Resenha: Encrenca - Non Pratt

04:01

Sinopse: Quando o colégio inteiro descobre que Hannah Sheppard está grávida, ela tem um verdadeiro colapso. E quem está ao seu lado é Aaron Tyler, um aluno novo e o único garoto que não parece ter segundas intenções em relação a ela. Desejando compensar seus erros do passado, Aaron toma uma difícil decisão: ele se oferece para fingir ser o pai do bebê. E, temendo revelar quem é o verdadeiro pai, Hannah aceita. Encrenca é a história de dois jovens que estendem a mão um para o outro quando todas as demais pessoas parecem lhes dar as costas. Em um período marcado por perdas, arrependimentos e esperança, os dois vão descobrir que nada se compara a encontrar o seu primeiro melhor amigo de verdade. Este livro inteligente, por vezes comovente, por vezes engraçado, mostra que crescer pode ser complicado, mas é assim que se descobre o que realmente importa na vida.
*Livro cedido em parceria com a Editora Verus para divulgação. 

Encrenca conta a história de Hannah, uma adolescente com 15 anos que nunca ligou muito para os aspectos mais sérios da vida, sua prioridade era festas, amigos e garotos. Hannah é uma personagem um tanto peculiar e realista, uma personagem real. Aaron Tyler é um garoto que tem um passado que o incomoda e está numa nova escola, junto com seu pai que é professor, lá conhece Hannah e ao descobrir que a garota está gravida e sendo alvo de violência verbal por seus colegas, decide que quer assumir o filho de Hannah.

Aaron e Hannah estavam tendo uma amizade bem legal e diferente e Hannah percebe que Aaron é o único que a leva a sério e não tem segundas intenções com ela, por isso logo aceita a proposta do garoto de muito bom grado, mesmo que nunca tenha acontecido nada entre os dois.

O livro é narrado em primeira pessoa por ambos, ora Aaron, ora Hannah, o que foi ótimo para entendermos o ponto de vista dos dois sobre alguns assuntos recorrentes no livro. Apesar de parecer ser um simples livro, na verdade nos faz refletir e entrar de cabeça na história. É um livro que quebra muitos tabus e aborda um assunto recorrente na sociedade mas pouco abordado em livros: gravidez na adolescência.

Assim que tinha lido a sinopse e visto a capa, quis o livro na hora por retratar um assunto tão interessante, pois fiquei muito curiosa de como a autora ia abordar o assunto. E ela consegue de uma forma muito cativante através da protagonista, que não segue o padrão que estamos acostumadas nos livros para jovens, pelo contrário, Hannah tem uma personalidade própria e forte que ás vezes até assusta para uma adolescente de quinze anos.

O que mais me tocou na leitura foi o fato de muitas vezes a adolescente se sentir completamente sozinha, afinal, ela não pode contar com o pai da criança, tem medo da reação da sua família e é rejeitada por seus colegas e sua própria melhor amiga, então o modo como a solidão foi apresentada no livro me fez entrar na personagem de verdade.

O livro tem um final bem legal, daqueles que dão esperança e com certeza foi uma leitura super marcante para mim que recomendo para todas as idades. A edição está linda, adorei essa capa. Os capítulos são rápidos e não me lembro de ter encontrado erros durante a leitura.

Poderá gostar também de

25 comentários

  1. Olá!
    Gostei muito da sua resenha. E que tema ótimo o do livro, para ser abordado.
    A adolescência é sempre um período difícil, e uma gravidez nessa época, torna tudo mais complicado.
    bj

    ResponderExcluir
  2. Oie

    Gostei muito da resenha! Eu gosto de livros assim que abordam assuntos recorrentes na sociedade.
    Com certeza deve fazer refletir, já é difícil uma gravidez nessa época, imagina sem nenhum apoio, sozinha.
    Quero muito ler esse livro.
    A capa achei linda!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Que livro bom, serio. Hoje em dia é algo que está acontecendo muito gravidez precoces. Eu gostei desse livro logo pelo nome, porque ele de fato chamou minha atenção, fiquei me perguntando porque colocaram o nome, e quando li, ENTENDI TUDO. Achei o livro bem engraçado, e pretendo ler ele siim, pois amei a amizade também dos personagens.


    Oxente,Leitora!

    ResponderExcluir
  4. Gosto de ler livros adolescentes que falam de gravidez, e acho que este falou do assunto muito delicadamente e seriamente.
    Quero ler ele, tá na minha lista.Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Não conhecia o livro, mas gostei bastante do tema abordado
    Minha irmã engravidou aos 17 anos e foi bem complicado na época, ela tinha uma mãe que ajudou muito e deu todo o apoio, mas foi uma barra
    Muito bom abordar esse tema e já anotei na minha lista
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi, como vai?

    Muito interessante a história, gosto de livros que abordam assuntos difíceis, polêmicos, como o bullying, gravidez na adolescência...Enfim, não conhecia o livro e a premissa me deixou bastante interessada. Faço questão de ler. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica!

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  8. Olá lindona,
    para falar a verdade a capa não me chamou atenção, mas gostei da sinopse e da sua resenha, me parece que o livro aborda muitos assuntos interessantes de forma clara e objetiva.. Vou ler com certeza.
    Obrigada pela dica.
    Beijos lindona.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Adorei a sua resenha, e acho muito bacana a escritora abordar um tema tão importante na nossa sociedade, irei anotar a sua dica. =)

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Eu estou morrendo de vontade de ler esse livro, mesmo que a história a princípio pareça um pouco clichê, gosto de personagens problemáticos e tenho certeza que vou gostar dessa trama.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie Cath, tudo bem? Já ouvi falarem bastante deste livro, mas infelizmente ainda não me empolguei muito para lê-lo.

    ResponderExcluir
  12. Oi, gostei muito da premissa do livro por retratar de um assunto atual e pertinente a sociedade hoje em dia. Acho que é um tipo de livro que deve ser lido por todos, principalmente pelos adolescentes para entender melhor o que se passa com alguém que engravida na adolescencia e como isso afeta sua estima e modo de vida. Bela resenha.
    bjus

    ResponderExcluir
  13. Oiee, li e assisti algumas resenhas e muitos levantam algumas questões durante elas. Esse parece ser um livro um tantinho polêmico, abre discussões e faz com que leitores tenham opiniões bem diversas.Não sei se o leria, mas quem sabe não me anime se o ganhar um dia.

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá! Eu gostei bastante da premissa do livro. Os temas abordados são bem atuais, sempre temos conhecimento de algo parecido. É interessante mostrar também o outro lado da moeda, a menina desvalorizada tem que amadurecer e passa mostrar um outro lado seu. Sem contar a lição de amizade que ele passa. Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  15. Que bom que você gostou! A sinopse me deu a impressão de ser um livro muito bom, ia ficar chateada se você tivesse se decepcionado haha Realmente, gravidez na adolescência não está em muitos livros - muito menos com um adolescente que não é o pai assumindo o bebê. Vou deixar a dica anotada aqui.

    Bjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse livro mas já fiquei encantada. Gosto muito desses livros que trabalham temas polêmicos e gravidez na adolescência e bullying (que acabam geralmente andando juntos) são temas importantíssimos a serem debatidos.

    Lembro até hoje que na adolescência li um livro chamado "E agora, mãe?" exatamente sobre gravidez na adolescência e aquilo me impactou bastante.

    ResponderExcluir
  17. Oi. Desde que vi a sinopse e algumas resenhas, também me interessei pela obra, trabalho com adolescentes e aprecio livros que tragam temáticas vivenciadas por ele para poder levar para sala de aula. Vou ler e entender como é a abordagem.,

    ResponderExcluir
  18. Oi, Catharina!
    Já li outras resenhas desse livro, mas essa é uma leitura que não tenho interesse. Livros adolescentes não tem mais chamado minha atenção, apesar de esse livro abordar um tema bastante importante é uma leitura que prefiro indicar para quem gosta do gênero. :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  19. A gravidez fora de um relacionamento seguro assusta, acho que em qualquer idade, mas é bom ter um livro que aborde o tema na adolescência! Adoro livros que intercalam a narração e fiquei curiosa em ler esse só por isso. Gosto de saber como o autor trabalha as cenas, a forma de narrar de cada personagem, sem parecer a mesma pessoa narrando.
    Beijo, Mari Scotti

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Assim como você fui conquistada por essa leitura, achei muito bacana a forma como a autora desenvolveu a historia e revelou as coisas. Enfim, é um livro com personagens ótimos e uma linda historia, por isso também recomendo para todos.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Esse é um livro que me cativa muito. Ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas espero poder fazê-lo quanto antes.

    beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Acho muito fofinhos os young adults com essas pegadas, mas infelizmente não são o tipo de livro pra mim. Por outro lado, curti sua resenha, bem estruturada.

    ResponderExcluir
  23. Olá Catharina, esse livro já esta na minha listinha de desejados, a autora escolheu um tema bem série e pela sua e outras resenhas que venho lendo ela trabalho ele muito bem *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  24. Olá, tenho lido inúmeras resenhas sobre essa obra e isso me despertou muita curiosidade. Achei interessante esse relacionamentos entre os personagens e a forma como o garoto amparou a menina.

    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Oiii
    Gostei da premissa. Gosto muito de livros que trazem problemáticas que são pouco exploradas na literatura. Vou procurar ler!
    Bjus

    ResponderExcluir

Seguidores no G+

FANPAGE

Veja também