Prisma Literário: Resenha: Sem Esperança - Colleen Hoover

Resenha: Sem Esperança - Colleen Hoover

Sinopse: Assombrado pela culpa e pelo remorso por não conseguir salvar Hope nem Less, Holder desenvolveu uma personalidade agressiva. Mas, quando finalmente se depara com Hope depois de tantos anos, não poderia imaginar que o sofrimento seria ainda maior após o reencontro. Em Sem esperança, Holder revela como os acontecimentos da infância de Hope, que agora se chama Sky, afetaram sua vida e sua família, fazendo-o buscar a própria redenção na possibilidade de salvá-la. Mas é apenas amando Sky que ele finalmente será capaz de começar a se reconciliar com si mesmo.










No ano passado tive a oportunidade de ler o livro Um Caso Perdido, foi o primeiro contato que tive com a escrita de Colleen Hoover, para quem não leu a resenha, clique aqui. Sem Esperança é uma "continuação" do livro, na verdade, é a história toda narrada pelo ponto de vista de Holder.

Dean Holder tem sua diferença de outros adolescentes por ter convivido com a dor e culpa desde cedo, pois sua vizinha Hope - também sua melhor amiga e de sua irmã gêmea, Less - desapareceu de repente sem que ele pudesse fazer nada para impedir. E agora terá que lidar com a morte recente de sua irmã que se matou. Prefiro evitar falar muito mais sobre a história aqui, pois é a mesma que Um Caso Perdido e também para não dar spoiler a quem não leu o primeiro livro.

Narrado em primeira pessoa, o livro é alternado entre os pensamentos de Holder e as cartas que ele escreve á sua irmã, por ainda não se conformar o que ela fez. O protagonista é bastante intenso por tudo que já passou, e quando Sky - a menina nova da escola - aparece em sua vida, ele tem certeza de que é Hope, a amiga de infância que está desaparecida desde então.

A partir disso, Holder fica bem confuso sobre seus sentimentos pela garota e decide se aproximar e deixar de lado essa ideia que ela poderia ser a tal amiga de infância. Os dois passam a ter uma relação amigável um tanto romântica ao mesmo tempo, do mesmo modo que aconteceu no primeiro livro, porém aqui também contamos com novas cenas e diálogo além de poder saber melhor o porquê de certas atitudes de Holder.

O livro me conquistou assim como o primeiro, Colleen Hoover é sem dúvidas uma de minhas autoras queridinhas, pois o tema abordado é extremamente forte e bem colocado na história. Os personagens são bem construídos, fortes e extremamente cativantes, ou seja, é terminar o livro para ficar naquela ressaca literária querendo mais e mais de Holder e Sky.

Eu imaginava que seria algo bem repetitivo, pois sinceramente esse tipo de "continuação" não me atrai tanto, porém, foi essencial para entender melhor o lado de Holder e outros acontecimento, então fãs que ainda não leram, vão sem medo, pois duvido que irão se arrepender.

Espero com certeza ler todos os livros da autora que tiver oportunidade e sempre guardarei um de meus casais favoritos do mundo literário no coração. Essa história me cativou de uma forma que poucas conseguem de verdade.

34 comentários:

  1. Oiee

    Ainda não consegui ler o primeiro livro, apesar que querer muito.
    Eu adoro tramas fortes que mexem com a gente.
    Fico feliz que o segundo livro seja tão bom quanto o primeiro.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii, eu ainda não tive tempo de ler algo da Colleen mas tenho livros dela e espero logo conseguir ler, adorei sua resenha, só me deixou mais curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Apesar de ter gostado muito do primeiro livro, com Sem Esperança não tive os mesmo sentimentos, pois até abandonei a leitura. Mas acredito que talvez eu deveria voltar a fazer releitura e a sua resenha me convenceu ainda mais a fazer isso. Espero mudar minhas impressões.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá lindona,
    Não me canso de falar que amo esse blog que você deixa cada dia melhor.
    Amei essa resenha, vou ler esse livro com certeza.
    Beijocas lindona.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não li o outro livro, ou conto, mas acredito que existem continuações que ajudam muito a compreender o que acontece na história.
    E fiquei curiosa com as cartas :o
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  6. Oiii Cath, tudo bem?
    Por mais que eu tenha gostado muito da sua resenha, infelizmente a leitura que resenhastes não me agrada muito.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Eu li outra resenha e afirmou a mesma coisa que você, o livro não ficou repetitivo ou cansativo. conheço a escrita da autora, mas não faço parte do público alvo, apesar de considerar que ela montar bons enredos.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu ainda não li nada dessa autora, acredita?! Mas morro de vontade.
    Fiquei curiosa com esse enredo, o fato dele pensar que pode ser a amiga desaparecida... me lembrou um pouquinho uma série que assisto (blindspot), rs.
    Gostei de saber que o personagem é intenso e que esse segundo livro, mesmo sendo a mesma história, não se tornou um volume repetitivo ou desnecessário.
    Pretendo ler os dois livros quando puder!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Já tem um tempo que me falam pra ler os livros da autora mas eu sempre deixo para depois... Fiquei mais curioso ainda =D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Catharina
    Todos acharam que este volume seria repetitivo, mas acabou não sendo.
    Que bom que gostou. Eu ainda não li nada da autora, mas tenho muita vontade.

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu adoro essa autora, e tirando Métrica do qual não gostei totalmente da história, essa duologia é linda. E cada um livro completa o outro, pois conhecemos mais de cada um dos personagens. É perfeito.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Eu estou com muita vontade de ler esse livro e saber que ele te agradou tanto só me deixa mais curiosa, espero que eu o leia ainda esse ano e que também possa gostar da leitura.

    ResponderExcluir
  13. Olá Cathi, eu gostei da leitura desse livro por que foi justamente que vc destacou, ele não é repetitivo, aquela coisa maçante que no primeiro livro vemos a protagonista mulher passar e no outro livro se repetem todas as cenas, Collen acertou em cheio quando mostrou como era a vida de Holder com um outro panorama. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu também fico cheia de receios quando há uma "continuação" que, no fim, é a mesma história sob o ponto de vista de outro personagem. Fico medrosa sobre ser repetitivo, mas não posso ignorar a sua opinião. Não é a primeira vez que vejo elogios ao livro e à autora por ter conseguido explorar melhor os sentimentos desse personagem... Parece que ele realmente merecia uma obra para si mesmo (rs).

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ainda não tive a oportunidade de ler o primeiro livro, apesar de ter muita vontade e curiosidade.

    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ei, Cath! Ainda não me dispus a ler nada a Colleen Hoover, sei lá porquê. Apesar de ter ótimos temas, ainda são livros carregados de romance e dúvidas adolescentes, o que não faz muito o meu estilo (leio muito de vez em quando). Se um da eu pegar o primeiro, pegarei a continuação tb. ;)

    ResponderExcluir
  17. Arrasou!! Colleen é minha autora favorita, essa mulher tem o dom de escrever as coisas mais pesadas, lindas e sensíveis de um jeito só dela, único.
    Muitos acham que livros que são versões do livro anterior são chatos e repetitivos, bem como você comenta, mas ela sempre traz coisas a mais, o que faz toda a diferença.
    Ela é demais, sem mais. :)
    Bjks e leia os outros livros dela! <3

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Ainda não li nada da Colleen, mas achei interessante essa premissa. Mas claro que vou ler os outros para poder entender a história. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  19. Gostei mais de Um caso perdido, mas amei esse livro também, principalmente pela questão de Holder e da irmã dele, as cartas que ele escreve me tocaram muito e nem sei quantas vezes chorei durante a leitura... Colleen sempre me destroça... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Oiii!!

    Eu também tinha essa opinião em relação aos livros nesse estilo, mas todas as resenhas que li falam bem da obra, escrita e construção dos personagens.
    Achei legal conseguir entender melhor os personagens...

    A postagem está ótima!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Eu gostei mais do primeiro livro do que dessa continuação. Eu acho que não tinha necessidade nenhuma de um livro em um outro ponto de vista.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  22. pra ser sincera contigo, eu não curto esse tipo de continuação nos livros. mas acho que deve agradar aos fãs dos livros da autora... já tinha ouvido falar na história mas como não faz meu tipo de leitura, não fiz questão de comprar os livros...
    bjs, Cath ^^

    ResponderExcluir
  23. Eu ainda não li Um Caso Perdido e não sei se leria Sem Esperança. Também não gosto desses tipos de continuações que contam a mesma história. Mass.. como você apontou que vale a pena, vamos ver. Se eu gostar de Um Caso Perdido, quem sabe, né?

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  24. Oi, Cathy! Tudo bem? ^^
    Ainda não tive oportunidade em ler algo desta autora, sempre tive vontade em ler "Métrica", e vejo muita gente dando ótimas opiniões a respeito. Esta continuação me lembrou o "Se eu ficar", porque ocorre a continuação de uma história na visão de outro personagem, não sei se é esse ou é o "Apenas um ano", estou louco! hahaha, mas seus comentários chamou-me atenção, pretendo ler em breve :)

    Beijos,
    Luan | www.entreutopias.com

    ResponderExcluir
  25. Eu não tenho nenhuma vontade de ler esse livro, nem o outro. E olha que minha resenhista falou super bem deles. Sei lá, acho que não sou o publico alvo. Mas que bom que a leitura foi proveitosa para você.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Oie Cath, tudo bem? Conheci a Colleen recentemente e fiquei com muita vontade de ler todos os livros dela, mas não sei se eu leria esses dois pq eu não tenho paciência pra ler a mesma história em outro ponto de vista, talvez eu lesse só um dos dois.

    ResponderExcluir
  27. Oi!!
    Eu tenho o primeiro livro, mas ainda não li, preciso conhecer logo a escrita da autora, pelo que leio sobre os livros essa série é muito boa.
    Que bom que a continuação te surpreendeu, eu também não gosto quando se torna só uma repetição dos fatos.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Ainda não li Um Caso Perdido, na verdade nunca li nada da Colleen Hoover mas tenho muita vontade, pois, sempre falam muito bem da escrita da autora. Espero poder ler um livro dela muito em breve. Adorei a sua resenha. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Olá, ainda não li nada da autora, mas acredito que seja um belo trabalho, devido aos vários comentários positivos que encontro por ai. Adorei a resenha e fiquei curiosa para conferir esse e o livro antecessor.

    Abraços

    ResponderExcluir
  30. Olá!

    O primeiro contato que tive com a Collen foi esse ano em ''Talvez um dia'' e por esse livro posso confessar que fiquei ansiosa por mas livros da mesma. Estou em processo de leitura desse livro, e gostei muito de saber que ela também te agrada!

    ResponderExcluir
  31. Fiquei muito interessada em conhecer esse livros, mas, antes sei que tenho que ler Um Caso Perdido pra ficar ainda mais por dentro e entrar no clima. Tenho apenas um livro da autora que ainda não li, acho que vou gostar de sua escrita.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  32. Oioi! Tudo bem?
    Já li o livro 1 da Colleen Hoover e amoooo.
    Ainda nao tive coragem para ler o segundo, sem esperança.
    Amo o Holder e tudo que ele fez pela Sky, mas fico com receio de ler o segundo e nao gostar tanto quanto o primeiro.
    Mas lendo a sua resenha, me deu vontade de reler o primeiro e pegar esse segundo logo em seguida, com certeza ums dos casais que mais amo.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  33. Oie Catharina, tudo bem?
    Acredita que eu estava pensando nesse livro hoje?
    Eu o tenho aqui na minha estante e estou muito, mas muito tentada a pegar essa série para ler.
    Me apaixonei pela Colleen em O Lado Feio do Amor e agora acho que preciso muito ler esse livro hahaha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  34. Oi, já conhecia o livro de capa, mas ele nunca me atraiu, acho a capa meio sem graça, geralmente quando não gosto da capa não leio a sinopse, mas pela sua resenha a história contada no livro é boa. Vou procurar mais sobre o livro.

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo