Resenha: Tempo Para Amar, Tempo Para Odiar - Caroline Taís Hanke

12:56

Sinopse: Valentina Sanchez é uma menina de doze anos, atormentada por um pai cruel e perverso. Seu pai Idelfonso é uma figura autoritária, que impinge à família uma vida de misérias e privações, fome e frio, enquanto usa roupas caras, viaja e aposta em corridas de cavalo. Ao menor deslize dos quatro filhos o pai aplica-lhes violentas surras com o açoite. Sua maldade não tem limites. Porém, o pior está por vir: Valentina foi crescendo e transformou-se numa linda mocinha, o que provocou um desejo doentio e insaciável em seu pai. Ocorreu o inevitável, e Valentina foi estuprada por seu pai dentro de sua própria casa. A mãe é uma figura patética e omissa, que obedece ao pai e não defende os filhos. Sem poder contar com sua mãe, com o próprio demônio por companhia e sem recursos para fugir, Valentina está sem saída. Mas ela precisa dar um jeito e encontrar uma solução. Ela precisa fugir. Precisa vencer na vida. E quando isso acontecer, ela irá voltar para se vingar. Ela exige vingança. Valentina tem Direito à Vingança. Tempo para amar, tempo para odiar, é uma obra de ficção entremeada com fatos reais, onde quatro crianças que vivem na pobreza são maltratadas e aterrorizadas por um pai maligno e depravado, fatos estes que irão lhes causar sequelas para toda vida.
*Livro cedido em parceria com a Editora Chiado para divulgação. 

Valentina é uma jovem que passou a vida sendo violentada e estuprada pelo próprio pai, além de presenciar cenas impossíveis de se apagar, como violência contra seus irmãos e sua própria mãe, tudo isso praticado pelo pai Idelfonso, um homem totalmente sádico, machista, egocêntrico e todos os piores adjetivos que se pode imaginar para uma pessoa.

Valentina foi crescendo e tornou-se uma jovem trabalhadora mas que não aguentava mais presenciar aquele tipo de cena e não ser protegida nem pela própria mãe que não conseguia se impor e não conseguia ao menos demonstrar carinho aos filhos, assim Valentina sentia-se cada vez mais sozinha por nunca ter tido uma atitude de amor em sua vida. Quando conhece Pedro, um jovem bonito e educado que está prestes a se formar em Direito, resolve fugir com ele para longe de sua casa mas promete a si mesma que voltará para salvar o resto de sua família da mãos de Idelfonso.

Narrado em primeira pessoa, temos uma história extremamente difícil e dolorosa de ser lida, principalmente em público, digo por experiência própria pois foi muito quase impossível ler a história de Valentina sem soltar lágrimas de horror e tristeza. O pior é saber que a obra é baseada em fatos reais, porém, não sei até que parte ou momento foi baseado em fatos reais, fazendo com que eu desejasse que fosse o menos possível.

Ao longo da leitura, podemos acompanhar o desenvolvimento de Valentina, como ela reagiu diante os fatos de sua vida sem nunca renunciar seu desejo de vingança ao mesmo tempo que não perdia o amor pelo vida e sua vontade de vencer apesar de tudo o que passou, de fato, é uma história que nos mostra esperança e ao mesmo tempo o que a vingança pode causar dentro de nós, como ela pode tomar conta da nossa personalidade.

Valentina é uma protagonista forte que escolheu não se vitimar na sua história e sim dar a volta por cima, então com toda a certeza, conquistou minha admiração. Apesar de ter suas qualidades, Valentina também se mostra um tanto ambiciosa e vingativa, o que de acordo com os episódios de sua vida, é bem compreensível, o que tornou a história mais realista e ainda mais envolvente.

Devorei o livro em menos de dois dias, louca para saber qual seria a vingança e como ela iria executar e muitos outros pontos nos faz querer mais e mais dessa história triste, violenta e admirável em certos pontos. Muita coisa acontece, então garanto que quem arriscar, não irá ter um só minuto de tédio e sim inúmeras reações de emoções e sentimentos..

Poderá gostar também de

27 comentários

  1. Ola
    Eu nao conhecia esse titulo, mas adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Pelo visto a leitura foi bem rapida ne.. especialmente por conta da curiosidade dos detalhes. Por falar nisso, gostaria de saber mais informações sobre os personagens e o cenario em geral
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não conhecia esse livro na verdade nem conhecia a editora. O bom de ler as resenhas de outros blogs é que vamos conhecendo novas leituras e pegando as dicas.
    Gostei bastante das suas impressões com a leitura!
    Bjos

    Camila de Moraes - Blog Book Obsession

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Gostei da capa e gostei do título, diferente e atrativo. Pelo jeito o livro realmente foi ótimo, isso é bom. Me deixou com mais vontade de ler. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oie, eu adoro livros que me despertam uma gama de reações e esse parece ser um desses livros ao mesmo tempo que parece uma história muito forte.. interessante saber que é baseada em fatos reais e certamente eu ficaria super intrigada para saber o que ali é real. Obrigada ppela dica, nunca tinha ouvido falar no livro.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Com um nome desse tinha que ser perverso. Desculpe os demais "Idelfonsos" da vida... rsrs (brincadeiras a parte)
    Não conhecia a obra, mas já desejo tê-la em minha estante. Assim como você, sinto que irei me emocionar e chorar rios de lágrimas. É o tipo de leitura que machuca, choca, mas nos trás esperanças. Quero ler pra ontem!
    Ótima resenha
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  6. Não curto muito histórias pesadas, parece que me fez muito mal, não sei, fico bem angustiada. Mas essa história parece ser tão boa, me instigou muito a ler, rs. Talvez eu dê uma chance :) Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  7. Vingança? Opa, quero!
    Não gostei muito da capa, mas essa trama com certeza me deixou curiosa pra conferir que caminhos a ambição dela irá levá-la!
    Amei sua resenha!
    Obrigada pela dica!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  8. Olá ♥
    Não conhecia a obra, mas fiquei literalmente impressionada com a premissa. O nome da personagem é um dos nomes que eu acho mais lindos. O livro parece ter uma carga emocional muito densa, ainda mais quando estamos lidando com fatos reais. Fiquei curiosa para conhecer a obra, ainda mais quando você disse que chorou lendo gosto de livros que me tocam de uma certa maneira.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adoro leituras fortes e intensas, que mostram personagem dando a volta por cima. Achei a premissa interessante, e esse negócio de superação realmente me chama a atenção. Deve ser uma leitura emocionante demais, não conhecia ela, mas já coloquei nos desejados.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Catharina,
    Muito legal saber que você concluiu essa leitura de forma rápida e que ela não deixa o leitor ficar entediado. Gosto muito de obras que se passam sobre vingança e achei a premissa desse livro muito legal.
    Estou me perguntando como a Valentina reage a tudo.
    Dica anotada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Olá Catharina, tudo bem?

    A capa é belíssima, mas infelizmente nem o título me cativou. Quando cheguei até a sinopse, percebi que ele realmente não é o tipo de leitura que me agrada e que está dentro de minha zona de conforto. Mas espero que muitos outros possam ter a oportunidade de lê-lo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Catharina, vários gatilhos emocionais nesse livro caramba.
    Já tinha curtido a capa que é muito bonita, e a premissa apesar de ser bem pesada me fez ficar interessada. A autora é brasileira, ou portuguesa?

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Quando li o título imaginei se tratar de algum livro religioso, rs.
    Eu não conseguiria ler este livro, foge muito da minha zona de conforto.
    Acho bem legal a personagem ter superado o passado, mas não acho que seria vitimismo se ela tivesse reagido de outra forma, afinal, olha só o que ela passou né? Cada pessoa reage de uma forma.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oii
    O livro parece ser vem "pesado". Acho importante alguns livro abordarem esse assunto por mais difícil que seja. Não sei se teria coragem de lê-lo.
    Bjus

    ResponderExcluir
  15. Oi, Catharina

    Nossa, só de ler essa resenha já fiquei de coração apertado. Abusada pelo próprio pai, que coisa mais odiosa! =/ Mesmo sem ter lido eu também espero que o "baseado em fatos reais" seja uma parcela mínima da história, pois olha, chega a me dar ânsia uma coisa dessa.
    Certamente eu gostaria de fazer essa leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Nossa! A história é chocante, ainda não li nenhum livro em que a vítima consegue dar volta por cima e agora quem tá louca pra saber que tipo de vingança ela arquitetou sou eu! rs
    Bjs e Feliz 2017!

    ResponderExcluir
  17. Ainda não conhecia essa obra, mas me chamou a atenção pelo fato de Valentina ser forte e não se colocar como vítima apesar de tudo. Claro que ter em mente uma vingança, não fica de fora, não a julgo por isso, ser abusada, causa diversas consequências e muda a maneira de olha o outro. Gostaria de ler um dia e saber mais sobre como Valentina encerrou esse capítulo de sua vida.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  18. hi baby, tudo bem? não conhecia o livro e ao ler sua resenha partiu meu coração saber que ela foi estuprada pelo pai e que a mãe não a ajudava, esse é um tema bem real, isso me afastou um pouco da leitura, até que li sobre a vingança e já amei kkkk adoro historias de vingança, quando bem executadas e esse livro parece ser esse caso, vou ler com certeza! excelente resenha

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Só pela sinopse já concluí que não leria esse livro de jeito nenhum, e sua resenha só veio confirmar isso. Não tenho estômago para histórias assim, menos ainda sabendo que foram baseadas em fatos reais. Não entra na minha cabeça como um pai pode estuprar a própria filha, como pode ser violento com toda a sua família. E pra ser bem sincera ainda acho mais difícil compreender a omissão de uma mãe.

    ResponderExcluir
  20. Olha, não vou negar que fiquei curiosa com a leitura mas esse tipo de drama eu não consigo ler, até evito ao máximo. Parece ser uma boa leitura sim,mas com toda essa carga eu não consigo ler, não tenho estômago e nem forças para ler algo desse tipo.

    ResponderExcluir
  21. Olá, sabe de uma coisa, adorei essa personagem Valentina. Ela é o tipico de personagem protagonista que me deixa animado com a leitura, pois sei que a história se desenvolverá da maneira que espero. Seja ela vingativa ou não, é por ela que lerei o livro.

    ResponderExcluir
  22. Eita que enredo forte! Fiquei muito curioso para saber o percurso de Valentina. Já li um livro de fantasia com a premissa semelhante, de uma autora portuguesa. Enfim, muito boa a resenha, despertou o interesse e analisou a obra mas sem usar de spoilers.

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e confesso que pela capa não fiquei animada com a história, mas lendo sua resenha fui ficando curiosa.Parece ser uma história bem difícil de ser lida mesmo,mas imagino que seja uma leitura bem interessante e gostei de saber que a protagonista é forte.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  24. Adoro livros baseado em fatos reais, o grande problema é que geralmente são histórias tristes e densas, só essa sinopse já aperta o coração.
    Não conhecia esse livro, e mesmo sabendo que vou derramar lágrimas, quero saber como foi a vingança de Valentina.

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Adorei sua resenha.
    Estou super curiosa para saber o desfecho desse livro. A sensação que tenho é que vou ficar com o coração na mão com esse livro.
    Não conhecia, mas ele acaba de passar na frente de um monte de livro na minha lista.
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Olá, não sei porque mas eu adoro livros baseados em fatos reais, eu leio isso e já falo: preciso ter
    a história parece ter uma premissa realmente sofrida, mas estou na esperança que também tenha uma história de superação no final, dica mais do que anotada.

    ResponderExcluir
  27. Oi Catharina, que livro hein? Adoro uma história verídica que apresenta fatos difíceis de serem engolidos. Com certeza anotei sua dica e vou procurar saber mais sobre ele. Abraços

    ResponderExcluir

Seguidores no G+

FANPAGE

Veja também