Prisma Literário: Resenha: O Mundo Perdido - Michael Crichton

Resenha: O Mundo Perdido - Michael Crichton

Sinopse: Seis anos se passaram desde os terríveis acontecimentos no Jurassic Park. Seis anos, desde que o sonho extraordinário, nos limites entre a ciência e a imaginação humana, acabou se tornando um trágico pesadelo. A Isla Nublar não era o único lugar usado por John Hammond em suas pesquisas genéticas de ponta. Agora, o matemático Ian Malcolm e uma equipe de cientistas – além de certos “pequenos clandestinos” – devem explorar outra ilha na Costa Rica, repleta dos mais perigosos dinossauros que já caminharam pela Terra.
*Livro cedido em parceria pela Editora Aleph para divulgação. 








O Mundo Perdido de Michael Crichton, é a continuação do aclamado livro Parque dos Dinossauros. Dessa vez, com novos personagens e situado em uma ilha diferente, o livro apresenta o mesmo ambiente de um ecossistema habitado por dinossauros, só que com um diferencial do primeiro livro, dessa vez não há grades ou cercas que prendam os dinossauros.

O livro se passa cinco anos após os eventos do primeiro, uma serie de eventos vem acontecendo próximo a Costa Rica, com o aparecimento de vários cadáveres de proporções enormes e fisionomia desconhecida, isso leva pesquisadores à elaborar teorias sobre os acontecimentos que o governo tenta ao máximo evitar que seja descoberto. um desses pesquisadores é Richard Levine, um renomado pesquisador, que ao tentar explorar a ilha acaba ficando preso e tendo sua vida à prova.

O livro mostra o matemático, já apresentado no primeiro livro, Ian Malcon, dessa vez acompanhado de um novo grupo de pessoas, que partem em busca de seu amigo, Levine, que ficou preso na ilha, após ter ido realizar pesquisas sobre os tais boatos que surgiram ao entrono dela.

O Mundo Perdido apresenta uma ótima narrativa, tendo a aventura na ilha servindo apenas como plano de fundo para poder apresentar uma serie de teorias que giram entorno do que foi a extinção que ocorreu no Cretáceo, além de apresentar novamente ao leitor, como no primeiro livro, a teoria do caos, porem, dessa vez mais trabalhada e desenvolvida, de maneira a se aplicar ao novo ambiente que o livro se passa (sendo ele, outra ilha, já que o primeiro se passa na Ilha Sorna, e esse na Ilha Nublar).

Em comparação ao seu antecessor, O Mundo Perdido apresenta menos detalhes técnicos e informações desnecessárias, além de não abordar tanto a temática de terror, ele foca mais em mostrar o sistema comportamental de grupos sociais de dinossauros e como (talvez) funcionasse uma sociedade naquela época e em um motivo para o qual a extinção das espécies ocorre.

Eu gostei bastante do livro, ele tem uma escrita bem corrida, que faz com que você sinta a tensão dos ocorridos e se sinta aflito junto aos personagens quando há um perigo eminente, porem, não fui capaz de me cativar com nenhum personagem, talvez isso se deve ao fato de que eu esperava ler um livro semelhante ao clássico filme que marcou minha infância. Porem o livro se mostrou ser totalmente diferente ao filme, não se assemelhando em nenhum aspecto. Isso em certa parte foi algo bom, pois pode proporcional uma aventura inédita em um mundo que sempre gostei bastante.

Algo que me chamou bastante atenção nesse livro, foram as paginas iniciais, que apresentam uma mapa detalhado dos eventos que ocorreram na ilha e uma descrição de cada dinossauro apresentado no livro, o que faz com que possamos nos localizar melhor onde cada evento esta ocorrendo.

Recomendo o livro, indiferente de sua idade, pois ele é de fácil compreensão e não possui partes tão fortes quando algumas cenas do filme em si, alias, recomendo o filme antes da leitura do livro, pois ele apresenta uma historia completamente diferente, mas apesar disso, não deixa de ser, em minha opinião, um bom filme para aqueles fanáticos por dinossauros.

17 comentários:

  1. Oi, tudo bom?

    Sua resenha é muito bem elaborada , mas esse tema de dinossauros não me atrai muito, mas para quem gosta é uma ótima dica.

    Beijos:*
    treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Adoro os filmes, e o livro deve ser mesmo mais legal, com mais detalhes :)
    Adorei sua resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito dos filmes, mas não teria muita paciência com o livro. Acho as capas lindas, mas às vezes eu fico sem paciência pra muitos detalhes científicos, pra conseguir ler um livro assim a trama tem de ser muito, mas muito foda msm... kkkkkk... Não sei se leria esse, mas não descarto a possibilidade.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Assisti o filme clássico pela primeira vez na vida tem pouco tempo acredita? Não sei o que aconteceu com a minha infância hahaha'
    Eu gostei bastante do filme, não sei se gostaria do livro. Mas eu arriscaria ler, gosto muito da temática! Ótima resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oiii Larry, tudo bem?
    Rapaz eu fiquei bastante interessada em querer ler esse livro, é um gênero que me atrai que você nem imagina,a sua resenha ficou incrível mesmo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. OoI!
    Mesmo com sua ótima resenha, o livro não chamou minha atenção. Não gosto muito do gênero e nem 'ambientação'.
    Ainda assim, parabéns pela resenha e que bom que gostou!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Só assisti os filmes nessa temática mas nunca li um livro, parece interessante, todavia não seria uma leitura que me chamaria atenção ja que não é meu gênero predileto. Sua resenha ficou ótima, bem objetiva e bem escrita!

    ResponderExcluir
  8. Recomendar o filme antes do livro?? Tá aí! Nunca analisei por esse angulo. :)
    Nunca curti muito JP. Já a rapaziada aqui de casa AMA! Adorei a resenha e a dica! Já tenho presente de natal pra "rapeize" daqui!
    Beijinho!!

    #Ana Souza

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Já vi os filmes, mas não sabia da existências dos livros!! Não sei se eu curtiria a leitura (não é o gênero que costumo ler), mas fiquei bastante curiosa!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  10. Já olhei o filme, to no caminho certo então! :D
    Sabia que tinha livro, mas não fazia ideia que tinha sequência, até me sinto boba por não saber disso...
    Pela sua resenha podemos perceber o quanto a história é boa, parece ser bastante empolgante e envolvente. Não sou lá muito fã de ficção, mas acredito que esse vale a pena ler com certeza! Sem contar que eu adoro os filmes! \o/

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Apesar de sua resenha positiva, não senti vontade em ler esse livro, principalmente por se tratar de uma continuação, além disso não é um gênero que costumo ler com frequência. Acredito que para quem goste a história é um prato cheio, como não é meu caso deixo a dica passar.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bem?
    Adorei a resenha, eu já conheço os filmes mais nunca tive vontade de fazer a leitura dos livros eu até gosto do gênero porém fico sempre protelando e acabo não lendo.
    Eu não sabia que esse livro era uma sequência via sempre ele como livro único e pelo que você disse vou gostar mais desse saber como os "dinos" se comportam essa parte mais teórica me interessa.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  13. Olá, gostei da sinopse do livro e sua premissa com um tema assim é bem diferente atualmente. Adoro sentir cada evento ocorrido junto com os personagens, isso nos torna mais assiduos no texto. Não conhecia a série, mais a partir dessa resenha irei ver mais sobre ela.

    ResponderExcluir
  14. Uma ótima resenha, mesmo não tendo nenhum interesse em assuntos que envolva dinossauros, infelizmente não tive nem paciência para assistir os clássicos filmes, me pareceu um livro interessante em outros aspectos, principalmente na questão histórica. Obrigada pela dica, talvez em alguma oportunidade eu venha a ler esse livro ^^

    ResponderExcluir
  15. Oi Larry, tudo bem?
    Eu adoro os filmes, eles também marcaram minha infância, por isso quando vi a editora lançando os livros fiquei bastante empolgada. Concordo com você, não contar a mesma história do filme tem seu lado positivo e negativo ao mesmo tempo. Acho que vou sentir falta, pois confesso que esperava encontrar toda a adrenalina dos filmes, mesmo assim parece uma boa leitura. Com certeza quero ler!!! Gostei muito da resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Isso dos personagens não terem te cativado é algo que me preocupa, normalmente quando acontece comigo não consigo gostar da leitura. O que achei legal foi esse livro apresentar menos detalhes técnicos e informações desnecessárias que o anterior, mas acho que não leria.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Ta aí um livro que eu gostaria muito de ler, com um tema de dinossauros acaba se tornando curioso e instigante. Mas vou ter que passar, estou com uma fila imensa de livros para serem lidos.

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo