vou voltar amanhã ver se acho. Beijos

    ResponderExcluir
  23. Achei que o final não foi apenas um pouco aleatório, e sim completamente. Me pareceu que qualquer final se encaixaria, que os autores se esqueceram de preparar o desfecho. Confusa durante a leitura não fiquei, mas insatisfeita com o final, sim, bastante, o que tornou o livro uma decepção para mim, infelizmente.

    ResponderExcluir
  24. Primeiramente adorei a capa, totalmente diferente do que a galera tem trazido em suas capas. Segundo, bom... Não curti a premissa do livro. Senti que a cada final de frase na sua resenha, você estivesse dizendo entrelinhas que o livro é chato e sem sal, portanto, deixo passar a dica.
    Bjks

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Já vi diversas opiniões sobre esse livro é fico meio receosa de ler mas confesso que fico intrigada me questionando qual o ponto do sonho é da realidade e entender o que de fato acontece com as duas. Talvez futuramente eu de uma chance a obra.
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. oie, uau, eu não tinha ideia de que esse livro seria assim tão confuso, e confesso que minhas expectativas baixaram e muito. eu não gosto de vários personagens para um protagonista, e as vezes me sinto assim meio dispersa, dependendo do enredo. não vou com tantas expectativas e vou talvez adiar um pouco a leitura.

    ResponderExcluir
  27. Puxa, o livro me chamou atenção,adoro misterios assim, já estou criando um milhão de teorias.
    Não sei se irei me incomodar ou não com a confusão da premissa, se irei levar como algo bom para o mistério ou ficar louca e abandonar o livro, mas irei conferir para poder decidir

    ResponderExcluir
  28. Essa questão do enredo se perder algumas vezes, a ponto de deixar o leitor confuso, me deixa com um pé atrás para conhecer a leitura. Apesar disto o gênero, e como os personagens e o tema é trabalhado é um ponto a favor do livro, por isso fiquei em dúvida.

    ResponderExcluir
  29. Oi, Catharina!
    Achei a capa desse livro linda, mas a premissa não chamou minha atenção não é mais o tipo de livro que me agrada e essa questão aí do enredo confuso não me animou para ler. Talvez se despertar meu interesse eu leia, no momento não.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  30. A capa é linda, mas não conseguiu me ganhar. Dessa vez não fui impulsiva em selecionar o livro pela capa pra não quebrar mjnha cara. A maioria das resenhas que tenho lido desse livro me mostram que o enredo é confuso e meio que cheios de furo, o terror psicológico parece ser aguentar uma narrativa "mal feita". Então, fico feliz que não solicitei o livro hahaa.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que estava bem animada para ler esse livro e infelizmente acabei sendo decepcionada, pois acabei não curtindo a história. Os personagens não me cativaram e realmente é tudo muito confuso, chegando em um ponto que eu não entendia onde os autores queriam chegar com aquilo. Enfim, era um livro que parecia ser ótimo, mas que eu não gostei.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  32. Oieee
    Tudo bom?
    Achei o enredo bem interessante, mas pelo que li acho que ficaria um pouco perdida na história, mas gosto quando os capítulos são intercalados pelas personagens principais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Olá! Realmente a capa é linda! Que bom que no livro vamos ter algo psicológico porém mais que isso. Apesar de o enredo ser confuso que bom que a narrativa está bem escritas e os personagens bem construídos. O livro parece ser interessante, anotei a dica. Beijos'

    ResponderExcluir
  34. Oie!!!
    Confesso que não conhecia o livro, mas para falar a verdade, mesmo com a sua resenha, não consegui me interessar muito... não sei. Então acho que vou deixar a dica passar

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  35. Já bati o olho na sinopse e pude ter ctz que a obra me agradaria, com apenas duas palavras: thriller psicológico

    Não conhecia o livro ainda e a capa me intrigou bastante!

    Uma pena conter erros de digitação, mas creio que não é tão surreal a ponto de desmerecer a qualidade da obra!

    Dica anotada. Ansiosa para poder conferir!

    ResponderExcluir
  36. Oi Cath, tudo bem?
    É uma pena ser o livro bom, mas com uma história que deixa o público "perdido". Por conta disso me desinteressei da obra.

    ResponderExcluir
  37. Eu acho essa capa o maior barato. As resenhas que eu tenho lido sobre esse livro têm sido unânimes em relação a falar que a história é confusa, o que é uma pela. Eu ainda quero conferir a história, pois estou curiosa para saber o que há entre as meninas, mas a cada resenha que eu leio eu já me preparo mais psicologicamente para não ficar tão frustrada caso eu não curta! Rss

    Beijo

    ResponderExcluir

Seguidores no G+

FANPAGE

Veja também