Prisma Literário: Pelos direitos dos meninos

Pelos direitos dos meninos

Olá galeraaaa.
Hoje vim trazer aqui um texto que vi no O Pedagogento e achei mega interessante para mostrar para vocês. Como sempre, gosto de abordar temas assim para serem debatidos por aqui então fiquem á vontade de comentar a opinião de vocês sobre o texto e o tema em geral.


Que nenhum menino seja coagido pelo pai a ter a primeira relação sexual da vida dele com uma prostituta (isso ainda acontece muito nos interiores do Brasil!). Que nenhum menino seja exposto à pornografia precocemente para estimular sua “macheza” quando o que ele quer ver é só desenho animado infantil (isso acontece em todo lugar!).

Que ele possa aprender a dançar livremente, sem que lhe digam que isso é coisa de menina. Que ele possa chorar quando se sentir emocionado, e que não lhe digam que isso é coisa de menina. Que não lhe ensinem a ser cavalheiro, mas educado e solidário, com meninas e com os outros meninos também.

Que ele aprenda a não se sentir inferior quando uma menina for melhor que ele em alguma habilidade específica – já que ele entende que homens e mulheres são igualmente capazes intelectualmente e não é vergonha nenhuma perder para uma menina em alguma coisa. Que ele aprenda a cozinhar, lavar prato, limpar o chão para quando tiver sua casa poder dividir as tarefas com sua mulher – e também ensinar isso aos seus filhos e filhas.

Na adolescência, que não lhe estimulem a ser agressivo na paquera, a puxar as meninas pelo braço ou cabelos nas boates, ou a falar obscenidades no ouvido de uma garota só porque ela está de minisaia. Que ele não tenha que transar com qualquer mulher que queira transar com ele, que se sinta livre para negar quando não estiver a fim – sem pressão dos amigos.

Que ele possa sonhar com casar e ser pai, sem ser criticado por isso. E, quando adulto, que possa decidir com sua mulher quem é que vai ficar mais tempo em casa – sem a prerrogativa de que ele é obrigado a prover o sustento e ela é que tem que cuidar da cria. Que, ao longo do seu crescimento, se ele perceber que ama meninos e não meninas, que ele sinta confiança na mãe – e também no pai! – para falar com eles sobre isso e ser compreendido.

Que todo menino seja educado para ser um cara legal, um ser humano livre e com profundo respeito pelos outros. E não um machão insensível! Acredito que se todos os meninos forem criados assim eles se tornarão homens mais felizes. E as mulheres também serão mais felizes ao lado de homens assim. E o mundo inteiro será mais feliz. O machismo não faz mal só às mulheres, mas aos homens também, à humanidade toda.

Meu ativismo político é a favor da alegria. Só isso.

25 comentários:

  1. Olá,

    Gostei bastante do texto, muito reflexivo. Por vezes achamos que as mulheres possuem toda a pressão nas costas, mas os homens também passam por um bocado de situações estressantes, principalmente centradas na expectativas. Gostei muito do post.

    Grande Abraço
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiee

    Que lindo post!!
    Eu adorei e faz pensar, refletir sobre algumas coisas que podemos deixar passar despercebido.
    Parabéns!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, o machismo está presente em todos os lugarem. Em não poder usar alguma roupa cor de rosa por "ser de menina". Em não poder chorar por "ser de menina". Em não poder fazer nada, além de coisas de macho. E de fato, assuntos do tipo precisam ser debatidos. Muito bom o texto. Ainda tenho fé de que viveremos num futuro de igualdade, onde ninguém precisará ficar provando seu nível de macho para poder ser feliz. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Gostei muito do seu texto, eu literalmente estou de acordo com tudo o que você acabou de falar. A menina sofre uma baita cobrança, porém o menino também. Isso é tão ridiculo, provar sua sexualidade só para ser aceito em uma sociedade de merda, preconceituosa, a qual vivemos. Não estou generalizando todos, porque existem muitas pessoas com mentes abertas, porém, também existe muitas pessoas que não. Assino em baixo concordando com tudo o que você falou.

    Oxente, Leitora!

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Que texto lindo e reflexivo, concordo com tudo, na maioria das vezes nos focamos apenas nas cobranças direcionadas as meninas e nos esquecemos que os garotos também sofrem muitas cobranças principalmente por parte dos pais e dos amigos. Ótimo post. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Já havia lido esse texto antes e penso que de fato o machismo é péssimo, principalmente para as mulheres, mas também para os homens. Infelizmente, o que vemos é uma ditadura comportamental, onde a sociedade define como cada um deve se comportar.
    Bjs, Isa

    ResponderExcluir
  7. Olá! Esse post é pra abalar qualquer pessoa e deixar horas e horas refletindo tudo que você falou. Amei o seu jeito de expressar. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Realmente tem coisas que dá sim para os responsáveis fazerem para diminuir essa separação, ensinar os meninos os trabalhos domésticos é uma, e é fato que os pais não deixam os meninos fazerem isso, especialmente se tiverem uma filha também, tem mãe que não deixa o menino fazer o próprio prato de comida, como é que um menino desses vai ser independente.

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente com esse texto! Fui educado nesse ponto de vista, julgo todo mundo como por igual... Não tenho preconceito e claro não sou machista, acho que aquele que é machista é um homem que não tem educação e não é ser humano.

    Se virar nos trinta na cozinha é comigo mesmo e quanto a arrumar a casa é uma coisa que não reclamo! Demais essa postagem.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  10. Oiii, como vai?
    Realmente li esse texto e encontrei de diversas maneiras meninos que moram perto de onde eu moro, vamos se dizer, que moro numa cidade no interior, então né vejo muito disso. Eu amei que tenha trazido esse texto ao blog. Parabéns.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oioi! Tudo bem?
    Bacana demais o texto!
    OS meninos sao postos a prova logo cedo pra provar que é "macho", mas acabam que podem mudar mto o carater de uma pessoa.
    Achei interessante e concordo demais, temos que deixar as crianças crescerem sem impor esses absurdos, seja menino ou menina.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. "Que todo menino seja educado para ser um cara legal, um ser humano livre e com profundo respeito pelos outros. E não um machão insensível! Acredito que se todos os meninos forem criados assim eles se tornarão homens mais felizes. E as mulheres também serão mais felizes ao lado de homens assim. E o mundo inteiro será mais feliz. O machismo não faz mal só às mulheres, mas aos homens também, à humanidade toda."
    PERFEITO!!!!!!!!!!!! É isso aí, é assim que deve ser!!! Texto maravilhoso!!! <3

    ResponderExcluir
  13. Menina, amei seu post! Ficou incrível! E esses são assuntos que podem e devem ser debatidos em todas as oportunidades, para conscientizar e reeducar as pessoas. Vamos dar liberdade, vamos falar e vamos lutar pelos direitos da criança, sem abusos nem privações. Parabéns pela linda postagem.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá Cath, adorei o texto e a reflexão que ele trás, a forma que meninos e meninas devem ser criados é buscando torna-lo seres humanos feliz, educados e que respeitem as diferenças *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  15. Oie Cathi tudo bem, esse texto é perfeito, ele define em poucas palavras o que de fato é o correto a se fazer, eu como mãe de menino tento ao máximo a transmitir valores e empatia pelo próximo, tendo essa cultura e educação, logo serão boas pessoas. Bjs

    ResponderExcluir
  16. Adorei o texto! Bem reflexivo, concreto, verdadeiro. Se todos parassem um mínimo de tempo para pensar efetivamente nos efeitos das ações sobre seus filhos, muito do machismo atual estaria "controlado" (em aspas pq não há controle total e absoluto nunca). Falta muito de empatia e valores a serem transmitidos, mas chegaremos lá. Alguns merecem a pouca fé na humanidade que tenho. ;)
    Nu.
    As 1001 Nuccias | Curte aí!

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Um belo texto. Apesar das mulheres ainda sofrerem um bocado, os homens também passam por situações constrangedoras - impostas por outros homens, veja só - a desconstrução do machismo é lenta, mas acredito que um dia a sociedade saberá como educar seus filhos para que não haja tantos casos de violência contra as mulheres - e contra os homens também.

    ResponderExcluir
  18. Exatamente... Ótimo texto!
    Infelizmente, com tudo que eu ando vendo ultimamente, as minhas esperanças de termos mais pessoas que pensam assim são bem baixas... Espero que todas mudem e vivem a favor da alegria! Parabéns pelo post!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Que texto maravilhoso!
    Lindo, reflexivo e extremamente realista!
    A educação é a base de tudo e querendo ou não o erro está nesse déficit!
    Adorei o texto, obrigada por partilhá-lo conosco.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  20. Oi,
    Amei o texto,muito reflexivo.
    Eu tenho um filho e tomei muitas observações desse texto para a minha vida. Educar não é fácil.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi

    Que texto maravilhoso.

    Quanta reflexão tem nele. Parabéns.

    Infelizmente, o machismo está em toda parte e parece que isso não vai mudar.

    Não criei meus filhos com esses conceitos e me alegro por isso.

    ☺Bjs 😀 💖

    ResponderExcluir
  22. Oi

    Que texto maravilhoso.

    Quanta reflexão tem nele. Parabéns.

    Infelizmente, o machismo está em toda parte e parece que isso não vai mudar.

    Não criei meus filhos com esses conceitos e me alegro por isso.

    ☺Bjs 😀 💖

    ResponderExcluir
  23. Ooi :) Muito bacana o texto. Vejo muitas pessoas criando os filhos como se já tivessem na cabeça o seguinte: tive um filho homem? Então, preciso ensiná-lo a ser macho, não um frouxo.
    Caramba, é por isso que existem tantos homens brutos e ogros por aí. Tantos homens machistas e que acham que as mulheres são objetos e brinquedinhos que eles podem usar e jogar fora sempre que quiser. Que ficar dando em cima de uma garota que não quer a atenção é normal; que ficar falando palavrão para chamar a atenção dos outros é ser descolado; que não ser virgem é ser O cara; que não fazer parte do grupo de "machões" é ser fraco; e muitas outras coisas...
    Uma boa reflexão esse texto :)
    Bj

    ResponderExcluir
  24. Oi linda,

    Sabe o que é mais interessante do texto? É que ele trata da cultura machista que vivemos constantemente nas entranhas desse país que atormentam a vida das mulheres, mas agridem proporcionalmente a vida de milhares de garotos que são diminuídos ao status de "macho alfa" e não podem sonhar, chorar, ter problemas, fracassar, amar e tudo mais.

    O texto traz as consequências claras do machismo para os homens.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oi, que texto incrível. Ainda não tinha lido, mas adorei ver o que ele provoca. A reflexão que nos causa. Como o realismo dele no faz pensar nessa cultura machista que existe não somente no nosso país mas em todos o mundo.

    Adorei mesmo o texto. Maravilhoso!!

    ResponderExcluir

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo