Prisma Literário: Resenha: Boa Noite - Pam Gonçalves

Resenha: Boa Noite - Pam Gonçalves

Sinopse: Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.
*Livro cedido em parceria com a Editora Galera Record para divulgação. 

Alina é uma jovem garota que acaba de ingressar na universidade para cursar Engenharia da Computação e ao fazer essa escolha, deixou para trás seu passado de boa filha e boa menina para poder conhecer tudo que essa nova fase oferece para ela junto com seus novos companheiros em uma república longe de sua antiga casa.

Para Alina, tudo é muito novo e logo sente uma tremenda saudade de casa já que está convivendo com jovens de conhecido e é a unica caloura de sua república, mas logo começa a fazer amizades, frequentar festas e descobrir diversões que antes não a atraiam tanto e como toda pessoa que ingressa numa faculdade, muda da água para o vinho.

Logo no inicio gostei muito da protagonista e é impossível não imagina-la como Pam Gonçalves, imagino que não só para mim mas para todos que assistem o canal e esperaram tanto por esse livro. Confesso aqui que não esperava algo tão juvenil e descontraído, esperava um drama mais sério e denso mas Pam conseguiu me impressionar com esse lado mais descontraído e mesmo assim abordar temas que fazem parte do cotidiano dos jovens.

O que mais gostei no livro foi a abordagem e a diversidade dos temas, em um só livro Pam conseguiu falar sobre preconceito, machismo, homossexualidade além de dúvidas e descobertas que todos passamos ao entrar nessa nova fase. Infelizmente alguns temas não são realmente aprofundados por não ser a proposta do livro mas ela com certeza conseguiu deixar uma ótima mensagem e fazer com que deixasse a história ainda mais interessante e gostosa de se ler.

O assunto principal é machismo e como ele pode realmente estragar a vida de muitas pessoas e até mesmo das próprios machistas que infelizmente carregam pensamentos não tão legais, não é mesmo? hehe. Realmente fiquei surpresa como o livro conseguiu colocar o tema de forma totalmente realista já que se passa em festa, universidade e repúblicas. Além de ter abordado bem o tema, conseguiu colocar um romance muito bem pensado e extremamente maravilhoso de se acompanhar, com um protagonista misterioso que nos faz suspirar.

Como eu disse acima, é um livro bem realista e que qualquer calouro ou veterano na faculdade irá se identificar e assim como Alina, sentir que pode fazer a diferença e provar para todos aqueles que duvidam da sua capacidade o quão longe você pode ir independente de seu gênero. Eu fiz um post sobre livros empoderadores (clique aqui para ler) e com certeza este estaria na lista se tivesse lido antes.

Eu poderia ficar aqui escrevendo a noite inteira sobre o livro e como amei a proposta dele mas vou resumir dizendo que espero que esse seja o primeiro de muitos da autora que me faça sorrir ao ler a última página e desejar que todas as garotas possam fazer a diferença e provar para todos como Alina fez e, que todos os garotos se conscientizem sobre seus atos. Muito obrigada Pam, pela leitura maravilhosa e tenho certeza que você fará muito sucesso e distribuirá amor para todos.

28 comentários:

  1. Oi. Eu ainda não li o livro da Pam, mas eu acho muito legal quando os autores abordam livros com temáticas universitárias, até porque eu sou uma e me vejo representada em diversas situações. Adoraria conhecer Alina e ver seu desenvolvimento na história.
    Abraço! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Desculpa minha lerdeza mas tenho que fazer algumas perguntas sobre a autora porque só ouço falar bem dela e nunca ouvi falar. Ela é uma booktuber é isso? Sei que paguei minha língua com livros deles depois do azeitona dl Bruno Miranda, mas ainda tenho um preconceito zinho e isso está me deixando muito curiosa com.o livro. Espero gostar assim como você. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu acho a Pam uma fofa, mas a sinopse não me cativou. Não sei se é pq eu fiz engenharia e não passei por nada disso, e não me identifiquei.
    Sua resenha, por outro lado, me deixou curiosa.
    Gosto de personagens fortes e de superações. Mas nesse caso, não vai para minha whishlist.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá lindona,
    estou apaixonada pelos livros dessa escritora, tive a oportunidade de ler um e me encantei com a maneira como ela escreve.
    Amei sua resenha, você também escreve super bem.
    Beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  5. Muito lindo esse livro da Pam né? Quando ela disse que ia lançar, fez uma enquete para escolher a capa e eu participei... Não vejo a hora de poder comprar o meu exemplar e conferir. Ótima resenha.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Eu li o livro recentemente e gostei bastante da proposta da autora. Eu já tinha livro o outro conto que ela escreveu junto com mais autores, e tinha gostado do que encontrei. Por isso que resolvi ler esse livro. Muito bom, valeu a pena a leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Olá Catharina!
    Gostei muito da resenha, não conhecia mas me chamou a atenção os temas abordados. Hoje em dia quanto mais falarem de assuntos como os que vc citou: homossexualidade, machismo enfim preconceitos e etc esses assuntos só ajudam a acabar com disseminação de ódio que vemos tanto nas reportagens policiais quanto nas mídias sociais. Gostaria muito de ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Sei bem como é escolher informatica omo profissão e viver cercada de homens na sala de aula, no ambiente de trabalho.... é bem complicado. Saber se portar é ainda mais.
    Vou ler o livro co certeza!
    Obrigado pela dica!

    #Ana

    LiteraKaos!

    ResponderExcluir
  10. Estou vendo muitos comentários positivos em relação a esse livro da Pam, estou muito curiosa. Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro da Pam, mas estou bem empolgada, estou ouvindo muitos comentários bons sobre e a cada novo comentário a curiosidade só aumenta. Acredito que gostarei bastante da escrita dela, pois o estilo de leitura dela é bem parecido com o meu. Não vejo a hora de fazer esta leitura *----*

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, Catharina. Eu fico muito feliz em saber que a Pam esta garantindo o seu espaço no mercado literário.
    A proposta do livro é muito boa, e eu leria o livro quando estivesse precisando de uma leitura despretensiosa. Fico feliz que tenha gostado tanto do livro. Ótima dica e resenha!

    ResponderExcluir
  13. Oi, não conhecia a premissa do livro da Pam, mas achei bem interessante e gostei de sua resenha e gostei da proposta da historia se passar em uma universidade, falar sobre machismo, preconceito, homossexualidade, entre outros assuntos e achei bem pertinente isso. Com certeza leria. Dica anotada.
    bjus

    ResponderExcluir
  14. Oi. Até esta semana, não sabia quem era Pam, conheci justamente por causa da resenha do livro em outro blog. Eu achei o enredo bem marcante para o público adolescente, leria para saber se é válido trabalhar em sala de aula.

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Ainda não conheço a escrita da Pam, mas estou bem curiosa para ler essa obra devido a diversidade de temas abordados e a forma que a autora o faz.
    A premissa é muito interessante e pretendo tentar ler o mais breve possível.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, Catharina!
    Estou ouvindo muuuuitos comentários desse livro por aí, e foi muito bacana ler sua resenha e conhecer o enredo um pouco mais a fundo. Acho incrível quando grandes influenciadores de jovens escrevem sobre temas profundos e sérios de um jeito descontraído e leve, acredito que isso contribua bastante para a conscientização dessas pessoas sobre esses temas. Não ando lendo muitos livros com temática juvenil, mas fiquei com vontade de dar uma chance para Boa Noite!

    Um beijo!
    http://amorlivronico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oiii lindinha, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra em si não despertou meu interesse, esse tema raramente iria despertar meu interesse, mas fiquei apaixonada pela sua resenha, como sempre está muito boa!
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Heey, tudo bem? Amei a resenha! Boa Noite parece ser um new adult muito bom e bem escrito! Bom saber que aborda o tema machismo! Precisamos de mais livros jovens abordando o assunto. Espero ter a oportunidade de ler logo!
    Beijão

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?

    Adorei a sua resenha, o livro em si parece interessante, tenho visto crítica bem positivas sobre a obra da Pam, porém no momento não pretendo ler! Bjuss

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bem? Tivemos uma opinião bem parecida do livro, fico contente que também tenha gostado. Eu amei.

    ResponderExcluir
  21. Tenho um pouco de receio de ler haha confesso. Gosto da pam como youtuber, mas sempre fico com pé atrás. Mas tenho visto inúmeros comentários bons sobre a história dela. Vou tentar.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  22. Por tratar de tantos assuntos sérios eu também tinha a impressão de que seria um livro mais denso. De qualquer maneira, não tenho vontade de ler, nunca vivi uma realidade parecida com a da protagonista e não acredito que me identificaria. Mas fico feliz que tenha gostado!

    ResponderExcluir
  23. Nossa confesso que do tanto de resenhas que já li, perdi um pouco a vontade. Gosta da Pam mas vejo que ela toca em alguns pontos que pra mim são ruins na história. Acho que não estou tão na vibe de ler um livro desse estilo. Deixarei passar, mas ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Eu ainda não tive a chance de ler o livro, mas confesso que não está sendo um livro que eu estou muito animada pra ler não. Gostei do enredo, mas ainda não me pegou.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Sabe que eu sinto que falta alguma coisa no livro para ele entrar na minha lista de desejados. Não sei dizer o que exatamente, mas parece que falta.
    Sua resenha me fez pensar que talvez não seja o caso de faltar algo mas sim de eu não ser mais o público alvo do livro. eu gosto de livros juvenis, mas tem sempre um ou outro que não acontece para mim, até porque essa minha fase já passou faz tanto tempo hahahaha
    Pelos seus comentários, me pareceu uma ótima dica para jovens leitores (e que estão nessa fase de descobertas, de ser calouros na faculdade e tão jovens e todas essas coisas), então vou anotar aqui para presente.
    para mim, por enquanto eu passo...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  26. Ola Cat lindona estou doida para ler esse livro e conhecer a escrita da Pam, mesmo sendo uma história de certa maneira clichê (adoro) me deixou muito curiosa toda a premissa, com certeza irei ler em um final de semana. beijos

    Joyce
    http://www.livrosencantos.com/

    ResponderExcluir
  27. Olá,
    Achei interessante a premissa da história, não é algo que eu costume a ler, mas parece estar muito bom o livro.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo