Prisma Literário: Resenha: Guerra do Velho - John Scalzi

Resenha: Guerra do Velho - John Scalzi


Sinopse: Sinopse: A humanidade finalmente chegou à era das viagens interestelares. A má notícia é que há poucos planetas habitáveis disponíveis – e muitos alienígenas lutando por eles. Para proteger a Terra e também conquistar novos territórios, a raça humana conta com tecnologias inovadoras e com a habilidade e a disposição das FCD - Forças Coloniais de Defesa. Mas, para se alistar, é necessário ter mais de 75 anos. John Perry vai aceitar esse desafio, e ele tem apenas uma vaga ideia do que pode esperar. "Guerra do Velho" é frequentemente comparado a um dos maiores clássicos da ficção científica: Tropas Estrelares, de Robert Heinlein. O próprio Scalzi já confirmou que Heinlein é uma das suas maiores influências e que a obra foi escrita seguindo os princípios que ele acredita serem próprios da escrita do autor que tanto admira. Scalzi é um dos principais nomes da ficção científica contemporânea. Ganhador dos prêmios Hugo e Locus, o autor conquistou público, crítica e mercado. Em fevereiro de 2015, fechou um contrato com a editora Tor Books de cerca de $3,4 milhões, para publicar 13 livros nos próximos 10 anos. O canal SyFy está produzindo uma série de TV – chamada Ghost Brigades – como adaptação do livro, e a Paramount já comprou os direitos para levar a história para as telas do cinema.

*Livro cedido em parceria com a Editora Aleph para divulgação.

Em um futuro, não muito distante do nosso, Guerra do Velho, escrito por John Scalzi, a raça humana iniciou um projeto para colonizar, expandir seus domínios e garantir sua sobrevivência pelo universo, já que nada é mais perigoso para uma espécie do que se manter em um único planeta. No entanto, com o descobrimento de novas raças alienígenas, a Terra em si deixou de ser o centro nervoso da humanidade para ser substituída pelas FCD (Forças Coloniais de Defesa), uma instituição militar que comanda todos os passos de colonização, proteção e invasão da raça humana numa escala muito maior do que se imagina, sendo ela independente de qualquer governo terrestre, recrutando pessoas com no minimo 75 anos.

O livro chama muito a atenção de primeira vista do leitor, pelo faro de que para se alistar nas FCD, é preciso ter, no minimo, 75 anos de idade. Sim, você não leu errado, são 75 anos. E são os idosos da Terra, sem muita perspectiva além da morte eminente, possuem uma chance, que pelo pensamento deles, seria a de supostamente viver mais do que se permanecessem na terra. Esse é o objetivo de John Perry, o protagonista que, após alguns anos do falecimento de sua esposa, resolve abandonar tudo que construiu em sua vida e embarcar numa viagem sem volta, e sem saber de absolutamente nada que acontecerá com ele quando tiver seu corpo entregue às FDC, e é com isso que iniciamos, junto ao John uma viagem que irá nos marcar e fazer refletir sobre uma serie de conceitos militares.

Finalista no prêmio Hugo de 2006 e com milhões de cópias vendidas em todo o mundo, Guerra do Velho é, em minha opinião, excelente aventura de ficção-científica e militar, me lembrando em vários ponto o Tropas Estelares, de Robert A. Heinlein, como as questões de honra, moralidade, diplomacia e, é claro, guerras contra raças alienígenas.

Sua escrita é muito dinâmica e surpreendentemente rápida, contendo um equilíbrio perfeito entre humor, seriedade e uma quantidade de ação que fará você não querer parar de ler um minuto. Sendo um livro que me agradou muito e me surpreendeu com a facilidade e simplicidade que que possui para poder explicar termos físicos, que deveriam ser de difícil compreensão, pode-se dizer que para um livro de estreia do autor, Guerra do Velho cumpre bem o seu papel.

O livro apresenta para você uma serie de personagens, que você pode se familiarizar e se identificar, já que o autor não chega a descrever fisicamente como cada um deles é. Ao longo do livro, são poucos os que chegam a viver até o final, uma coisa que me deixava cada vez mais nervoso, pois como me identifiquei com um dos personagens, cada pagina era uma em que ele poderia vir a morrer, o que fez com que eu lesse o livro cada vez mais rápido.

Apesar de tantos elogios, creio que o final me desapontou um pouco, pois esperava algo mais impactante, mas isso promete ser compensado, tendo em fato que Guerra do Velho é apenas o inicio de uma serie de livro que dividiram o mesmo universo.

31 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Já vi várias pessoas falando bem desse livro, e confesso que acho a ideia da estória muito interessante e diferente. Quero muito ler ele!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oi , tudo bem??
    Bom, primeiro a capa me chamou a atenção por ser bem elabora e logo depois da resenha me surpreendeu! Apensar de ser bem interessante, não me identificaria com ele pois meu ramo já é mais romance, mais por outro lado meu noivo vai curtir bastante por ser oposto de mim! Valeu a pena conhecer esse livro, ainda não tinha visto e espero dar de presente. rsrs
    Beijinhos
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Então, realmente esse livro lembra um pouco o incio do Brasil. É um livro que tem una história boa e que precisa ser lida. Pretendo lê-lo em breve, pois acredito que vou amar muito os personagens ee cenários. Além da capa ser lindaaa!


    Oxente, Leitora!

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar desse livro mas não sabia o quão interessante ele era. Poxa, achei essa premissa totalmente diferente.
    Dica anotada.
    Beijos

    blog-myselfhere.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Apesar de sua resenha estar ótima. Esse não me cativou, vou deixar passar, quem sabe algum dia eu leio. :)
    Bjs
    www.mundoliterando.com.br

    ResponderExcluir
  6. Uau com 75 anos, fiquei um pouco surpresa, mas faz todo sentido, me parece um livro mágico mesmo que se passe a algum tempo n muito distante, parece algo fora da realidade tipo uma distopia, gostei !

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Vi bastante divulgação e resenhas desse livro. Até é um gênero que gosto, mas esse mês estou mais na "vibe" de ler um romance bem menininha hehehe
    Gostei bastante da sua resenha que só reforçou a minha impressão de que é um ótimo livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Estou louca para ler esse livro desde que vi o lançamento. Essa eh a primeira resenha que leio e ja deu pra ver que vou adorar fazer essa leitura.. Ah! E essa capa ♥ linda demais... trabalho maravilhoso da editora ♥

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  9. Olá, achei a premissa do livro muito criativa e estigante, algo que nunca tinha visto ou pensado antes, acho que foi um ideia maravilhosa do autor, quero ler, mas espero que o final não estrague o resto da história.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Só por saber que tem uma continuação, já fiquei mais animada, mesmo depois desse final decepcionante. Uma trama bem diferente dos que estou acostumada a ler, e fiquei intrigada com essa trama. Espero ler em breve.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Oie, que pena que o final te desapontou mas torcendo para que na continuação isso melhore. Confesso que não gosto dessas coisas meio ficção científica mas deu uma animada quando você falou que a escrita é simples nos permitindo entender bem. também gostei de saber que são tratados temas como honra e moral e que as vezes temos até humor no livro. Talvez eu possa vir a dar uma chance.

    ResponderExcluir
  12. Oiii lindinha, como vai garota?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou muito meu interesse, então eu pularei. Mas, eu gostei muito de saber a sua opinião e um pouco mais sobre a obra.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo certo??

    Um amigo me indicou o livro faz uns meses, mas ainda não tive tempo de ler. Achei essa ideia de usar os idosos como personagens principais fantástica, acho ótimo mostrar que coragem não tem idade.

    Linda resenha, parabéns

    bjss

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    A capa do livro me lembrou muito Depois da terra.
    Parece ser muito interessante. Uma pena não ter sido tão impactante quanto tenha pensado.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, como vai?
    Esse livro não me interessou muito, ainda mais depois que você disse que o final te desapontou (eu gosto de finais surpreendentes!) :/
    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom? Eu estou louca para ler esse livro! Apesar de o gênero não estar muito presente entre minhas leituras, essa premissa me chama muito a atenção. Espero que essa serie não seja muito longa!
    Gostei da resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem ?
    Achei a proposta interessante, mas não sei se leria. O que eu mais gostei é saber que se passa tudo muito rápido, mas o autor não perde o fio da meada, coisa rara de se acontecer né ?!
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  18. Minha nossa! Então os velhos eram entregues a própria sorte? Que luta é esse que apenas maiores de 75 anos podem se aventurar? Já vi muita idéia louca, mas essa com certeza é a melhor! Assim rolou aquela curiosidade e certamente você foi o responsável por minha lista dos desejados crescer mais um pouquinho. Grande abraço.
    http://www.inspiradaporpalavras.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Confesso que não conheço muito o universo do Star Wars, mas pela sua resenha acredito que meus amigos iriam curtir muito a obra. Vou indicar.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Fiquei muito curioso pelo livro. Essa questão dos 75 anos é sem dúvidas o mais intrigante e o que faz surgir diversas perguntas na minha cabecinha.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi,
    Caramba um livro narrado por um personagem de 75 anos me deixou mt curiosa. Nossa que chato que o final te decepcionou, mas só os elogios do inicio me deixaram tenta a ler logo!! Rsrs
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  22. Ola, não conhecia esse livro, porque o gênero não faz muito a minha cabeça não, mas a história parece ser boa, não sei se o suficiente para me fazer ler, mas talvez para colocar na lista de livros que eu daria de presente para amigos que sei que curtem esse gênero. Abraços

    ResponderExcluir
  23. OIii

    Já vi muita gente falando desse livro e mesmo não curtindp o gênero fiquei bem curiosa pra ler, a estória é bem diferente daquilo qe costumo ler. Além de que essa capa é lindissima!!!

    Bjo

    ResponderExcluir
  24. Oiii
    Comprei esse livro. to louca para ler, apesar de estar com pouco tempo. Eu não sabia que ia ter continuação. Até fiquei um pouco desanimada. Espero gostar!

    ResponderExcluir
  25. Hello! Tudo bem?
    Eu adorei a premissa do livro A Guerra do Velho, conheci em um evento e comprei no dia seguinte!
    Achei tudo bem legal e uma pena que o final tenha te decepcionado.
    A capa ficou linda e a espero que lancem logo o proximo.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  26. Olhando pela capa não daria nada, mas a premissa é bem curiosa, e contar com a dinâmica da narrativa fiquei com vontade de conhecer a obra. Mesmo que o final não tenha sido satisfatório. Bjs

    ResponderExcluir
  27. Olá Larry!!!
    Eu tenho ouvido muitas críticas boas sobre o livro, porém ele não é o gênero literário mais e acho que por isso não me sinto atraída pela sua história.
    O fato dos personagens poderem só se alistar a partir dos 75 anos é algo que chama atenção do leitor, porém depende de cada um.
    Sua resenha está maravilhosa parabéns!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Olha! Achei que fosse um livro único, não achei que se tratasse de uma série, e isso meio que me conquista sabe. Até deixaria passar um final decepcionante sabendo que tem sequência.....

    adorei conhecer um pouco mais do livro, ainda não tinha lido nenhuma resenha dele!!!

    abraços...

    ResponderExcluir
  29. Olá,
    Não conheci ao livro mas tenho que dizer que achei tudo bem original, ao menos pela sua resenha. Com certeza leria, ainda mais por juntar ficção cientifica com exercito.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oie, tudo bem? Ouvi falar muito desse livro, mas confesso que ainda não senti vontade de ler. Menos ainda sabendo que o final te deixou um pouco desapontado.

    ResponderExcluir
  31. Não é muito o meu tipo de leitura. Gosto de livros mais leves, com enredos mais divertidos. Ainda não tinha lido nada sobre esse livro, mas mesmo não sendo minha leitura, vou guardar para um outro momento.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo