Resenha: Confusões de um Garoto - Patrícia Barboza

07:50

Sinopse: Após as férias de verão, Zeca se olhou no espelho e não reconheceu o garoto ali refletido. Ele tinha crescido e mudado muito. Parecia outra pessoa! Estava mais alto, com a voz mais grave, e o que mais causava espanto: seu repentino sucesso com as garotas! Então veio uma descoberta bastante confusa: ser adolescente não é nada fácil. Não é mais criança, mas também não é adulto ainda. E ali, no meio do caminho, um bocado de coisas novas (e bem estranhas!) passaram a acontecer. Além de lidar com a nova aparência e a popularidade, algumas perguntas começaram a provocar confusões na cabeça de Zeca... Por que suas irmãs gêmeas viviam se arrumando, tirando selfies e falavam sem parar? Por que certas coisas que antes eram tão legais não tinham mais a mesma graça? Por que o perfume que a Júlia deixou no rosto de Zeca mexeu tanto com ele? E a principal questão: Por que ele não consegue parar de pensar nela? Nesta história divertida, você vai acompanhar Zeca enquanto ele navega pelos altos e baixos que surgem com a adolescência e descobre que, seja como for, o importante é ter ao lado as pessoas que amamos.
*Livro cedido em parceria com a Editora Verus para divulgação.

Zeca é um garoto que acaba de entrar na adolescência e logo as dúvidas e conflitos começam a surgir, assim como as mudanças em seu corpo e em sua vida no geral. Como todo garoto da sua idade, Zexca tem muita curiosidade do porquê as coisas mudaram tão rápido e porquê Julia, que era sua amiga há alguns anos, de repente está fazendo seu coração bater mais forte.

Zeca nos narra em primeira pessoa as agonias e delicias de estar crescendo, de conhecer novas pessoa, descobrir seu corpo e se apaixonar, tudo de uma forma tão leve que o livro pode ser lido em apenas algumas horas. É uma dica muito interessante para todos que estão na pré adolescência e tem diversas dúvidas sobre essa nova fase, e para eles não pensarem que estão sozinhos nessa.

O livro não agradará á todos as idades, por isso digo acima que o ideal seria indicar a aqueles que estão entrando na fase. Eu mesma não consegui criar muita simpatia com a história justamente por não estar passando por isso. A autora tem uma narrativa bem humorada e consegue apresentar diversos temas que são presentes: violência, bullying, dúvidas, cyberbullying, entre outros.

A história poderia ser um pouco mais aprofundada mas imagino que a intenção da autora tenha sido apresentar uma leitura mais rápida e descontraída. A capa está muito bonita e foi o que chamou a minha atenção para a leitura, assim como o título típico mas que coincidiu bem com o enredo em geral.

Enfim, é um livro bem típico e descontraído que irá agradar muitos jovens, principalmente para passar o tempo. Possui um final bem esperado e feliz, então, vale a pena conferir o novo livro de Patrícia.

Poderá gostar também de

22 comentários

  1. Adorei, fiquei bem curiosa!
    Beijoss!

    www.outrocapitulo.com

    ResponderExcluir
  2. Eu particularmente amo esses livros que retratam o cotidiano aos olhos de um garoto.Tenho um no mesmo estilo,que se chama O Preço de Uma Lição.É o amor descrito por um garoto.Acho bem interessante esse tipo de literatura,principalmente para nós garotas.Beijos e sucesso <3
    http://escolidivas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olha que tenho um filho de 11 anos e acho que em breve, seria uma leitura bem interessante para ele.
    Acho que esse livro deve agradar e bem o seu publico alvo.
    Achei super cativante a história. Dica mais que anotada!!

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Parece ser interessante, mas como você disse, não agrada a todas as fases, já passei dessa, então vou indicar pra minha irmã.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ola
    Sua resenha está muito legal, deixa com vontade de ir ler o livro. Não é bem o gênero que costumo ler, mas vc convence hehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu sou o tipo de pessoa que não é o público desse livro, mas é pq não tenho mta paciência para crises adolescentes. Saber que a leitura é leve e bem humorada me animaria um pouco, mas não sei se seria algo que faria nesse momento.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Já havia visto essa obra e me interessado pelo enredo, uma pena a história não ser tão aprofundada quanto você disse, mas ainda assim leituras leves são bem vindas.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Quando vi a sinopse desse livro pela primeira vez eu fiquei empolgado, mas aí eu fui analisar direito e vi que realmente é isso que você falou, talvez por eu já ter passado dessa fase, eu não vá me envolver tanto assim hahahaha. Acho que vou deixar passar, mas quem sabe né? Sempre bom para relaxar...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Não é um tipo de livro que me atrai mais como você mesmo disse é uma leitura para passar o tempo eu adorei essa capa *___* ficou bem fofa.
    Adorei sua resenha
    Bju
    Mary Reis.

    ResponderExcluir
  10. Oi, achei bem legal e interessante a premissa do livro e trazer a transição de criança para adolescencia e seus conflitos, as novas descobertas e tudo mais, deve ser bem interessante e divertido o livro, principalmente para o publico da faixa etaria do livro.
    bjus

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu gosto de livros leves e descontraidos, mas entendo quando diz para indicar para aqueles que estão nessa idade para se identificar na leitura. Quem sabe eu venha a ler esse livro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. é, particularmente não me animei com a premissa, mas é como você falou, na certa agradará mais a quem pertencer a essa faixa etária... é uma leitura mais adolescente mesmo, mas pra passar o tempo, acredito que cumpra bem a proposta...
    bjs...

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Realmente, a história não é para todas as idades, acho que quem está entrando na adolescência é o público-alvo... mas acredito que para quem está nessa fase seja uma leitura bem proveitosa, por tratar de diversos assuntos bem necessários.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    A história tinha tudo para dar certo né.
    Uma pena que não conseguiu te envolver tanto, acho que os temas abordados principalmente violência e cyberbullying é um ponto forte para um bom livro, uma pena a autora não ter se aprofundado.

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Nunca li nada da autora, mas morro de vontade de ler alguns livros dela faz tempo já hehehe. O livro parece ser interessante, mas confesso que tenho um pouco de resistência com livros narrados por meninos kkkk, ainda mais se é pré adolescente. Mas, assim como você, a capa me chamou atenção e achei bem legal ☺ Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    O livro parece ser bem fofo e aposto que muitas pessoas vão gostas, mas já não é mais o tipo de livro pra mim, não curto muito ler livros voltados a adolescentes.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  17. oi ^^
    pow a capa é uma gracinha, mas a premissa já não me interessou tanto. apesar de ler esse tipo de livro, no momento eu não leria.
    de qualquer forma como vc disse é aquele tipo de leitura para passar o tempo, então quem sabe eu não dê uma olhadinha qualquer dia desses q quiser algo levinho. Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  18. Só por curiosidade quantas páginas tem este livro? Ele parece fininho. Mas é bom ter livros para o publico jovem que aborde este processo de crescimento. Quando eu era adolescente li praticamente toda prateleira de juvenis da biblioteca. Era bem gostosinho e me identificava muito com algumas histórias.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Legal a sua resenha, não sei também se gostaria de ler pela questão de ser meio juvenil, mas acho que tentaria sim.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  20. Opa! Um livro juvenil é sempre bom, ler essa obra em um final de semana e garantir boas horas de diversão. Parece ter uma leitura rápida e descontraída. Vale a pena por na lista de desejados.

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?
    Adorei! Um livro que fala dos problemas dos garotos e não das garotas, sério porque não entendo o fato de parecer que somente garotas passam por problemas nesta fase, são muito poucos livros que retratam as dificuldades do universo masculino na adolescência.
    Gostei muito da resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  22. Acho que alguns anos atrás eu até aproveitaria a leitura, mas hoje, como você disse, acho que não é pra mim. Pela premissa não me senti tão atraída, então vou deixar a dica passar.

    ResponderExcluir

Seguidores no G+

FANPAGE

Veja também