Resenha: O Garoto do Cachecol Vermelho - Ana Beatriz Brandão

01:20

Sinopse: Melissa é uma garota linda, rica e mimada, que sempre consegue o que quer e tem todos na palma da mão. Ela acredita que a carreira de bailarina é a única coisa que realmente importa, porém suas certezas são abaladas quando faz uma aposta com um garoto misterioso, que parece ter como objetivo virar sua vida de cabeça para baixo. De repente, Melissa se vê dividida entre dois caminhos: realizar seu maior sonho, pelo qual batalhou a vida inteira, ou viver um grande amor. Mas, não importa aonde ela vá, todas as direções apontam para o garoto do cachecol vermelho... Com esta história intensa e apaixonante, Ana Beatriz Brandão vai emocionar e surpreender o leitor, provando que é uma jovem autora que tem muito a dizer.
*Livro cedido em parceria com a Editora Verus para divulgação.



Melissa é uma universitária que sempre foi mimada pela mãe com bem materiais para compensar sua ausência, tornando-a uma pessoa egoísta que quer tudo do jeito dela, uma garota popular e que não está nem ai para ninguém além de si mesma, nem mesmo para seus amigos e família. Tudo que almeja é poder passar na Julliard e realizar seu sonho de ser uma ótima bailarina. É uma garota sozinha e percebemos isso pois sua mãe está sempre viajando, fazendo com quem Melissa a odeie.

A única coisa que faz questão em sua vida além de luxuria é o Ballet. Melissa se esforça muito para poder chegar aonde deseja, e isso interfere em sua alimentação que não anda muito legal pois quer ficar com um corpo perfeito. Tudo vai bem em sua vida - só na concepção dela - até que Daniel, o vândalo do cachecol vermelho aparece em sua vida e começa a mudar a concepção de Melissa em tudo.

O que falar desse livro? Ou melhor, o que falar dessa protagonista? Pensem numa pessoa mimada, egoísta, individualista, arrogante e chata. Pois é, essa é a protagonista de O Garoto do Cachecol Vermelho. Nas primeiras paginas, eu não acreditava no que lia, pois nunca havia me deparado com uma personagem tão fútil e insuportável mas logo percebi que essa era justamente a intenção da autora e achei bem original a ideia pois Ana não economizou nos defeitos de Melissa, a ponto de me fazer querer jogar o livro no chão de raiva (hahaha).

Quando Daniel aparece na história, as coisas começam a melhorar, porém, não de imediato, tudo é bem aos poucos e percebemos que ela muda de um modo lento e singelo, o que me fez gostar muito da construção do enredo e de Daniel que mostrou um novo mundo a Melissa, mostrou que a vida é muito mais que Ballet e dinheiro. Foi muito triste pensar que existem Melissas na vida real, pessoas que tem nojo das outras por serem de uma classe baixa ou por serem portadoras de determinas doenças. Então foi uma leitura que me fez refletir muito sobre o mundo e as pessoas.

Ao longo do livro narrado pela protagonista, acontecem diversas situações marcantes e o mais interessante é que no meio dessa história toda, Ana consegue abordar diversos temas como machismo, abuso, pressão pelo corpo ideal, o que a ausência dos pais pode causar e egoísmo. O final não é esperado até quase os últimos capítulos, pois eu não imaginava que iria acontecer uma certa coisa com uma certa pessoa, imaginava um outro tipo de história.

No geral, foi um bom livro apesar de ter me feito passar por inúmeros momentos de raiva e descrença das situações, sentimentos e pensamentos da protagonista. A leitura conseguiu causar esperança além de tudo e nos mostrar o quanto uma pessoa pode mudar a vida do outro apenas com amor.

A edição está bem amor, com capítulos rápidos, letra no tamanho ideal e com essa capa que me atraiu assim que bati o olho por ser tão fofa. Uma leitura completamente recomendada para românticos incorrigíveis e para pessoas que gostam de sentir muitas emoções durante a leitura.

Poderá gostar também de

32 comentários

  1. Particularmente já não curto livros com mocinhas tão mimadas e infantis assim, faz perder a graça pra mim, mas entendo que esse era o objetivo da autora, pois daí veríamos como ela melhorou ao encontrar o garoto né. Parece ser um romance super lindo e emocionante, com certeza leria se tivesse a oportunidade!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cath,
      Confesso que quando eu vi esse livro na bienal, eu fiquei morrendo de vontade de compra-lo. Infelizmente acabei não levando pois não conhecia nada, nada da historia.
      Vi que esse livro tá bombando e gostei da sua resenha e da sinceridade em dizer os defeitos claros da personagem.
      :)
      Beijos!
      A Universitaria -> www.auniversitaria.com

      Excluir
  2. Olá
    Nossa essa protagonista é de tirar a paciência de muita gente, sei que a autora tinha um propósito, mas a cada resenha que leio percebo que ela errou na dose, ela podia ser tudo isso, mas podia ser mais sutil, eu que já não sou muito de romances adolescentes, não sinto a menor vontade de aturar uma personagem dessas.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Confesso que ao ver esse livro por aí, ele nunca me despertou o interesse, por isso foi bom ler a sua resenha. Me incomodo e muito quando as protagonistas são mimadas demais ou quando o mimimi é exagerado, mas pelas situações que vc meio que expôs aqui, parece que o livro é mais para reflexão mesmo, como aconteceu contigo, de refletir. Acho importante, apesar de nos irritarmos, lermos livros assim, livros que nos fazem refletir e pensar no mundo com mais realismo. Se vir a ter a oportunidade, vou tentar encarar essa leitura.

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ser romance, não consegui ainda me decidir se leio ou não. Pelo que percebi, inclusive no seu texto, não é o tipo de livro que me agradaria no momento.

    ResponderExcluir
  5. Ola
    Eu me interessei na história, pela sinopse. Mas o que gostei mesmo foi da sua sinceridade na resenha, apontando os pontos da protagonista. Não tenho mais muita paciência para personagens mimadinhas.
    Anotei a dica, para quem sabe ler no futuro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!! Estava morrendo de curiosidade de ler uma resenha sobre esse livro. Toda vez que leio o título lembro da "garota da echarpe verde", nossa querida Becky Bloom. Fico feliz que não tenha nada haver um livro com o outro, mas esse gênero não me agrada tanto. Sua resenha está ótima, parabéns! Bjs e obrigada pela dica! Bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    A premissa do livro é bem interessante e fiquei bem curiosa para conferir se Melissa irá mudar após conhecer Daniel e como isso se dará.
    Fiquei intrigada quanto aos momentos de raiva que você mencionou e quero saber se me sentirei assim quando fizer a leitura.
    O livro já está na minha lista a algum tempo e estou tentando chegar nele rsrs

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Catharina
    Todos estão falando desse livro, e eu por enquanto só estou na curiosidade rs
    Gostei de saber que vale a pena, apesar de sua pequena ressalva.


    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  9. Olá Cathi quando vi o lançamento desse livro, não fiquei muito entusiasmada em ler, tanto que é a primeira resenha que leio e deu para conferir um pouco da premissa. Mas não sou de descartar leituras, por isso quando tiver a oportunidade quero ler. Bjkas

    ResponderExcluir
  10. Estava mesmo curiosa para saber mais sobre esse livro. <3 Adorei o enredo. Acho que realmente temos muitas Melissas por aí, incompreendidas e solitárias. O egoísmo do outro pode ser um enorme buraco no peito que só precisa ser preenchido por alguém. Eu gostei do enredo, mas preciso me preparar para sentir raiva dessa protagonista também, kkk.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  11. oi ^^
    gosto quando livros abordam assuntos como machismo e ideal de beleza, a vzes o pessoal não aborda direito e o tiro sai pela culatra, mas esse parece ser uma boa leitura.
    nossa as vezes os personagens dão uma raiva né? mas, a gente supera kk

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Eu já cheguei a ler esse livro e esperava mais da história. É uma trama bonita, mas que se perdeu tentando se parecer com outros livros. E ainda não consigo acreditar no final, não era necessário s
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Catharina, tudo bem?

    Amei sua resenha!

    Tô com esse livro aqui desde a Bienal, quando comprei e além de ganhar um super kit de lançamento, recebi um abraço super carinhoso da autora, que é uma fofa.

    Não vejo a hora de iniciar a leitura!

    beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  14. realmente, esse tipo de gente dá nojo. ¬¬
    bem, eu não curto muito esse tipo de leitura, por isso deixo a dica passar, Cath...
    bjs...

    ResponderExcluir
  15. Oi. A capa do livro ficou engraçadinha e o enredo é bem sessão da tarde, me passando a ideia de um livro juvenil, apesar de abordar alguns temas mais pesados, acredito que seja de forma sutil

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Adorei a capa desse livro, e a premissa me agrada bastante. Já quero pra ontem, haha!

    Beijos
    http://www.mundoinvertido.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Catharina!
    Primeiro, amei o bom gosto da capa. Segundo, já fiquei com raiva da protagonista ao ler sua resenha...rsrs... Mas esse tipo de personagem, realmente, faz com que critiquemos nossas próprias atitudes.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  18. Olá! A capa é um amorzinho de linda. Nossa, até lendo sua resenha de raiva da protagonista. Mas, gostei de saber que era a intenção da autora e que a mesma aborda assuntos fortes na trama, ja está na lista, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Tenho muita vontade de ler esse livro, já conheci a Ana em vários eventos e sei como ela é um amor, então nada mais natural que esse livro ser um amor também!

    ResponderExcluir
  20. OOI!
    Pelo que disse essa protagonista é parecida com a de A Herdeira, Eadlyn, ela era muitooo mimadinha. kkkk
    Olha, sou louca para ler esse livro! Só não li ainda pois não o adquiri, mas quem sabe nessa black friday.... haha

    ResponderExcluir
  21. Oii!

    Eu ainda não consegui ler esse livro da Bia mas é impossivel não se interessar depois de tantas resenhas positivas para o livro!
    Não li nenhuma critica negativa para ela ainda e gostei de saber que a obra te encantou!
    A capa está linda <3

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Que livro mais amorzinho, adoraria mesmo ter a oportunidade de realizar a leitura, deve ser fascinante e encantador, ainda mais com essa capa linda <3
    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Eu quero muito ler esse livro. Falam muito dessa autora e eu estou louca para conhecer a escrita dela.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Não gosto muito de personagens mimadas e por isso prefiro deixar passar pelo fato de não ser o estilo que gosto.

    ResponderExcluir
  25. Oi Catharina,
    Não gosto de personagens mimizentas e a Melissa parece ser um desses personagens. Vou deixar passar a dica. Gostei da resenha.
    Beijos,
    André, do Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  26. Oi Cath, sua linda, tudo bem?
    Estou louca para ler esse livro, achei a capa linda, e gostei muito da história. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Estou com este livro para ler, aparentemente tem um enredo interessante. Mas o fato da protagonista ser tão mimada me deixa com o pé atrás um pouco.
    Otima resenha, e espero poder ler em breve pra voltar aqui e comentar de novo.

    ResponderExcluir
  28. Confesso que não é meu gênero favorito, mas acho que a forma como a Bia abordou as coisas neste livro me despertou um certo interesse pelo livro.
    Quero ler ele o quanto antes possível.

    ResponderExcluir
  29. Olá,

    A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi a capa, esse tom de azul com o vermelho deixou a capa bem atrativa. Estou vendo muitas pessoas elogiando tanto a obra quanto a autora, que me surpreendeu bastante por sua pouca idade. A premissa do livro me encantou, adoro histórias com uma carga dramática e livros que nos fazem refletir, já adicionei a wishlist.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Ah! Adorei ler sua resenha! Eu to louca por esse livro tb desde que bati o olho nessa capa linda! Foi legal saber mais um pouquinho sobre ele. <3
    Bj

    ResponderExcluir
  31. Oioi...
    eu nao gostei em nada da historia, a protagonista é bem chata e nao vi melhora dela assim nao.
    Achei q tinha drama e problemas demais em um livro apenas e o final foi pessimo.
    Eu nao gostei.

    ResponderExcluir

Seguidores no G+

FANPAGE

Veja também