Prisma Literário: Resenha: Curtindo a Vida Adoidado - Todd Strasser

Resenha: Curtindo a Vida Adoidado - Todd Strasser

Sinopse: A vida passa rápido demais. E se você não parar de vez em quando para vivê-la, vai acabar perdendo o seu tempo. Os pais de Ferris Bueller realmente acreditaram que ele estava doente. A sua pior atuação em anos, e eles haviam caído nessa. Ferris não esperava que fosse fácil convencer o amigo, Cameron, a sair de sua fossa interior para acompanhá-lo em um dia onde o céu era o limite e não haveria nada que eles não pudessem fazer. Tirar a namorada, Sloane, da aula seria a parte fácil do plano, mesmo com a marcação cerrada do diretor Rooney e a perseguição de Jeanie, a explosiva irmã de Ferris. Tendo Chicago inteira como parque de diversões e com a missão de fazer com que seu dia de folga seja incrível, Ferris não aceitará ter nada menos que o dia mais inesquecível de sua adolescência tão inesquecível quanto o filme de John Hughes, que completa 30 anos em 2016. Considerado uma das obras mais importantes do cinema e o retrato de uma geração, Curtindo a vida adoidado é a expressão do sonho de jovens de todas as épocas. Afinal, quem nunca quis fugir de uma aula chata para curtir um dia lindo na companhia de seus melhores amigos? Publicado pela primeira vez no Brasil em formato de romance, esta edição comemorativa contém altas doses de encrencas, aventuras e desculpas esfarrapadas!
*Livro cedido em parceria com a Editora Gutenberg para divulgação. 

Curtindo a Vida Adoidado é originalmente um filme dos anos 80 que mostra um dia da vida de Ferris Bueller, um garoto que dá muito valor aos bons momentos da vida e por isso resolve enganar seus pais pela nona vez no semestre fingindo um tipo de doença. Apesar de considerar a pior encenação que já fez, logo os pais de Ferris acreditam e cedem o dia para ele descansar mas Ferris já planejava ter o melhor dia para aproveitar junto com sua namorada e seu melhor amigo, Cameron.

O livro foi escrito em comemoração dos 30 anos de filme pelo autor Todd Strasser em forma de romance seguindo exatamente o mesmo roteiro do filme que fez tanto sucesso e conquistou tantos adolescentes como eu mesma. Pensa em uma garoto que deu um grito na sala de aula ao ver a novidade desse lançamento. Sou apaixonada pelo filme, roteiro e principalmente por Ferris Bueller e para mim foi incrível poder ler o livro escrito em homenagem a um filme que me marcou muito e poder fechar a obra com muita satisfação.

O autor conseguiu manter a essência de cada personagem e a graça das cenas de uma forma que não imaginava ser possível. Narrado em terceira pessoa, acompanhamos desde o momento em que Ferris finge uma doença até o momento em que ele chega correndo em casa para fingir que passou o dia em casa descansando. Poder ler além de ver as aventuras dos três personagens, foi uma bela experiência, digo como uma grande fã do longa.

Confesso que o medo de me decepcionar era bem grande, afinal não sabia o modo como o autor iria conduzir a história e se ele iria mudar algo, então li com um pé atrás mas logo me vi mergulhada nas páginas e ansiando por cada capítulo esperando aquelas cenas queridas serem descritas em papel, como por exemplo a clássica cena de Ferris cantando Twist and Shoud no meio da rua para quem quisesse ouvir.

O livro consegue nos passar mensagens assim como o filme, apesar de ser uma simples comédia. Aprendemos com Ferris a lembrar de que a vida não é só estudar e seguir regras mas também tirar um tempo para si mesmo e fazer o que gosta. Mas vamos combinar, é legal não sermos tão Ferris e nem tão Cameron e sim manter o equilibro e imagino que é essa a mensagem que o filme nos passa.

A edição está fanatística. A ilustração da capa me atraiu demais e ficou maravilhosa na estante e garanto que todo fã que passar por este livro, será incapaz de pelo menso não desejar tê-lo em casa. É uma leitura super rapidinha, cerca de 150 páginas com capítulos bem rápidos. Fãs, este livros foi escrito para nós. Quem ainda não assistiu, corra para ver e depois garanto que vão querer ter essa belezinha de livro.

10 comentários:

  1. Salve Ferris !!!! Esse livro era meu favorito da infância, assistia todos os dias. SIM, TODOS OS DIAS, meu pai até hoje fala e dá risada sobre isso. Mas eu realmente amo. Vi que saiu o livro, mas não tinha ido atrás ainda, gostei de saber que a resenha está bem fiel.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caraaaa... Você falando me faz lembrar vagamente de ter visto algo assim, mas eu não me lembro muito do filme, hahaha. Acho que não me pegou como foi pra você. É um livro, que eu leria, mas ficaria lá pro final da lista, sabe? Mas se foi bom pra você e tá fiel ao que era o filme, então deve ser um bom livro. Beeeijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Desde que vi o lançamento do livro fiquei super doida e querendo ter um volume dele na minha estante.
    Adoro o filme e já perdi a conta de quantas vezes já assisti e não me canso.
    Achei super legal essa edição comemorativa e tenho certeza que a diagramação é de tirar o fôlego!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. 'é legal não sermos tão Ferris e nem tão Cameron e sim manter o equilibro e imagino que é essa a mensagem que o filme nos passa.' concordo plenamente com você, o mais importante é o equilíbrio. Esse foi o filme de minha infância e adolescência, mas acho que não compraria o livro.

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh eu sou louca para ter esse livro menina, fiquei apaixonada mesmo e espero um dia ter a oportunidade de poder comprar e ter na minha estante. Uma edição de colecionador.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  6. Olá Catharina, esse livro parece ser uma boa leitura para todos que curtirem o filme, fiquei bem feliz de saber que o autor conseguiu ser fiel a essência dos personagens e trazer todo o clima do filme. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    "Curtindo a vida adoidado" é um dos meus filmes favoritos, Ferris é um mito!
    Eu li o livro e gostei bastante, achei que ficou bem fiel a história original :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Esse é um dos meus filmes favoritos da infância, mas eu realmente não sabia que tinha livro. Preciso, urgentemente, colocar isso na minha estante.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá! Eu tenho vontade de ler esse livro há algum tempo...Ele parece ser super divertido, me deixou curiosa desde a primeira vez que eu vi. Gostaria de ter lido um pouco mais da história dele... Enfim, preciso arrumar com alguém!
    kkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu realmente não sabia da existência desse livro. O filme é icônico demais e ameeeei a capa do livro *-*
    Ótima resenha, beijo.

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo